domingo, 28 de abril de 2013

Morre ex-vereador Francisco Rosa, de Quirinópolis






AGRADECIMENTOS

                Agradecemos a todas as manifestações de solidariedade dos amigos pelo passamento do querido pai e chefe da família, o senhor Francisco Rosa Ribeiro, o Seu Chico Preto, como era mais conhecido, ocorrido em 26/04/2013, em Goiânia -GO.
   Dele guardamos as lembranças de sua alegria, de seu sorriso espontâneo, de sua índole pacífica, de seu jeito de respeitar a todos, valorizar as pessoas, ajudar aos que dele necessitavam, colaborando para que houvesse sempre paz e harmonia entre seus amigos e suas famílias.

               Muito obrigado a todos.

Ângelo Rosa Ribeiro
Pela Família em Luto




Chico Preto, aos 92 anos, ao receber homenagem pelos seus feitos



           O ex-vereador Francisco Rosa Ribeiro faleceu no dia 26/04/2013, aos 97 anos, no Hospital de Acidentados, em Goiânia-GO, após sofrer um acidente com um quadriciclo, na Fazenda Sete Lagoas, em Quirinópolis. Seu corpo foi velado na Câmara Municipal de Quirinópolis, na condição de ex-vereador, cargo que exerceu  na 6ª legislatura, entre os anos de 1966 e 1970.

         Na opinião de seu filho o ex-deputado Ângelo Rosa Ribeiro, o Chico Preto foi um líder na época do desbravamento da região das Sete Lagoas. Como comerciante deu suporte para desenvolver ali as atividades agropecuárias. O seu ponto comercial, além de fornecer implementos, mercadorias e insumos era como um centro comunitário, com serviços diversos, como posto de vacinação, campo para a prática de futebol, pista para corridas de cavalos e diversões, como bingos, vísporas e outras modalidades.  Como agente político e ex-vereador ajudou a construir pontes, a abrir estradas e a desenvolver o município.  Exerceu o cargo legislativo sem nada receber pelo seu trabalho.

Origem e feitos

               Francisco Rosa Ribeiro, o Chico Preto, como é conhecido, nasceu em 05/10/1915, na região das Sete Lagoas. Era filho de Sebastião Ovídio Ribeiro e Josina Rosa de Morais e neto de pioneiros. Seu avô pelo lado materno era Francisco Rosa de Moraes, um descendente de portugueses e originário de Araxá – MG que  aqui chegou em 1850. Seu avô logo conheceu  Ana  Rosa de Jesus, filha da ex-escrava Brígida, que pertencia a escravaria do João Crisóstomo de Oliveira, o primeiro desbravador desta região. Pelo lado paterno era neto de Antonio Ovídio Ribeiro e Sebastiana Rita de Jesus, que vieram de Prata - MG, para trabalhar em terras do Coronel Jacinto Honório. O apelido Chico Preto veio para diferenciá-lo de Chico Rosa, seu avô e de um primo de mesmo nome e de  cor branca.

            Em 1950, aos 35 anos, casou-se com Olina Alves Rodrigues, filha de Benedito Gonçalves Rodrigues (Benedito Carlota) e dona Olímpia Alves Rodrigues e neta dos pioneiros Pedro Gonçalves Rodrigues (Pedro Cecília) e dona Carlota Correa Neves, pelo lado paterno. A índia Maria Alves Rodrigues era sua avó, pelo lado materno. Da união resultaram os filhos Angelo Rosa Ribeiro, Aldo Rosa Ribeiro, Anádio Rosa Ribeiro e Arnaldo Bartolomeu Ribeiro.



