sábado, 4 de fevereiro de 2017

Importantes decisões no Fórum de Governadores

         

O Fórum de governadores do Brasil Central reuniu-se  na noite de quinta-feira, dia 2, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, como convidado de honra. Entre as iniciativas, a assinatura de ato de criação de novo modelo de reserva ambiental e ordem de serviço para investimento na hidrovia Paranaíba-Tietê.

        O Fórum do Consórcio Brasil Central, presidido por Marconi Perillo, contou com as presenças de Pedro Taques (MT), Reinaldo Azambuja (MS), Rodrigo Rollemberg (DF) e Marcelo Miranda (TO), além de Confúcio Moura (RD. Eles assinaram protocolo de criação da reserva Legado Verde do Cerrado e afirmaram que vão aplicar o modelo na preservação de áreas nativas de Cerrado em seus Estados.

          Alckmin que se fazia presente também endossou o protocolo de intenções que institui o Legado Verdes do Cerrado. Em gesto  cordial e generoso  disse: "Marconi é nosso professor, o governador do desenvolvimento e da inovação".

Alckmin - ordem de serviço para a hidrovia



          Convidado de honra, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin assinou a ordem de serviço de início das obras de aprofundamento do Pedral de Nova Avanhandava, na Hidrovia Paranaíba-Tietê-Paraná, no valor de R$ 300   milhões. A obra beneficia o agronegócio goiano, que usa a hidrovia para o transporte de grãos para exportação.

Reserva sustentáveis em terras particulares



           O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cidades, Infraestrutura, Meio Ambiente e Assuntos Metropolitanos (Secima), a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e o Grupo Votorantim assinaram na solenidade o termo de criação  da Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável (RPDS) do Legado Verdes do Cerrado, em Niquelândia.

        
 A criação da reserva prevê, que na área de 32 mil hectares, sejam desenvolvidas ações baseadas nos ativos da biodiversidade do Cerrado, como pesquisas científicas para seleção de espécies para reflorestamento, paisagismo e outras, passeios turísticos, educacionais, além de atividades produtivas convencionais, desde que de baixo impacto ambiental.

        O modelo aprovado baseia-se em iniciativa similar da Votorantim em de São Paulo e pode ser replicada em Goiás e nos demais Estados do Brasil Central. Os oito governadores assinaram manifesto ao Conselho Nacional do Meio Ambiente, Conama, pedindo regulamentação dessa nova modalidade como unidade de conservação, e ao Congresso Nacional para que seja legalizada, passando a integrar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação. A RPDS do Legado Verde agora criada será custeada pela iniciativa privada, sob a supervisão do órgão ambiental estadual.


        Esta iniciativa inédita vai oferecer aos proprietários de terras a possibilidade de transformar áreas reconhecidas como de interesse de preservação ambiental em reservas sustentáveis com o objetivo de conservação da diversidade biológica, da cobertura vegetal com espécies nativas e, ao mesmo tempo, assegurando, ao mesmo tempo, as condições para a continuidade da exploração dos recursos naturais de maneira sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário