sábado, 18 de fevereiro de 2017

Trecho da GO-319 é importante para Goiás



Trecho Tocozinho-Castelândia acelera desenvolvimento regional


As estradas são essenciais para o desenvolvimento de uma região. O eixo rodoviário de Indiara à São Simão por Edeia, Porteirão, Castelândia e Quirinópolis é importante para Goiás por viabilizar um corredor de transportes que serve as regiões produtoras dos vales dos rios Verdão, Turvo e dos Bois, onde expressiva parcela da produção goiana de grãos, carne, leite, álcool e açúcar se realizam.

                                   


O governo de Goiás já realizou a maior parte deste corredor. Resta concluir o trecho de Denislópolis, povoado no município de Quirinópolis, onde as obras foram paralisadas, à Castelândia. O projeto de engenharia do trecho encontra-se pronto na AGETOP. A obra está incluída no orçamento estadual para sua realização, mas não foi licitada, pois depende da designação de recursos financeiros.

Ora, trata-se de um corredor que viabilizado servirá não só a mobilidade das pessoas da região, mas ao transporte de riquezas do grande vale do Rio dos Bois. O corredor que surgirá encurtará a distância de Quirinópolis e região à capital do Estado, bem como, no outro sentido, de Indiara e região ao porto de São Simão, local de transbordo de commodities, produtos industrializados e outros, que são intercambiados pela hidrovia ao terminal portuário marítimo, o que favorece o comércio de Goiás com o mercado internacional. Para os turistas é a concretização de um novo caminho bem mais curto e confortável, tanto para as demandas ao Lago Azul, como para a capital de Goiás.

         Para a conclusão deste pequeno, mas importante, trecho da GO-319, será preciso unir as forças da representação política dos municípios interessados, buscar o apoio das  lideranças empresariais do agronegócio, comércio, indústria e do setor de prestação de serviços da região para uma ação afinada  e conjunta.

         Apesar da importância do eixo rodoviário, de sua viabilidade econômica, muitos são os interesses em jogo, sobretudo neste momento de crise da economia brasileira. Por isso, a questão terá que ser levada ao governador Marconi Perillo e seu vice José Éliton, que estão abertos ao diálogo, para ser avaliada e decidida. Na mesa da discussão não faltarão argumentos em favor do pleito e, com certeza, haverá muito sinergismo decorrente da vontade das partes para encontrar a melhor solução.



domingo, 5 de fevereiro de 2017

Reservas sustentáveis em terras particulares

Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável



           O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cidades, Infraestrutura, Meio Ambiente e Assuntos Metropolitanos (Secima), a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e o Grupo Votorantim assinaram na solenidade de instalação do Fórum dos Governadores, na última quinta-feira, dia 2, o termo de criação  da Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável (RPDS) do Legado Verdes do Cerrado, em Niquelândia.

         A criação da reserva prevê, que na área de 32 mil hectares, sejam desenvolvidas ações baseadas nos ativos da biodiversidade do Cerrado, como pesquisas científicas, seleção de espécies para reflorestamento, paisagismo e outras, passeios turísticos, educacionais, além da continuidade das  atividades produtivas convencionais.

        Esta iniciativa inédita vai oferecer aos proprietários de terras a possibilidade de transformar áreas reconhecidas como de interesse ambiental em reservas sustentáveis com o objetivo de conservação da diversidade biológica, da cobertura vegetal com espécies nativas e, ao mesmo tempo, assegurando as condições para a exploração dos recursos naturais,a continuidade da exploração econômica de outras atividades pelo produtor que moureja  e ama sua terra, com atividades de baixo impacto ambiental.

        O modelo representa um aceno para o futuro, ao avançar na questão da sustentabilidade da exploração rural. Pela sua configuração pode ser replicado em Goiás e nos demais Estados do Brasil Central, pois permite parcerias com empresas interessadas em investir na preservação da natureza, como parte de sua responsabilidade social e ambiental. 