             Chico Preto, em 1960, era um modesto criador de gado. Por um determinado tempo, no início dos anos 70, dedicou-se a agricultura, ao plantio de arroz de sequeiro. Nesta época também se dedicava ao comércio na zona rural. Além de comerciante era um líder da região e como tal  tinha que exercer um papel de conciliador diante dos conflitos que ali surgiam. Transportava doentes para tratamento e, por vezes, corpos para ser enterrados na cidade. Por solicitação da justiça fazia parte do Corpo de Jurados, em Quirinópolis. Todavia, tinha uma grande paixão: a política. E com o passar dos anos se fez um influente líder político. Antes mesmo de se casar, já era um militante. Foi coordenador na região de campanhas de candidatos a prefeito e membro do PSD – Partido Social Democrático. Era amigo e companheiro político dos ex-prefeitos Joaquim Quirino Cardoso e Hélio Campos Leão, já falecidos. Este último uma legenda política, que por três vezes administrou o município, em suas etapas de estruturação, tornando-se  um de seus grandes benfeitores.

            Como comerciante  deu suporte para as atividades agropecuárias, com  o fornecimento de implementos, insumos, produtos farmacêuticos e a contratação de serviços de dentistas para os moradores das Sete Lagoas. Em seu ponto comercial recebia nos finais de semana grande parte da população da região, que ia em busca de mercadorias e entretenimento. A venda do Chico Preto era como um centro comunitário, com serviços diversos, como posto de vacinação, campo para a prática de  futebol e diversões, com corridas de cavalos, bingos e outras modalidades.  Como agente político e ex-vereador Chico Preto sempre discutia com seus amigos os problemas da sua região e a forma de resolvê-los. De sua luta resultou importantes conquistas para a região das Sete Lagoas, como abertura e conservação das estradas, construção de pontes, escolas, assistência a doentes, prestação de serviços sociais, apoio ao esporte e tantos outros benefícios. 

            Em sua fazenda, construiu e manteve, com ajudas de pais de alunos, por vários anos, uma escola rural particular, onde os professores José Freire, João Barreto de Souza, Ivani Borges Costa e Mário Marques de Almeida puderam ajudar mais de 100 alunos a conquistar a tão necessária alfabetização e os conhecimentos das disciplinas do ensino fundamental.



            Em 1961, apoiou o candidato a prefeito João Hércules, com o compromisso de abertura de uma rodovia pelo meio de uma mata robusta para ligar o povoado do Tocozinho à Castelândia. Com a eleição de seu candidato a prefeitura municipal recebeu dele operários, máquinas e a missão de abrir a rodovia, tarefa a que se dedicou até o seu final.



           Em 1965, foi indicado pelos seus companheiros de oposição, candidato a vereador, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Por força da ditadura militar a repressão à atividade política era escancaradamente exercida, em todo lugar. Em Quirinópolis, também. Como político, demonstrou coragem e idealismo, aceitando uma missão que criava indisposição com o poder absoluto e autoritário dominante. Eram raros os líderes que na época aceitavam uma candidatura oposicionista, porque temiam as perseguições políticas. Desta forma, exerceu um importante papel na defesa dos ideais democráticos ameaçados aqui e em toda parte do país. E tudo isso, sem nenhuma remuneração, como era, naquele tempo, a atividade do vereador. 

             Como principal articulador das campanhas eleitorais  na região ajudou a eleger os vereadores que representavam as Sete Lagoas, incluindo os seus filhos, Anádio Rosa Ribeiro, por um mandato e Aldo Rosa Ribeiro, por duas legislaturas. Com seu apoio, o filho Ângelo Rosa Ribeiro se elegeu deputado estadual em 1982 e 1986, consecutivamente. Este chegou a ocupar por duas vezes o cargo de secretário estadual de agricultura e de secretário estadual de planejamento e coordenação, nos governos de Henrique Santillo e Naphtaly Alves.
      O senhor Francisco Rosa Ribeiro deixa um exemplo de vida e um legado de participação na políca com dedicação  a causa pública com idealismo, muita ética e honradez. 

domingo, 7 de abril de 2013

Mauro Borges - desaparece o estadista

      





 A perda do estadista


                      O ex-governador Mauro Borges faleceu no dia 29 de março de 2013, aos 93 anos. Seu corpo foi velado no Palácio das Esmeraldas e sepultado no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia.

                 Ao se despedir do amigo, conselheiro e apoiador de primeira hora, o governador Marconi Perillo afirmou que Mauro era “o maior estadista vivo da história de Goiás”, comparando a trajetória pública do goiano a de Juscelino Kubiteschek, “ambos estadistas de notável dimensão, gestores que enxergavam muito a frente”. Outro traço comum de Mauro e Juscelino, enfatizou Marconi, era a “semelhante coragem, a forte, nunca demagógica, ligação com o povo e a determinação de cumprir os compromissos que assumiram”. Marconi, visivelmente emocionado, citou o discurso de Marco Antonio perante o corpo de Júlio César >“Sua vida foi tão nobre que a natureza inteira deveria se levantar para saudá-lo assim - aqui está um homem”. O mesmo pode ser dito em relação a Mauro Borges, finalizou Marconi.

                A origem e os feitos de Mauro Borges

                Mauro Borges Teixeira nasceu em Rio Verde, no dia 15 de fevereiro de 1920. Filho de ex-interventor e médico Pedro Ludovico Teixeira, e de Gercina Borges Teixeira, foi alfabetizado por professores particulares em seu município de nascimento. Não tardaria muito, deixaria a cidade em direção a então capital do Estado, a cidade de Goiás, em 1930.
                Instalado com a família na antiga Vila Boa, cursou o ginásio no Liceu de Goiás. Como seu pai nomeado por Getúlio Vargas interventor do Estado, residia no Palácio Conde dos Arcos, sede do Executivo estadual. Seis anos após sua mudança para a cidade de Goiás, dirigiu-se ao Rio de janeiro, onde ingressou na Escola Militar. Consta que obteve bom desempenho, iniciando a carreira como cadete, em 1938.
                Destacado para servir no município gaúcho de Santa Maria, conheceu Maria de Lourdes Estivallet, com quem se casaria em 1944. A carreira militar era promissora, atingindo o posto de tenente-coronel. Mauro Borges serviria ainda no Paraná, Rio de Janeiro e Goiás. Em 1948, entrou para a Escola de Comando e Estado Maior do Exército (Eceme), onde recebe orientações sobre como gerir crise sob ótica militar.
Em 1958, é transferido para Goiânia, à atual 7ª Circunscrição do Serviço Militar. Nessa mesma época, ingressa na reserva como coronel do Exército Brasileiro para dedicar-se a vida pública. Mauro Borges candidata-se a deputado federal, em 1958, pelo Partido Social Democrático (PSD), mesma legenda de Pedro Ludovico. Eleito lança-se como candidato ao governo de Goiás, seguindo os caminhos do pai, que havia ocupado o cargo à partir da Revolução de 30, quando pôs fim a oligarquia caiadista de Goiás.
Eleito governador em 1960, elaborou a primeira administração planejada do Estado por meio do Plano Mauro Borges (Plano MB). Para a tarefa, contratou a equipe da Fundação Getúlio Vargas. Criou a Secretaria do Planejamento para executar a proposta, antes mesmo que houvesse um Ministério de Planejamento no Governo Federal.
Foi afastado abruptamente do governo  por intervenção federal após o golpe de 1964, tendo seus direitos políticos cassados em 1966.

