quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

História de Paranaiguara (GO) - Ex - prefeito ajoelha-se diante do Governador

De joelhos, pelo asfaltamento da GO-164 


            O asfaltamento da GO-164, no trecho entre Quirinópolis e Paranaiguara era obra que vinha se arrastando desde os tempos do Governador Ari Valadão, pois foi uma das primeiras estradas do Sudoeste Goiano a ser incluída no programa do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, para ser asfaltada. Naquele momento era irreversível sua execução, mas os companheiros de Paranaiguara não estavam tão certos disto.

 O tempo ia se passando e agora só se falava em asfalto para Caçu, pois a estratégia das lideranças de Quirinópolis seria justamente conseguir as duas obras. Ambas estavam licitadas e contratadas, contudo a empreiteira, do trecho para Caçu, resolveu se antecipar - as máquinas já estavam estacionadas na entrada daquela cidade, para dar início às obras.

Este momento coincidiu com a realização de um governo itinerante, em Jataí. Para lá foram as lideranças de toda a região. Um dos primeiros municípios a ser atendido foi o de Quirinópolis. Havia razão para uma audiência calorosa e festiva. Afinal, uma grande obra estava começando e a outra não tardaria.

           Chegou a vez de Paranaiguara ser atendida, sob um clima de baixo astral, devido a presença das máquinas para começar o asfalto a partir de Caçu e nada de asfalto para Paranaiguara. As conversas ouvidas dos amigos de Quirinópolis não agradavam. Ao adentrarem a sala de audiência, fiquei retardatário, conversando com alguns líderes daquele município. O governador ia recebendo a todos, mas teve que esperar por dois companheiros que ficaram para trás. Para espanto do governador um deles se posicionava de joelhos. Era o ex-prefeito Cícero Gonçalves da Silva, que desde a entrada da sala assim se deslocava e o outro era o Sebastião Capanema, que o acompanhava.

O governador perturbado perguntou: “Porque isso gente?. "Ao que o Cícero em lágrimas respondeu: "Não é possível Íris, que você vai nos deixar sem o asfalto?  "Temos que ir a Uberlândia, Governador, para chegar até Goiânia. Isso é uma vergonha!” disse o Sebastião Capanema. Alguém, para apimentar, afirmou, naquele instante, que Quirinópolis tinha conseguido trocar o asfalto de Paranaiguara pelo de Caçu. Sem considerar a acusação infundada contra as lideranças de Quirinópolis, era possível entender as razões das lideranças de Paranaiguara. Tinha que ser tudo ou nada.  Não podiam deixar para depois.

Naquele instante percebi que a estratégia usada por aqueles líderes tinha dado certo. Alguém de joelhos, outros atirando para todos os lados, na base do desespero. Foi dramático, mas tinha valido a pena. O pagador de promessa sensibilizou o Governador e seus companheiros conquistaram uma grande vitória. Tal como diz o ditado: de joelho a providência vem, Deus resolve o problema, tira toda contenda, e não tem pra ninguém. Devido àquela audiência o asfaltamento de Quirinópolis para Caçu foi adiado e o da GO-164, para Paranaiguara, sem demora foi iniciado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário