terça-feira, 29 de dezembro de 2015

História: Infraestruturas que mudaram Quirinópolis


        Por não conseguir construir os asfaltos para Paranaiguara (GO-164) e para Caçu (GO-206) ao mesmo tempo, o governador Iris Resende decidiu atacar primeiro o da GO-164, de promessa muito antiga, assumindo concluí-lo em poucos meses, deixando no ar a ameaça de não cumprir compromisso público com o asfaltamento da GO-206, sob protestos das lideranças locias.
          
        Para acalmar a população de Quirinópolis, incubiu o então deputado Ângelo Rosa da missão de apaziguamento. Ao final de tensas negociações, em audiência na capital, compensou as lideranças de Quirinópolis com outros benefícios, entre os quais a construção das obras de arte para posterior asfaltmento na direção de Caçu e a construção de um estádio com capacidade para 12 mil expectadores, além da conclusão de outros benefícios que já estavam autorizados.

Clique e veja os dois documentos abaixo.





Fesurv em Quirinópolis? História

      
 Para atender aos muitos  pedidos de cursos superiores, enquanto aguardava definição do governador Iris Resende sobre seu compromisso com o ensino superior em Goiás, o então  deputado Angelo Rosa acompanhava o processo de criação da FESURV, na expectativa de viabilizar uma extensão para Quirinópolis. Por isso  Procurou o professsor da UFG, Mário de Freitas Carvalho, especialista que assessorava a iniciativa dos  pioneiros do ensino superior de Rio Verde, com quem discutiu a possibilidade da extensão.

Clique e veja a resposta do professor Mário.




         Como primeiro-secretário da Assembléia Legislativa de Goiás, articulávamos com o governador Iris Resende as iniciativas a serem encaminhadas para aprovação legislativa. Cobramos a inclusão de Quirinópolis num pacote de criação de unidades de ensino superior em cidades interioranas.

            Clique e veja a autorização dada pelo governador ao nosso pedido, em nome das lideranças e da comunidade quirinopolina. 


   

 
 Veja neste blog: História da UEG - primeiros cursos (Quirinópolis)

          A seguir,  autorização para construção de um colégio no Bairro São Francisco e outras conquistas que fecham um pacote em favor da educação,  esportes e lazer em Quirinópolis.


 



Construção e denominação do Estádio Estadual Bichinho Vieira;
Viabilização e Instalação da FECLQ - Faculdade de Educação Ciências e Letras, hoje UEG;
Construção e denominação do Colégio Estadual JK;
Construção da Escola Corina Campos Leão;
Construção da Escola Estadual Quintiliano Campos Leão, hoje sede da AAPCQ;
Denominação do Colégio Estadual Pedro Ludovico;

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Fwd: Mensagem de Natal



---------- Forwarded message ----------
From: angelo rosa ribeiro Ribeiro <angelorribeiro@gmail.com>
Date: 2015-12-25 9:48 GMT-02:00
Subject: Vídeo de Natal
PARA AMIGOS(AS) DO FACE



sábado, 19 de dezembro de 2015

Natal, a graça da reconciliação com o pai



Quando procedemos mal  nos afastamos de Deus.

Mas, Jesus veio para que houvesse perdão e reaproximação!

Celebremos em 25 de dezembro a graça da reconciliação com o Pai, comemorando o nascimento do Filho - o salvador Nosso Senhor  Jesus Cristo.

Ele veio para nos garantir a alegria, a paz e a esperança.

Feliz Natal e um próspero Ano Novo!

Pasmem! 2.400 bebês com microcefalia - isso é assustador


    Em 2015, mais de 2.400 bebês nasceram com microcefalia no Brasil

O Aedes aegypti por enquanto tem transmitido apenas o vírus da dengue em Goiás. Em 2015,  foram quase 200 mil notificações oficiais, com 100 mil casos confirmados. Mas, ninguém sabe ao certo quantos foram os casos de dengue sem notificação. Estima-se que houve elevação de 54,92% de casos da doença  em relação ao ano anterior. Foram 76 óbitos confirmados e 52 suspeitos.

Sabe-se que o mosquito da dengue é o transmissor de alguns vírus causadores de doenças que preocupam as autoridades sanitárias no mundo todo.  Mas, descobriu-se no Brasil que um destes agentes -  o vírus Zica, provoca microcefalia em bebês. Cerca de 2.400 casos de microcefalia já foram  registrados, sobretudo nos estados do Nordeste. 

Segundo especialistas, devido ao alto índice de infestação do mosquito em Goiânia, uma explosão de casos de Zica poderia ocorrer, com potencial  para gerar milhares de casos de microcefalia na cidade. Claro que isso é apenas uma hipótese, por certo absurda, mas é preciso tê-la em mente. Nesta proporção uma cidade como Quirinópolis poderia ter centenas de casos.