      Os oito governadores da região assinaram manifesto ao Conselho Nacional do Meio Ambiente, Conama, pedindo regulamentação dessa nova modalidade como unidade de conservação, e ao Congresso Nacional para que seja legalizada, passando a integrar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação. A RPDS do Legado Verde agora criada será custeada pela iniciativa privada, sob a supervisão do órgão ambiental estadual.

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Importantes decisões no Fórum de Governadores

         

O Fórum de governadores do Brasil Central reuniu-se  na noite de quinta-feira, dia 2, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, como convidado de honra. Entre as iniciativas, a assinatura de ato de criação de novo modelo de reserva ambiental e ordem de serviço para investimento na hidrovia Paranaíba-Tietê.

        O Fórum do Consórcio Brasil Central, presidido por Marconi Perillo, contou com as presenças de Pedro Taques (MT), Reinaldo Azambuja (MS), Rodrigo Rollemberg (DF) e Marcelo Miranda (TO), além de Confúcio Moura (RD. Eles assinaram protocolo de criação da reserva Legado Verde do Cerrado e afirmaram que vão aplicar o modelo na preservação de áreas nativas de Cerrado em seus Estados.

          Alckmin que se fazia presente também endossou o protocolo de intenções que institui o Legado Verdes do Cerrado. Em gesto  cordial e generoso  disse: "Marconi é nosso professor, o governador do desenvolvimento e da inovação".

Alckmin - ordem de serviço para a hidrovia



          Convidado de honra, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin assinou a ordem de serviço de início das obras de aprofundamento do Pedral de Nova Avanhandava, na Hidrovia Paranaíba-Tietê-Paraná, no valor de R$ 300   milhões. A obra beneficia o agronegócio goiano, que usa a hidrovia para o transporte de grãos para exportação.

Reserva sustentáveis em terras particulares



           O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cidades, Infraestrutura, Meio Ambiente e Assuntos Metropolitanos (Secima), a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e o Grupo Votorantim assinaram na solenidade o termo de criação  da Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável (RPDS) do Legado Verdes do Cerrado, em Niquelândia.

        
 A criação da reserva prevê, que na área de 32 mil hectares, sejam desenvolvidas ações baseadas nos ativos da biodiversidade do Cerrado, como pesquisas científicas para seleção de espécies para reflorestamento, paisagismo e outras, passeios turísticos, educacionais, além de atividades produtivas convencionais, desde que de baixo impacto ambiental.

        O modelo aprovado baseia-se em iniciativa similar da Votorantim em de São Paulo e pode ser replicada em Goiás e nos demais Estados do Brasil Central. Os oito governadores assinaram manifesto ao Conselho Nacional do Meio Ambiente, Conama, pedindo regulamentação dessa nova modalidade como unidade de conservação, e ao Congresso Nacional para que seja legalizada, passando a integrar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação. A RPDS do Legado Verde agora criada será custeada pela iniciativa privada, sob a supervisão do órgão ambiental estadual.


        Esta iniciativa inédita vai oferecer aos proprietários de terras a possibilidade de transformar áreas reconhecidas como de interesse de preservação ambiental em reservas sustentáveis com o objetivo de conservação da diversidade biológica, da cobertura vegetal com espécies nativas e, ao mesmo tempo, assegurando, ao mesmo tempo, as condições para a continuidade da exploração dos recursos naturais de maneira sustentável.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Investimentos na hidrovia Paranaíba -Tietê




Alckmin - mais investimentos na hidrovia

          Convidado de honra da abertura da primeira reunião do ano do Fórum de Governadores do Brasil Central o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin assinou a ordem de serviço de início das obras de aprofundamento do Pedral de Nova Avanhandava, na Hidrovia Paranaíba-Paraná-Tietê, no valor de R$ 300 milhões. A obra beneficia o agronegócio goiano, que usa a hidrovia para o transporte de grãos para exportação.