 O Governo Mauro Borges 

Entre os anos de 1961 e 1964 esteve à frente do Governo de Goiás. A principal característica deste período foi a promoção de uma administração com planejamento como instrumento de gestão pública o que foi fundamental para que se realizasse um governo ágil e operante. Os serviços públicos ganharam eficiência com funcionários públicos  contratados por concurso público. Teve destaque em seu governo as obras de infraestrutura de transportes, viabilizadas com a criação do Consórcio Rodoviário Intermunicipal (CRISA) e a instituição de um fundo de reservas financeiras para lhe dar sustentatação, com o que o governo pode construir 11.000 km de rodovias estaduais. Com recursos do tesouro estadual concluiu o Aeroporto Santa Genoveva, a Usina Rochedo, a usina de Cachoeira Dourada, além de  ampliar e reestruturar as Centrais Elétricas do Estado de Goiás (CELG). Com o Plano MB desenvolveu uma estrutura de governo moderna que impulsionou a administração estadual e permitiu integrar o estado no  cenário nacional. Entre as inovações, cria o 1º Plano Quinquenal de Desenvolvimento Econômico (conhecido como Plano MB) e  órgãos em áreas capitais da administração  do  Estado tais como: comunicação - Consórcio de Empresas de Radio Difusão do Estado (CERNE), infraestrutura rodoviária - Consórcio Rodoviário Intermunicipal (CRISA), saúde - Organização de Saúde do Estado de Goiás (OSEGO), indústria química/farmacêutica - Industria Química do Estado de Goiás (IQUEGO), extração de metais Metais de Goiás (METAGO) entre outras. Além disso, seu governo promoveu o crescimento das fronteiras econômicas por meio da retomada da marcha para o Oeste e a implantação de uma reforma agrária que teve como modelo os kibutz israelenses, organizados a partir da produção cooperativa.

A perda do mandato e dos direitos políticos

Por ter participado ativamente da Campanha pela Legalidade, em 1961, movimento surgido logo após a renúncia de Jânio Quadros, que gerou instabilidade institucional no país, tendo como parceiro o governador Leonel Brizola, do Rio Grande do Sul,  indispôs-se com militares de alta patente e com setores da sociedade brasileira que era contra a posse do vice-presidente João Goulart, por considerá-lo aliado dos comunistas. Na época, o Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual, se transformou em um importante quartel-general irradiador do movimento dos legalistas. Por seu posicionamento criou atritos com as Forças Armadas, que mandou aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) sobrevoarem a capital goiana como forma de intimidação. Acabou afastado por intervenção federal após o golpe de 1964 e tendo seus direitos políticos cassados em 1966.

A volta e o reconhecimento dos goianos

Em 1979, voltou ao cenário político, quando foi eleito presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Em 1982, com a volta do estado de direito democrático foi eleito senador pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e, em 1990, após reposicionamento político-partidário foi eleito deputado federal pelo Partido Democrata Cristão (PDC). Sem disputar novos mandatos, Mauro Borges vale-se de sua origem e de seus incontestáveis feitos como militar,  gestor público e agente  político para lograr a admiração, respeito e  reconhecimento dos goianos, como um grande  estadista, numa sucessão familiar, depois da morte do maior estadista goiano, que fez história como médico,  político e interventor por 19 anos em Goiás, o Dr.  Pedro Ludovico Teixeira, seu pai.

sábado, 6 de abril de 2013

Convenção 2013 do PSDB de Quirinópolis

 
Clique sobre a foto


PSDB de Quirinópolis tem nova Executiva


O PSDB de Quirinópolis tem nova Comissão Executiva. O professor Ângelo Rosa Ri beiro, ex-deputado estadual, ex-secretário de estado, vai comandar o partido por mais dois anos no município. Ele foi reconduzido à presidência da legenda, numa eleição bastante concorrida e que teve lugar na Câmara Municipal de Quirinópolis.
A Nova Comissão Executiva do PSDB de Quirinópolis ficou assim constituída:

Presidente – Ângelo Rosa Ribeiro

Vice-presidente – Renildo Antônio Mourão

Secretário – Reille Rossi

Tesoureiro – Vereador Gregori Martins

1º Vogal –  Norma Guimarães

2º Vogal – Márcia Azevedo (do Samú)

Líder da bancada – Vereador Gilson Azevedo

Suplentes da Comissão Executiva

Anádio Rosa Ribeiro
Andersen Ferreira da Silva
Rodrigo Souza Costa
Adriana Tomé Viera


Transcrito do Jornal do Sudoeste, Ano XXIII – Edição 104 – 1ª Quinzena de Abril de 2013. 




