segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Lago Azul do rio Paranaíba - seus encantos, ranchos, atrações e história

Lago Azul, sua história e suas atrações



Aproximava-se  a  década de 1970. Governava o país um general, em um governo tido como revolucionário, que a população e a história registraram como uma ditadura militar, que não admitia muita discussão sobre suas decisões.  

A  ideia de se aproveitar o potencial hídrico do Rio Paranaíba para a produção de energia elétrica era antiga e fora colocada em execução. As cidades de São Simão, Mateira, hoje Paranaíguara,  os povoados de Chaveslândia e  Gouvelândia  ficariam submersas e seus habitantes teriam que mudar de lugar.   A rica  mata atlântica ciliar, cerrados e cerradões das  proximidades  do rio,  férteis  latossolos vermelhos e roxos, as vicejantes pastagens  ali implantadas, as construções rurais  e benfeitorias diversas, tudo isso ficaria sob as águas dos rio Paranaíba e seus afluentes. As águas represadas alcançariam uma distância de 80 km  de extensão,  a formar um grande lago para mover as turbinas da hidrelétrica das Centrais Elétricas de Minas Gerais – Cemig, que ali seria construída.  A obra planejada, no entanto,  cobraria  alto preço a ser pago pela população ali residente.


                Para os moradores do lugar foi um grande transtorno. O meio ambiente sofreria irremediável impacto. Quantos  bens de estimação, animais e espécies da fauna e flora  locais, sítios de pesquisas de antigas civilizações, riquezas minerais e outras ficariam ameaçados ou perdidos sob as águas profundas.  Quantas belezas naturais, como o deslumbrante Canal de São Simão desapareceriam para sempre. Mas, já estava decidido. Para o governo a obra  era irreversível e se justificava com o objetivo de modernização do país, crescimento das cidades, surgimento de novas  indústrias, geração de empregos e riquezas para o bem da humanidade. Ninguém contestava, todavia, com um pouco mais de bom senso,  podiam ter poupado pelo menos o canal, que era uma magnífica obra de natureza, concebida por Deus para o encantamento de seus filhos, aqui, no Planalto Central, como desabafou à época uma consciente senhora que nascera vendo o espetacular e majestoso espetáculo da passagem das  águas do grande rio  pelo estreito canal rochoso ali existente.  Ela tinha toda a razão, mas a decisão fora tomada ao modo da época. 


Muita coisa de inestimável valor se perdera debaixo das águas. Mas, de inestimável valor também foi o que surgiu com a arrojada  intervenção humana, como a construção da grande hidrelétrica, capaz de produzir milhares de megawatts para a demanda do progresso da região e o enorme lago azul, que além de sustentar o desenvolvimento da piscicultura regional, abriga ranchos de lazer, praias artificiais, ilhas de recreação, pesca esportiva e tudo isso cercado de uma beleza incomum, de um lugar adorado e contemplado para o deleite da população de todo o Sudoeste Goiano.
 

Porto do Gouveínha, rio Paranaíba, em Inaciolândia.




Praias artificiais, em São Simão.



Lago, em Gouvelândia,


Entardecer, no rio Paranaíba, sob olhares de um pescador.

Lazer, em águas volumosas no rio dos Bois.


Recanto da Cascalheira, no rio Paranaíba.


Ponte no rio dos Bois e a aquicultura do lugar


Recreação no grande lago


Vista da ponte dos rio dos Bois


Pesca do Piau, em seva, rio Paranaíba.

Barcaça, para usos diversos, rio Paranaíba.


Lazer, no rio dos Bois

Fundo de rancho, no rio Paranaíba, em Quirinópolis
Ranchos de boa estrutura, no rio Paranaíba, em Quirinópolis.
Entardecer, sob olhares de pescadores, no rio Paranaíba

Magnífico, fantástico!!!

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Cachoeira do sítio do Anádio





Fotos cedidas por Téir Martins







---------- Forwarded message ----------
From: Judson Geotech <judson@geotech-go.com.br>
Date: 2014-02-23 13:12 GMT-03:00
Subject: Fotos Cachorreira Anadio
To: Angelo Rosa <angelorribeiro@gmail.com>


Em Anexo

Cachoeiras da região de Quirinópolis

O belo na natureza não se descreve,
 contempla-se.

 
Cachoeira das Sete Quedas, no rio São Francisco

 

 Cachoeira da Ponte, no Córrego Jacaré


 Cachoeira do Paredão, no rio São Francisco

 

Cachoeira do Rapel, na Serra da  Fortaleza

 

Cachoeira  Véu da Noiva, na Serra da Confusão

 

Cachoeira da Ponte, no rio São Francisco
 
Cachoeira do Sertão Alegre, em afluente do C. Jacaré


Cachoeira do Sertão Alegre, em afluente do C. Jacaré


Cataratas de Itaguaçu, em São Simão, à 78 km de Quirinópolis



  Por  Ângelo Rosa Ribeiro, de Quirinópolis-GO.  Foi professor da EV-UFG, deputado estadual por GO (2X), secretário estadual de agricultura GO (2X),  secretário estadual de planejamento, superintendente da SEMARH GO. Residente e produtor rural em Quirinópolis-GO.  

Cachoeiras de região de Quirinópolis

Cachoeira do Anádio, microbacia do Jacaré, divisa de Quirinópolis com Paranaíguara.








Foto cedida por Teir  Ribeiro

O belo na natureza  se contempla, não se descreve.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Jean Francisco Rosa Ribeiro na USP (Master's Dissertation)

Jean Francisco Rosa Ribeiro (Catálogo USP)


Master's Dissertation
Document
Author
Full name
Jean Francisco Rosa Ribeiro
Filiation: Ângelo Rosa Ribeiro and Oneida Ferreira Ribeiro
Place and birth: Goiânia-GO

Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Carlos, 2013
Supervisor
Committee
Montanari, Carlos Alberto (President)
Santos Neto, Álvaro José dos
Silva, Maria Fatima das Graças Fernandes da
Title in Portuguese
Estudo in vitro do metabolismo microssomal hepático de agentes tripanossomicidas
Keywords in Portuguese
biotransformação
citocromo P450
espectrometria de massas
fluorimetria
HPLC
metabolismo de fármaco

Abstract in Portuguese
Em face das recentes exigências das agências regulatórias quanto à aprovação de novos fármacos, os estudos de biotransformação têm-se tornado uma etapa indispensável para a identificação e otimização de compostos bioativos. O objetivo desses estudos é identificar, já nas fases iniciais da descoberta de fármacos, candidatos que apresentam propriedades indesejáveis como a (i) presença de metabólitos ativos ou tóxicos; (ii) inibição de enzimas metabolizadoras; (iii) depuração metabólica inadequada, entre outras. Neste estudo, foi realizada a caracterização metabólica e a identificação de possíveis inibidores das enzimas do citocromo P450 de oito promissores candidatos a fármacos, identificados através de ensaios virtuais como inibidores da TcGAPDH, Cruzaina e TcDHODH, todas do Trypanosoma cruzi, agente causador da doença de Chagas. Esses compostos foram testados contra as três principais isoformas do citrocromo P450: CYP 3A4, CYP 2D6 e CYP2C9. Os valores de IC50 de 1,4 µM e 1,3 µM contra a CYP2C9 foram encontrados para os compostos Nequimed53 e Nequimed125, enquanto o Nequimed42 inibiu a CYP 3A4 com um valor de IC50 de 7,12 µM. Posteriormente foi conduzida a caracterização metabólica dos compostos Nequimed53 e 125 com foco na identificação dos principais metabólitos, sítios de metabolismo e vias de biotransformação através da técnica de LC-ESI-QqTOF-MS. Para ambos os compostos, a biotransformação por microssomas extraídos de fígado de ratos deu-se preferencialmente por uma única via dependente de NADPH. No caso do Nequimed54, o metabólito formado apresentou uma variação da razão m/z de +16, indicando a ocorrência da hidroxilação do composto parental, enquanto que para o composto Nequimed125, o metabólito formado apresentou uma variação da razão m/z de -28, condizente com a perda de um fragmento etila do composto parental.
Title in English
Liver microsomal metabolism of compounds with potential trypanocidal activity
Keywords in English
biotransformation
cytochrome P450
drug metabolism
fluorimetry
HPLC
mass spectrometry

Abstract in English
In the light of recent demands from regulatory agencies for the acceptance of new drugs, the biotransformation studies have become an essential step for the identification and optimization of bioactive compounds. The objective of these studies is to identify compounds that have undesirable properties such as (i) the presence of toxic or active metabolites, (ii) inhibition of metabolizing enzymes, (iii) excessive metabolic clearance, inter alia. In this study we characterized the metabolism and cytochrome P450 inhibition of eight compounds identified by virtual screening as inhibitors of TcGAPDH, Cruzain and TcDHODH which are of interest as targets for intervention in treatment of Chagas Disease. These compounds were tested against cytochrome P450 isoforms 3A4, 2D6 and 2C9. IC50 values of 1.4 µM and 1.3 µM against CYP 2C9 were observed for Nequimed53 and Nequimed125.while Nequimed42 inhibited CYP 3A4 with an IC50 of 7.1 µM. Subsequently, we characterized the in vitro metabolism of Nequimed53 and 125 with a focus on metabolite identification and biotransformation pathways using the LC-ESI-MS-QqTOF technique. For each, the biotransformation by rat liver microsomes occurred by a single NADPH-dependent pathway. For Nequimed54, the observed metabolite [M+16]+ indicated hydroxylation of parent compound. The metabolite [M-28]+ observed for Nequimed125 indicated desethylation of the parent compound.
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2013-07-31
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
Centro de Informática de São Carlos
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2014. All rights reserved.

Quirinópolis e a poetiza Cora Coralina



Abaixo  a Oração do Milho - Cora Coralina

O município de Quirinópolis,  até a metade do século XX,  era um grande produtor de milho, utilizado sobretudo para a criação e engorda de suínos, cuja produção o colocava no 'ranking' dos primeiros produtores do Estado de Goiás. 

Tanto  milho levou a que exigentes paladares e boas cozinheiras do lugar o transformasse em deliciosas iguarias. Uma delas se tornou conhecida em todo o mundo, dado ao seu sabor incomparável - a Chica Doida.

Por isso, o louvor ao milho da célebre Cora Coralina deve ser divulgado e incorporado ao patrimônio cultural deste rincão goiano.

Quirinópolis agradece a poetiza do cerrado pela sagrada oração que tem muito a ver com a história sócio-econômica e cultural do município. Hoje, criamos e ostentantamos  a Chica Doida, prato famoso que dada a sua popualridade  virou nome de festival, além da produção de grandes safras do grão que vira ração animal e combustível de uso mundial.

No tempo e no espaço de nossa existência sempre tivemos tudo a ver com o milho.

A oração consagrada

Sou a planta humilde dos quintais pequenos e das lavouras pobres.

Meu grão, perdido por acaso, nasce e cresce na terra descuidada. Ponho folhas e haste e se me ajudares Senhor, mesmo planta de acaso, solitária, dou espigas e devolvo em muitos grãos, o grão perdido inicial, salvo por milagre, que a terra fecundou.

Sou a planta primária da lavoura. Não me pertence a hierarquia tradicional do trigo. E de mim, não se faz o pão alvo, universal.
                
O Justo não me consagrou Pão da Vida, nem lugar me foi dado nos altares.

Sou apenas o alimento forte e substancial dos que trabalham a terra, onde não vinga o trigo nobre.

Sou de origem obscura e de ascendência pobre. Alimento de rústicos e animais do jugo. fui o angu pesado e constante do escravo na exaustão do eito.

Sou a broa grosseira e modesta do pequeno sitiante. 

Sou a farinha econômica do proletário.

Sou a polenta do imigrante e a miga dos que começam a vida em terra estranha.

Sou apenas a fartura generosa e despreocupada dos paióis.

Sou o cocho abastecido donde rumina o gado

Sou o canto festivo dos galos na glória do dia que amanhece.

Sou o cacarejo alegre das poedeiras à volta dos seus ninhos

Sou a pobreza vegetal, agradecida a Vós, Senhor, que me fizeste necessário 
 
 SOU O MILHO"


        Por Angelo Rosa Ribeiro, quirinopolino, ex-secretário estadual de agricultura