Contexto histórico de uma luta que já dura 30 anos
Pedido de audiência, protocolizado em nome de Angelo Rosa - 03/02/2017
Assinaturas colhidas por Ângelo Rosa Ribeiro, com ajuda de Ronivon Ferreira, para audiência com o governador:Marconi Perillo.
1) P refeito de Cezarina - Frankinho
2) Prefeito de Indiara – Divino Sabor da Terra
3) Prefeito de Porteirão – José de Souza Cunha
4) Prefeito de Castelândia – Marco Antônio
5) Prefeito de Quirinópolis – Gilmar Alves
6) Prefeito de Paranaiguara – Adalberto Amorim
7) Prefeito de São Simão – Ibinho
8) Prefeito de Cachoeira Alta – Kelson
9) Prefeito de Caçu – Ana Cláudia Lemos
10 Prefeito de Itarumã – Ricardo Goulart
11 Prefeito de itajá – Renis César
12 Prefeito de Lagoa Santa – Adivair Macedo
1 Presidente da Camara de Quirinópolis – Soldado Edivaldo
14 Presidente da OAB Quirinópolis – Rainer Cabral
15 Presidente do SR de Quirinópolis – Cacildo Alves
16 Presidente da Ass. Com. e Industrial de Quirinópolis – Leidimar Fernandes
17 Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral do Estado – Ângelo Rosa Ribeiro
18 Assessor da Vice-Governadoria - Ronivon Ferreira
1 Assessor da Vice-Governadoria - Rodrigo Goulart
Contexto histórico da GO-319.
A Rota Castelândia - Quirinópolis que hoje se concretizou como G0-319 foi trilha usada por pioneiros da região das Sete Lagoas e da Capelinha, hoje Quirinópolis.
Por esta rota passou o primeiro automóvel que chegou a Quirinópolis.
Em 1929, por iniciativa de José Salomão Lemos da Silva houve arrecadação de recursos dos fazendeiros das Sete Lagoas para a construção da ponte da cachoeira do São Francisco.
A estrada foi consolidada pelos moradores da região que por ela iam a um certo ponto da Linha Sul-Goiana para fazer compras, consultar farmacêuticos e tomar a jardineira para Santa Rita do Paranaíba, hoje Itumbiara, e Uberlândia. Neste ponto se formou o povoado que deu origem a cidade de Castelândia.
O então prefeito eleito pediu para ao Chico Preto contratar o agrimensor - Alan Fonseca, que fez o traçado pelo meio da mata, e acertar com o servidor Natão, maquinista do trator de esteiras, a data para começar o serviço.
Após conversar com seu tio Benedito Rosa de Morais, dono das matas, o Chico Preto comprou uma camionete para assitência diária aos tratoristas e acompanhar o desmatamento de um corredor de 14 km e 12 metros de largura, entre o Tocozinho e o Córrego Grande, no direção da Linha Sul Goiana.
Por Angelo Rosa Ribeiro, quirinopolino, ex-deputado e ex-secretário de estado de agricultura nos governos de Henrique Santillo e Naphtali Alves.
O prefeito Onício Resende, alguns anos depois, restaurou a rodovia, com margens encapoeiradas.
A pedido do prefeito Sodino Vieira, com recursos do governo Agenor Resende construiu a atual ponte do São Francisco, alguns metros a montante da antiga.
No governo Naphtaly Alves, 1997, o então secretário de planejamento Ângelo Rosa, antes de assumir a pasta, pediu a construção dos primeiros 5 (cinco) quilômetros de asfalto de Quirinópolis até o rio São Francisco.
À época, era deputado estadual Odair Resende que deu a rodovia a denominação Onício Resende, em uma homenagem ao seu pai.
Nos governos de Marconi Perillo e, em especial, de Alcides Rodrigues, em atenção sobretudo ao pedido do ex-deputado Ângelo Rosa, com apoio dos ex-deputados Nerivaldo Costa e Nilo Resende, o asfalto chegou ao Tocozinho.
Com os esforços que agora são feitos, com a participação de prefeitos e lideranças de toda a região, espera-se o asfaltamento do trecho que é considerado um gargalo que impede a integração de vários municípíos, que margeiam o Rio dos Bois, e assim a consolidação do corredor que liga Indiara - Porteirão - Castelândia - Quirinópolis - São Simão, da maior importância para o desenvolvimneto regional.
Por Angelo Rosa Ribeiro, quirinopolino, ex-deputado e ex-secretário de estado de agricultura nos governos de Henrique Santillo e Naphtali Alves.
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