Evento prestigiado


Neste domingo, 24 de março de 2013, o Partido da Social Democracia Brasileira de Quirinópolis, PSDB, realizou sua convenção municipal, no plenário da Câmara Municipal, em evento bastante concorrido. Por volta das 10 horas da manhã o recinto encontrava-se lotado de  convencionais, convidados e simpatizantes. O evento foi engrandecido com a presenca de várias autoridades. Entre os presentes ao evento encontravam-se o vice-prefeito Valderi Barbosa,  secretário de administração Vitor Mesquita, secretário de indústria e comércio Manoel Humberto Pereira, secretário de urbanismo  Anádio Ribeiro, presidente da ACIQ  Soró,  diretor da  UEG Gilberto Celestino, presidente do PSDB Ângelo Rosa Ribeiro,  Partido Progressista (PP) Nilson Soninho, Partido Verde (PV) Cláudio Dias,  supervisor da Ciretran Ricardo Quireza, presidente do sindicato rural Cacildo Alves,  presidente da Galleatus  Reille Rossi, vice-presidente da OAB de  Quirinópolis Rainer Siqueira, presidente da AAPCQ Vilma Alves, diretor do Hospital Municipal  Valdinei Fernandes, superintendente da  habitação  Renildo Mourão,  superintendente de ações básicas de saúde  Daiane Ribeiro Arantes, superintendente de indústria e comércio  Marcos Dias Ferreira, vereadore Gilson Azevedo e  vereador Gregori Martins, entre outras ilustres presenças.


 Fez uso da palavra o professor Gilberto Celestino, na condição de membro do PSDB, para prestar contas de suas ações diante da entidade que dirige, a UEG, e enaltecer os esforços do partido para realizar sua convenção e na busca de recursos para o município.   O vice-prefeito Valderi Barbosa justificou a ausência do prefeito e  agradeceu o apoio recebido do PSDB na sua eleição. Vitor Mesquita ressaltou os esforços de todos os aliados na última campanha e fez um rápido balanço do desempenho da atual administração municipal. Ronivon Ferreira ressaltou os benefícios conquistados pelo município junto ao governo estadual. Em seguida falaram os vereadores Gilson Azevedo e Gregori Martins para ressaltar o crescimento do partido, fazer breve prestação de contas de suas atuações como vereadores do partido e agradecer a presença dos convencionais e convidados. Por fim o presidente Ângelo Rosa garantiu que a reestruturação do partido visa seu fortalecimento no município e que o crescimento do PSDB em todo o estado é meta do governador Marconi Perillo e um desafio para os atuais representantes da agremiação municipal. Destacou o bom desempenho do prefeito Odair Resende, que tem sido receptivo com o partido, ao cumprir seus compromissos e garantiu que o PSDB é parceiro do prefeito, participa da administração com gente qualificada que trabalha com alegria, idealismo e muita dedicação para que sejam cumpridos todos os compromissos de campanha. Demonstrou a satisfação do partido com relação ao desempenho do  governador, ao reestruturar as rodovias goianas,  melhorar a prestação de serviços de saúde, investir na educação e na segurança pública e sobretudo por garantir para Goiás um lugar de destaque entre os estados que mais crescem, geram empregos   e se modernizam no país. Afirmou que o partido se fortaleceu significantemente com a qualidade e o grande número de filiações. Concluiu seu pronunciamento com  agradecimentos pela presença das autoridades, convencionais e convidados e com a leitura da relação dos novos membros do Diretório Municipal, do Conselho Ética e Disciplina, Conselho Fiscal e Delegados a Convenção Regional, a quem pediu os aplausos de todos os presentes. 




RELAÇÃO DOS MEMBROS ELEITOS PARA O DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PSDB DE QUIRINÓPOLIS / CONVENÇÃO REALIZADA EM 24/MARÇO/2013.



1)    ANGELO ROSA RIBEIRO
2)    RENILDO ANTONIO MOURÃO 
3)    REILE FERREIRA ROSSI 
4)    ANÁDIO ROSA RIBEIRO

5)    GILSON XAVIER DE AZEVEDO 
6)    GREGORI MARTINS SILVA 
7)    NORMA GUIMARÃES DA SILVEIRA 
8)     FRANCIRRENIO CORREA FERNANDES

9)     LUIZ ANTONIO ROSA DE ANDRADE

10)  ADRIANA TOMÉ VIEIRA

11)  WOLNEY BARCELOS MARTINS

12)  ADELMO DANTAS DE SOUZA 
13)   ALCIR VIEIRA FURQUIM

14)  RODRIGO SOUZA COSTA 
15)  ELUZARDO BATISTA DE MACEDO
16)   OTAVIANO JOÃO CABRAL

17)   MÁRCIA FERREIRA DE AZEVEDO

18)  ANDERSEN FERREIRA DA SILVA

19)  OSMAR BESSA LOPES

20)  ARTHUR MARTINS ARANTES

21)  MARIA HELENA MARCON TEIXEIRA 
22)   JACQUELINE JACINTO CABRAL ROSSI

23)   ASTROGILDO FREITAS NOVAES

24)  HÉLIO DANTAS

25)  GILDO GONÇALVES DA SILVA 
26) NECEI  DANTAS DE ANDRADE QUIREZA 
27) CELINA ALVES DE SOUZA SILVA 
28)  JEOVAH TOSCANO DE ARAUJO 
29)  JOANA CORREA GOULART 
30)  ANTÔNIO CARLOS ALVES

31)  DIVINO FERNANDES DE ARAUJO 
32)  RONIVON SEBASTIÃO FERREIRA 
33) ROSANA TEREZINHA JESUS


RELAÇÃO DOS MEMBROS SUPLENTES DO DIRETÓRIO



1)    SUELY CABRAL DE FREITAS LEÃO 
2)    ONERIO ANTONIO DA SILVA GOUVEIA 
3)    ATAIDES PEREIRA DE OLIVEIRA

4)    VANUSA MARQUES DE MORAIS 
5)    ADRIANA CORREA GOULART 
6)    ONEIDA FERREIRA RIBEIRO 
7)    VINÍCIUS DE MORAES MENDONÇA 
8)    ALCIR CORREA NEVES 
9)    MARLON RODRIGUES 
10)   LAERTE FERREIRA PARREIRA PAIXÃO 
11)   JENEFFER TOSCANO MEDEIROS



RELAÇÃO DOS MEMBROS DA EXECUTIVA




DELEGADOS:               RENILDO ANTONIO MOURÃO

                                      FRANCIRRÊNIO CORREA FERNANDES





SUPLENTES DE DELEGADOS: RONIVON SEBASTIÃO FERREIRA

                                                 ONEIDA FERREIRA RIBEIRO


 


RELAÇÃO DO CONSELHO FISCAL



MEMBROS EFETIVOS:  



1.    WOLNEY BARCELOS MARTINS

2.    JACQUELINE JACINTO CABRAL ROSSI

3.    OSMAR BESSA LOPES




MEMBROS SUPLENTES:



1.    JOSÉ CARLOS DA SILVA

2.    WILTON PEREIRA DE FREITAS

3.    RONI DANTAS






RELAÇÃO DO CONSELHO DE ÉTICA E DISCIPLINA E SUPLENTES ELEITOS, DO DIRETÓRIO MUNICIPAL DE QUIRINÓPOLIS EM 24/03/2013:



MEMBROS EFETIVOS:  



1)    NEIDA TEREZINHA RIBEIRO RODRIGUES

2)    MANOEL FELISMINO MATEUS

3)    ARNALDO BARTOLOMEU RIBEIRO

4)    LUIS ANTÔNIO ROSA DE ANDRADE

5)    MILTON DURANTE BORGES



MEMBROS SUPLENTES:



1)    PETRÔNIO DE OLIVEIRA

2)    DIVINA MARCIA CORREA DA SILVA

3)    SARA SOUZA NASCIMENTO

4)    LUIS CARLOS DE SOUZA

5)    CRISTINO RENATO DA SILVA