sábado, 25 de julho de 2015

Prisão na Capelinha, cadeia em Vila Boa


---------- Forwarded message ----------
From: angelo rosa ribeiro Ribeiro <angelorribeiro@gmail.com>
Date: 2015-07-25 21:44 GMT-03:00
Subject: Fwd: Cadeia
To: "horadoangelo. agora" <horadoangelo.agora@blogger.com>


Casa de Câmara e Cadeia

                Por volta do ano de 1900, um preso condenado à vários anos de cadeia, não podia cumprir pena na região de Rio Verde. Era escoltado por policiais para Vila Boa, antiga capital da província.

                Foi este o caso de um pioneiro da região da Capelinha, cujo nome deve ser preservado, que, segundo informações colhidas junto a sua família,  foi preso e julgado em  Rio Verde. Condenado, teve algum tempo depois  escolta providenciada para o seu traslado. Do sertão das abóboras devia ser levado à Vila Boa.  

Naquela época, início do século XX, não havia estradas para a capital da província.  A escolta usava  trilhas incertas, pois pouco era o movimento de pessoas, cargas ou boiadas, dado ao isolamento quase completo de Vila Boa, hoje cidade de Goiás,  com o Sudoeste Goiano.   Seguiam os policiais armados,  à cavalo, por segurança, em número proporcional a quantidade de presos a serem levados; os condenados iam  à pé, algemados e alguns atrelados a pares, por aqueles sertões atrasados. 

                Segundo historiadores, até 1930 era quase impraticável viajar de Rio Verde a Vila Boa, pois o trajeto passava por Paraúna e Mossâmedes ou  por Palmeiras e Anicuns, sobre estradas carroçáveis de precaríssima conservação. 

                Depois de 12 a 15 dias a escolta chegava a Vila Boa. Só ali, em todo território goiano, havia um cadeia, com a segurança necessária e as condições para o cumprimento da pena. O nosso condenado ali permaneceu por  12 anos.

                Em meados do século XVIII o governo provincial solicitou a coroa portuguesa a construção de um presídio de segurança devido ao agravamento dos conflitos entre mineradores, enfrentamento de índios, aumento da violência e um contexto de dificuldades para o controle tributário e administrativo do governo norteado pela febre do ouro. 

Assim surgiu a Casa da Câmara e Cadeia, edifício  construído entre 1761 e 1766 - única construção da época com base em  projeto, em Vila Boa.  Tal projeto foi  modificado em 1950 para se transformar no hoje Museu  das Bandeiras.







Nenhum comentário:

Postar um comentário