            A microcefalia é uma condição grave, pois além da deformação craniana, pode deixar sequelas neurológicas para o resto da vida. Os bebês afetados nascem com o perímetro craniano menor que 32 cm. Em 90 % dos pacientes há deficiência mental, problemas auditivos, visuais, além de dificuldades motoras. As causas mais comuns até agora conhecidas seriam infecções como toxoplasmose, rubéola, citromegalovirus, sífilis, herpes entre outras  contraídas pelas mães no primeiro trimestre da gravidez, quando o cérebro do bebê ainda está em formação.

Em seis casos de microcefalia no momento investigados no estado de São Paulo, as mães apresentaram manchas avermelhadas pelo corpo, tiveram exames negativos para as doenças citadas, mas quatro bebês submetidos a tomografia computadorizada craniana mostraram presença de calcificações cerebrais, o que reforça sobremaneira a possibilidade de participação do vírus Zica na origem do processo.

O governador Marconi Perillo e o prefeito Paulo Garcia decretaram estado de emergência no estado e na capital respectivamente devido a alta incidência das viroses. Foram seguidos por mais 12 prefeitos de cidades acima de 100 mil habitantes. O movimento “Goiás contra a Dengue” criou o Comitê Executivo Estadual de Combate ao Aedes aegypti. Agora que também se evidencia a relação entre infestação do mosquito da dengue e os casos de microcefalia os prefeitos não podem ficar omissos.

O primeiro caso de Zica acaba de ser confirmado no entorno de Brasília. Para  evitar problemas no futuro é preciso cuidar de imediato da prevenção. Deve-se cobrar dos gestores municipais  que assumam o comando das ações, neste início das chuvas e do verão, para controlar a proliferação do mosquito transmissor.

Será preciso conscientizar intensamente sobre as consequências da microcefalia  para maior participação da população na eliminação de criadouros do mosquito. Realizar campanhas para maximizar os resultados do trabalho de combater os focos.  Imprimir rigor na limpeza pública com o mesmo propósito.  A dengue maltrata o doente, pode fazer algumas vítimas fatais, mas desaparece sem sequelas.  A zica, por sua vez, deixa sua marca com o sofrimento  irremediável da família do microcéfalo para o resto da vida.






sábado, 12 de dezembro de 2015

Dengue, Chikungunya, Zica virus, Microcefalia e outros males

SOS...Dengue, Zica virus e Chikungunya



Vivemos no passado recente uma epidemia de dengue, por descuido com a limpeza pública e por falta de conscientização popular, através de boas campanhas de prevenção. Sem notificação dos casos, sem foco na prevenção e com muitas desculpas por parte dos gestores da saúde o problema se tornou crônico e deixou um rastro de grande sofrimento, inclusive com muitas vítimas fatais.


O mosquito da dengue, como é conhecido, agora dissemina todos os tipos da dengue e outras doenças, como a Zica, que levaria a microcefalia; a Chikungunya, que é uma nova forma de dengue e a Síndrome de Guillain-Barré, que cursa com fraqueza muscular e paralisias diversas no período de convalescença destas viroses.


As notícias dão conta da proliferação do mosquito da dengue em todo país. Goiás comparece como um dos mais afetados, a ponto de se cogitar a declaração de estado de emergência. É muito grave a situação na capital e nas grandes cidades.


Até agora Quirinópolis está de parabéns. A cidade está limpa e a saúde bem cuidada. Mas é preciso cuidar para que o belo trabalho desenvolvido nesta gestão não seja comprometido.


A população saberá reconhecer o esforço para livrá-la da ameaça do mal, pois ainda guarda as piores lembranças do sofrimento, que não pode mais voltar.


Estejamos alertas.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Gestão por OS - por mais eficiência do ensino público



           Na busca de melhor desempenho para a educação em Goiás, o governo estadual autorizou, através de despacho publicado no DO em 08/12/2015, a adoção do modelo de parceria em que transfere a gestão das escolas da rede estadual em 25 unidades da Subsecretaria de Anápolis, para organizações sociais (Oss).

              O Governo de Goiás não está satisfeito como o modelo atual, em que o aumento dos gastos com alunos e professores não proporciona melhora das notas das escolas no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

          Na parceria com o setor privado haverá um esforço para que a escola ofereça ambiente com infraestrutura moderna, inovações didáticas, tecnológicas e de gestão, além de professores qualificados, aos moldes do que se oferece na iniciativa privada.

          O novo modelo garantirá os benefícios e conquistas dos servidores do quadro estatutário e não apresentará grandes mudanças na rotina dos professores efetivos.

          A Secretaria Estadual de Educação - SEDUCE  à partir de agora deverá focar sua atenção na melhoria das políticas públicas educacionais e no acompanhamento da parceria com o setor privado, com regulação, fiscalização, indução e fomento da atuação das Oss na prestação de serviços educacionais de forma a alcançar a excelência no aprendizado e a elevação do conceito do ensino público em Goiás.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Fwd: Transparência


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: angelo rosa ribeiro Ribeiro <angelorribeiro@gmail.com>
Data: 9 de dezembro de 2015 17:53
Assunto: Transparência
Para: angelo rosa ribeiro ribeiro <angelorribeiro@gmail.com>


Quirinópolis é destaque em ranking da transparência do MPF


Em avaliação feita pelo do Ministério Público Federal – MPF, com base em dados extraídos dos portais de transparência dos 5.568 municípios brasileiros, o município de Quirinópolis obteve uma destacada classificação, ficando na quinta colocação, entre os 246 municípios goianos, superado apenas por Anápolis, Jatai, Chapadão do Céu e Pires do Rio. O feito deve ser atribuído aos procedimentos de gestão do prefeito Odair Resende e sua equipe de auxiliares.

O certame levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência e foi realizado com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA).

Segundo o MPF, o objetivo do ranking é medir o grau de cumprimento da legislação aplicada aos municípios.


Raquel Teixeira toma posse na AFLAG






             Era 09 de novembro de 1969. "Então o sonho de algumas escritoras, poetisas e artistas se tornou realidade em Goiás. Vicejou a idéia de Rosarita Fleury com a pronta adesão de Ana Braga e Nelly Alves de Almeida. Eis pois a realidade da Aflag com o seu desideratum de "incentivar a literatura, a música, a arte plástica, a ciência, o aprimoramento da língua pátrica bem como a elevação do nível literário e artístico de Goiás".

            Em 08 de dezembro de 2015, a AFLAG reuniu-se para mais um importante  ritual em sua existência. Estive lá, no salão Dona Gercina Borges, no Palácio das Esmeraldas, como representante da PGE para presenciar a sessão magna de posse da professora Raquel Teixeira (secretária da Educação, Cultura e Esportes) na cadeira nº 29 da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, AFLAG.

             A notável Raquel Teixeira ali brilhou pelo seu vasto curriculum, poder carismático e grande eloquência. A sua posse contou com a presença do vice-governador José Éliton, que representou o governador Marconi Perillo, do  presidente da Assembléia Legislativa, Hélio de Souza, e de integrantes do mundo político, cultural e artístico de Goiás.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Fwd: Mensagem de Natal


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: angelo rosa ribeiro Ribeiro <angelorribeiro@gmail.com>
Data: 4 de dezembro de 2015 16:05
Assunto: Re: Mensagem de Natal
Para: angelo rosa ribeiro ribeiro <angelorribeiro@gmail.com>




Em 4 de dezembro de 2015 12:47, angelo rosa ribeiro Ribeiro <angelorribeiro@gmail.com> escreveu:
Parabéns servidor público municipal

         Ao ensejo das festas comemorativas do Natal quero por justiça parabenizar a todos os servidores públicos, mas de uma forma diferenciada o servidor da prefeitura local, pelo exemplar cumprimento de seu dever diante das demandas da população, sempre com muito profissionalismo, seriedade e compromisso, honrando a instituição a que servem. Foi pela forma carinhosa e pela boa vontade em servir que conquistaram a simpatia do cidadão, ajudando em muito o desempenho do governo Marconi Perillo e da administração Odair Resende.

             Por isso, merecem aplausos!

              Boas festas! Que 2016 seja para todos um ano feliz, com muita paz, saúde, alegria e as melhores realizações.


         Neste apagar das luzes de 2015 é do nosso dever cumprimentar a todas as autoridades do poder público municipal – prefeito, vereadores, membros do judiciário, ministério público, polícias civil e militar, secretários de governo, superintendentes, coordenadores e auxiliares de todos os escalões pelo desempenho alcançado em suas atividades.

           Apesar da crise nacional, que assola sobremaneira as prefeituras municipais, devemos reconhecer que houve um esforço hercúleo do executivo municipal que surtiu os melhores resultados, ao se conseguir avançar, atender com eficiência as necessidades da coletividade, contemplar de forma elogiável todas as demandas sociais, seja na educação, saúde, urbanismo, transporte, meio ambiente, segurança, justiça e no atendimento individual do cidadão, quando isso se fez necessário.

         De uma forma especial, nossa homenagem a primeira-dama Fátima Menezes, que se agigantou no cuidado com o social, ao buscar e propiciar inédito espaço para milhares de crianças e adolescentes, onde pudessem, de fato, sentirem-se crianças e adolescentes felizes e a caminho de um futuro promissor.

         A todos os nossos cumprimentos pelos bons resultados obtidos em 2015.
      Boas festas! Que 2016 seja um ano de muita paz, saúde, alegria para todos, ao lado de seus familiares e que seja também um ano de grandes realizações e vitórias em favor do povo quirinopolino.