sexta-feira, 27 de novembro de 2015

CONSEG e ACIQ garantem recursos para videomonitoramento em Quirinópolis





          Vivemos um momento em que entidades não governamentais do município de
Quirinópolis se agigantam em suas missões. Como exemplo deve ser destacado a parceria que se desenvolve entre Conselho de Segurança e de Direitos Humanos - CONSEG e a Associação Comercial e Industrial - ACIQ, com significativo apoio da Prefeitura Municipal e participação efetiva de lideranças locais  com vistas à pacificação social da cidade e o fortalecimento do comércio e indústria local.

A prioridade  neste momento é a viabilização de um sistema de monitoramento por câmeras e vídeos para controle inteligente do trânsito e de logradouros públicos sobre situações que colocam em perigo o cidadão.

Em audiências viabilizadas no Congresso Nacional, neste 25/11 último, a parceria obteve uma vitória expressiva. A cidade de Quirinópolis foi contemplada com a garantia dos recursos suficientes para a instalação de um moderno sistema de videomonitoramento na cidade, através de emendas parlamentares para o ano de 2016, através do senador Wilder Morais e do deputado federal Heuler Cruvinel. O compromisso foi feito com a aposição de suas assinaturas no expediente da reivindicação, respaldado pelo prefeito Odair Resende e com o testemunho da comitiva de quirinopolinos ali presente composta pelos presidentes da ACIQ, Valmir Andrade;  do CONSEG, Avenir Soares; da Câmara Municipal, Rodrigo Goulart, além do vice­-prefeito Valderi Barbosa.

         As lideranças de Quirinópolis foram acompanhadas em Brasília pelo ex­-deputado e chefe de gabinete da Procuradoria Geral do Estado, Ângelo Rosa,  e pelo ex-­vereador e assessor da vice-governadoria, Ronivon Ferreira, que intermediaram os contatos para a viabilização do importante pleito.

       Vejam o exemplo de Goiânia para melhor compreensão do que o CONSEG, ACIQ, Prefeitura Municipal e as lideranças da cidade buscam para Quirinópolis.

Videomonitoramento, o olho amigo do cidadão

A capital do Estado acaba de receber do governo do Estado um grande reforço na luta pela pacificação social. Um sistema de videomonitoramento emprega tecnologia moderna e equipamentos como câmeras de alta resolução de imagem (Full HD), que podem cobrir um ângulo de 360 graus. Além disso, podem aproximar a imagem em até 20 vezes, de acordo com a necessidade dos operadores do sistema, que são da Polícia Militar e possuem estações de trabalho.

           A nova central foi construída na sede da SSP e está em uma sala de 60 metros quadrados. Nela, além dos painéis individuais, foi instalado um painel formado por oito telas chamado 'videowall'. Esse equipamento permite o monitoramento 24 horas por dia, sete dias por semana, e tem vida útil de 50 mil horas. As imagens ficarão arquivadas por 30 dias, exceto aquelas incluídas em inquéritos policiais, que serão armazenadas em backups.

O videomonitoramento auxilia muito o trabalho das polícias. O operador pode descolar rapidamente uma viatura da PM, quando identificar uma ocorrência. As imagens também podem colaborar para o esclarecimento das mesmas. O videomonitoramento tem impacto, principalmente, na redução de crimes patrimoniais, mas também pode contribuir para conter crimes contra  pessoas, como homicídios.

           O governador Marconi Perillo ressalta que “a nova central visa, principalmente, reduzir a criminalidade, que é o que nos interessa”, conclui.

           Com a disponibilização do videomonitoramento organizou-­se o Centro Integrado de Comando e Controle - CICC, que está sendo erguido na sede da SSP-GO. O CICC agrupará o serviço de videomonitoramento e todos os atendimentos das forças policiais e do Corpo de Bombeiros, além de permitir a integração com outros órgãos que não estão diretamente ligados à Segurança, como o Departamento de Trânsito (Detran) e o SUS.


         

Nenhum comentário:

Postar um comentário