sábado, 28 de janeiro de 2017

O majestoso bicudo flauta voltará?


        
        Há pelo menos 20 anos, o bicudo se calou. Esse pássaro de bico robusto, conhecido pelo canto que mais parece notas saídas de uma flauta, sumiu da natureza por causa da caça e da destruição de seu habitat.

         Na década de 60,  um grupo de pessoas desconhecidas chegavam à casa de meus pais, na região das Sete Lagoas, em Quirinópolis-GO.   O grupo dizia estar a procura de curiós, que os nordestinos que morejavam na região conheciam por avinhado, mas indagavam para saber se havia no brejo e nas várzeas da fazenda um pássaro preto pequeno de bico branco, conhecido como bicudo, e que cantava como um sabiá. Traziam consigo gaiolas, caixas e recipientes que continham cola ou visgo, pasta  feita do leite da jaca ou gameleira, com que impregnavam varetas para pegar passarinhos.

           Depois de conversarem, receberam, a contragosto do proprietário que não gostava de caçadores, especialmente os de passarinhos, a permissão para se dirigirem ao local que queriam explorar - um brejo. Ali, encontraram muito capim-navalha, nativo de áreas alagadas, pronto para cortar as pessoas que nele se encostavam. Eram as sementes do capim-navalha o alimento preferido do pássaro cantor, que tanta expectativa criava naquelas pessoas. 

          Eu já tinha visto alguns daqueles pássaros com a descrição dada pelos caçadores. Eram poucos e ariscos. O cantor é o bicudo macho adulto, que é ciumento de seu território e briguento. Fêmea e bicudos jovens são marrons.  Em conversas os caçadores deixaram escapar que aquele passarinho era raro e muito valioso. Torci para que não conseguissem pegar nenhum, depois que soube da intenção deles de capturar e vender a avezinha, após melhorado o seu canto, com os treinamentos que receberiam dos chamados pássaros maestros e ouvindo gravações de cantores consagrados. De fato, a aventura dos caçadores foi em vão, não levaram bicudo, nem curió.

          Em menos de 20 anos os poucos bicudos da fazenda desapareceram. Seja por utilização de agrotóxicos, pesticida ou por alguma adversidade em seu habitat cessou o canto do majestoso astro, o mais apreciado, e este fato ocorreu em todo o país. Hoje, na natureza,  dizem os ornitólogos e criadores, não existem mais do que  200 bicudos soltos. Em cativeiro, haveriam cerca de 50 mil bicudos. O tráfico foi o principal causa de sua extinção. Embora, tenha passado a época áurea dos bicudos cantores, hoje o seu valor ainda é alto, em média R$ 80 mil por exemplar – há relatos de um pássaro negociado por R$ 330 mil.

       No interior de São Paulo ocorre uma iniciativa que traz esperanças. Um grupo de pesquisadores preparam dez casais de bicudos de cativeiro para a reintrodução na natureza. Fazem tudo com sigilo e sob controle.  Aos poucos, os 20 pássaros voarão pelos brejos da área escolhida, monitorados pelos ornitólogos da missão e protegidos pela polícia ambiental e por seguranças privados.

       Hoje, encontrar um bicudo na natureza é como ver um fantasma. A esperança é poder ouvir de novo o seu cantar em vários rincões deste país. Quem sabe, com outra consciência ambiental e utilizando-se das tecnologias existentes. Quiçá em futuro próximo poderemos ter na natureza, não em gaiolas, novos Batuque ou Fiote, dois bicudos célebres no país que criaram, entre os anos 1970 e 90, "padrões reais" com sucessão de mais de 20 notas musicais de passarinho.

        Será preciso resgatar e preservar a vida em sua diversidade e toda  grandeza enquanto seja possível para encantamento das criaturas e glória do criador do mundo em que vivemos.

https://www.youtube.com/watch?v=T1XGqGJYKrU

Vice José Éliton apresenta patrulhas georreferenciadas




Patrulha Rural Georreferenciada é apresentada pela PM e pelo vice-governador a mais de 50 prefeitos e utilizará a tecnologia para  reforçar a segurança nas propriedades rurais.

O município de Quirinópolis foi representado pelo deputado federal Heuler Cruvinel e pelo prefeito Gilmar Alves, que em entrevista ao site 'Barrados' assim se expressou: "através do programa, o município de Quirinópolis está sendo contemplado com um veículo para servir a patrulha rural, melhorando a segurança nas propriedades do município."
O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Éliton, participou do evento ao lado do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Helio de Sousa, do comandante geral da PM coronel Divino Alves de Oliveira e do presidente da Faeg, José Mário Schreiner.
José Éliton  ressaltou que a parceira com a Faeg é de extrema importância e que o governo estadual já colocou no orçamento deste ano as despesas com o programa, já que ela requer um custo elevado.
O vice-governado relembrou que os crimes contra a propriedade rural reduziram no ano de 2016 e que a partir da integração tem dado certo. " No ano de 2016 nós conseguimos, por meio de uma integração das diversas forças policiais, reduzir, consideravelmente, os crimes de abigeato que são os furtos de gado", afirmou José Éliton.
Como funciona
 Esta propriedade rural em Quirinópolis já se encontra cadastrada (Foto de Barrados.Net)
GPS, notebook, celular, drone e um sistema de cadastramento agora fazem parte da rotina dos policiais militares que compõem a Patrulha Rural Georreferencia. A nova modalidade de policiamento foi lançada nesta manhã (27), no auditório da Faeg (Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás).
Com a Patrulha Rural Georreferenciada a Polícia Militar passa a utilizar a tecnologia como aliada no combate aos crimes praticados nas propriedades rurais, como furtos e roubos , por exemplo, dando maior agilidade na resposta ao atendimento das ocorrências e também possibilitando maior eficiência na segurança rural do município.
A Patrulha Rural Georreferenciada precisa seguir alguns passos para que o processo seja efetivo. Os policiais visitam as propriedades rurais, coletam os dados do proprietário, fotografam a marca do gado, maquinário e insumos agrícolas e lança tudo em um sistema. Com o uso do GPS, os policiais registram as coordenadas do local e em seguida cada propriedade recebe um número de identificação em placas que informam que aquela área é monitorada pela Patrulha Rural. Quando houver uma solicitação de emergência, o proprietário informará o número do seu cadastro e a PM já terá um banco de dados inclusive com a rota do GPS para deslocamento.

O presidente da FAEG, José Mário, cedeu o recinto da FAEG para o evento. O município de Quirinópolis foi representado pelo deputado federal Heuler Cruvinel e pelo prefeito Gilmar Alves, que em entrevista ao site Barrados assim se expressou: "através do programa, o município de Quirinópolis está sendo contemplado com um veículo para servir a patrulha rural, melhorando a segurança nas propriedades do município."

Texto (adaptado) e imagens da PM e do Barrados.Net

























quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Subsecretaria dará lugar a núcleo enxuto regional



Diante da decisão do governo pela extinção de todas as subsecretarias estaduais de educação e da proposta de adoção de um novo modelo regional, procuramos a professora Raquel Teixeira, secretária de educação de Goiás, para conhecermos mais sobre as razões do fechamento radical e sobre a proposta de criação de núcleos de gestão  enxutos regionalizados. O modelo antigo era considerado oneroso e ineficiente para ser mantido em época de contenção de despesas por parte do executivo estadual.

Na ocasião, informamos à secretária que criticas surgiram de professores e de segmentos ligados a educação pelo fechamento da unidade de Quirinópolis. Lembramos que a mesma funcionava há várias décadas, orientando servidores, apoiando-os em suas demandas administrativas e reforçando a gestão educacional em toda a região.

Diante dos fatos e das fortes razões técnicas para reavaliar a questão, que são do conhecimento da secretária, recebemos a promessa de que ela tudo faria, inclusive defendendo junto ao governador um núcleo em Quirinópolis para suprir  a falta da subsecretaria na região.

Educação estadual extingue todas as subsecretarias regionais


O governo estadual decidiu reestruturar toda a área de subsecretarias da educação e com isso extinguiu todas as 40 unidades que existiam.

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) informa que vai promover uma reestruturação total das subsecretarias. A mudança faz parte do estudo técnico sobre as regionais da rede pública estadual e está inserida no Programa de Austeridade pelo Crescimento do Estado de Goiás.

A secretaria Raquel Teixeira vai enviar à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás um novo modelo de gestão regional com base em critérios rigorosamente técnicos e reitera que a decisão estrutural não vai prejudicar as escolas estaduais cujo ano letivo, iniciado na segunda-feira, 23/1, prossegue dentro da normalidade.

Além da economia de recursos, que serão revertidos às unidades escolares, a mudança tem o intuito de otimizar estruturas, modernizar a gestão, dar mais agilidade à tomada de decisões assegurando a qualidade da educação na rede estadual e o direito do aluno à aprendizagem.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Por mais que derrubem as arvóres...



 Olá amigos e amigas,


Por mais que  derrubem árvores, eliminem flores, não poderão deter a natureza: a primaverá sempre retornará florida.


Assim como a primavera em flores, por mais que se oponham ao  ideal, não poderão deter os que sonham: a esperança continuará viva.