quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Clarões: Desdobramentos da audiência de Paranaiguara

Um pacote de obras para Quirinópolis

            Após aquela movimentada manhã de audiências, em Jataí, voltei para Goiânia. Tinha muitos compromissos agendados para a segunda-feira. Não sabia qual a decisão do Governador sobre a questão das obras de asfaltamento das  GO 164 e 206, para Paranaiguara  e para Caçu. Nem bem acabava de chegar, quando o meu telefone soou. Era o Governador Iris Rezende me pedindo para dar uma chegada no Palácio, se possível naquele momento.

            Quando me viu, foi logo dizendo: “Olha deputado, não podemos fazer uma crueldade com aquela gente de Paranaiguara. Há quanto tempo eles esperam. Eu nunca vi homens sérios, como aqueles, ajoelhados, diante de nós a clamar, daquela forma. Olha, chamei você aqui para  lhe falar que tomei uma decisão:  não tenho condições de fazer as duas estradas, ao mesmo tempo. E não posso deixar de atender Paranaiguara. Se isso acontecer, nem podemos voltar lá.  Se tornarão  nossos inimigos.”

            E continuou: “O prefeito Sodino me pareceu tenso lá em Jataí. Quero que  você converse com ele e com  seus companheiros lá de Quirinópolis. Eu posso faze outras obras. Vá e veja o que consegue. Ajude a resolver isso.”

            Após ouvir o governador, ponderei: “A população  espera pelas duas  obras...” Antes que eu prosseguisse ele colocou ponto final no  assunto: “Vai e diz a eles que os receberei para conversar.”

            Viajei imediatamente para Quirinópolis. Às 21h30  estava na casa do prefeito e lhe relatei toda a conversa. Ele ouviu e disse que já não estava satisfeito com a audiência, agora piorava. Disse que  não estava querendo procurar o Governador, mas ia consultar os companheiros, para ver o que fazer. Evitei, num primeiro momento, colocar lenha na fogueira, porque seria pior.

            Voltei para Goiânia na manhã seguinte. A questão começou a ser discutida em Quirinópolis. As máquinas da empreiteira contratada deixaram Caçu, por ordem do DERGO. O quadro não era bom. Fui convidado para uma reunião extraordinária em Quirinópolis, para tratar do assunto. Nela, procurei ser fiel aos fatos. Falei dos acontecimentos  relativos à audiência de Paranaíguara. Disse da intenção do Governador, em nos atender em diversas reivindicações, inclusive na construção das obras de arte da estrada para Caçu, com vistas a asfaltamento,  no final de seu governo.  Na sua disposição de construir aqui um estádio de futebol, nos moldes de um que se construía em Ceres, pois este era um dos pedidos, que tinha sido feito em Jataí, mas sem nenhuma definição. Ao final da reunião o tom era o do entendimento.
Alguns  dias depois,  as lideranças de Quirinópolis estavam  no Palácio. Como era muita gente,  a reunião foi realizada no Salão Verde. O Governador estava visivelmente preocupado com o desenrolar dos acontecimentos. Falou com prudência, mas os companheiros estavam decepcionados e desalentados, com a mudança de rumos. O Dr. Athaídes foi o  mais duro com o Governador, ao perguntar-lhe se os companheiros poderiam confiar nessa nova conversa, a ponto de voltar para o município e garantir para a população que aquelas obras sairiam mesmo.  

            A reunião não se deu em clima ameno, mas alguns pontos ficaram acertados, como o início  urgente das obras de arte da GO-206, com vistas ao asfaltamento futuro. As demais obras seriam acertadas posteriormente.

            Apesar das conversas ouvidas em palácio,  os companheiros voltaram para Quirinópolis com dúvidas. Mas foram logo dissipadas. Deu-se  o início do asfaltamento da rodovia para Paranaíguara. As principais  obras de arte e  melhorias no trecho para Caçu tambem foram  iniciados. O estado e a prefeitura firmaram parceria para viabilizar a construção do estádio olímpico. Além disso, estava mais que definido um compromisso para o futuro, pelo asfaltamento da GO -206 para Caçu.

Foram dias de muita ansiedade e estresse. Mas,  o mau humor reinante  na reunião de Jataí, logo  se transformaria em grandes alegrias, com o rush de obras estaduais  em execução no município de Quirinópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário