segunda-feira, 13 de março de 2017

Uma luta de muitos líderes e gerações

Contexto histórico de uma luta que já dura 30 anos

Angelo Rosa com gov. Marconi, prefeitos e lideranças

Pedido de audiência, protocolizado em nome de Angelo Rosa - 03/02/2017


Assinaturas colhidas por Ângelo Rosa Ribeiro, com ajuda de Ronivon Ferreira, para audiência com o governador:Marconi Perillo.


1)     P refeito de Cezarina - Frankinho
2)     Prefeito de Indiara – Divino Sabor da Terra
3)     Prefeito de Porteirão – José de Souza Cunha
4)     Prefeito de Castelândia – Marco Antônio
5)     Prefeito de Quirinópolis – Gilmar Alves
6)     Prefeito de Paranaiguara – Adalberto Amorim
7)     Prefeito de São Simão – Ibinho
8)     Prefeito de Cachoeira Alta – Kelson
9)     Prefeito de Caçu – Ana Cláudia Lemos
10    Prefeito de Itarumã – Ricardo Goulart
11    Prefeito de itajá – Renis César
12    Prefeito de Lagoa Santa – Adivair Macedo
1      Presidente da Camara de Quirinópolis – Soldado Edivaldo
14    Presidente  da OAB Quirinópolis – Rainer Cabral
15    Presidente do SR de Quirinópolis – Cacildo Alves
16    Presidente  da Ass. Com. e Industrial de Quirinópolis – Leidimar  Fernandes
17    Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral do Estado – Ângelo Rosa Ribeiro
18   Assessor da Vice-Governadoria - Ronivon Ferreira
1     Assessor da Vice-Governadoria -  Rodrigo Goulart


Contexto histórico da GO-319.

A Rota Castelândia - Quirinópolis que hoje se concretizou como G0-319 foi trilha usada por pioneiros da região das Sete Lagoas e da Capelinha, hoje Quirinópolis.

Por esta rota passou o primeiro automóvel que chegou a Quirinópolis.

Em 1929, por iniciativa de José Salomão Lemos da Silva houve arrecadação de recursos dos fazendeiros das Sete Lagoas para a construção da ponte da cachoeira do São Francisco.

A estrada foi consolidada pelos moradores da região que por ela iam a um certo ponto  da Linha Sul-Goiana  para fazer compras, consultar farmacêuticos e tomar a jardineira para Santa Rita do Paranaíba, hoje Itumbiara, e Uberlândia. Neste ponto se formou o povoado que deu origem a cidade de Castelândia.


Na década de 60,  pelo apoio do comerciante Francisco Rosa Ribeiro,  Chico Preto, o candidato a prefeito  João Hércules prometeu abrir nova rota do Tocozinho para Castelândia. 

 O então prefeito eleito pediu para ao Chico Preto  contratar o agrimensor - Alan Fonseca, que fez o traçado  pelo meio da mata,  e  acertar  com o servidor Natão, maquinista do trator de esteiras, a data para começar o serviço. 

Após conversar com seu tio  Benedito Rosa de Morais, dono das matas,  o Chico Preto comprou uma camionete para assitência diária aos tratoristas e  acompanhar o desmatamento de um corredor de 14 km e 12 metros de largura, entre o Tocozinho e o Córrego Grande, no direção da Linha Sul Goiana.

O prefeito Onício Resende, alguns anos depois,  restaurou a rodovia, com margens encapoeiradas.

A pedido do prefeito Sodino Vieira, com recursos do governo Agenor Resende  construiu a atual ponte do São Francisco, alguns metros a montante da antiga.

No governo Naphtaly Alves, 1997, o então secretário de planejamento Ângelo Rosa, antes de assumir a pasta,  pediu a construção dos primeiros 5 (cinco) quilômetros de asfalto de Quirinópolis até o rio São Francisco.

À época, era deputado estadual Odair Resende que  deu a rodovia a denominação Onício Resende, em uma homenagem ao seu pai.

Nos governos de Marconi Perillo e, em especial, de Alcides Rodrigues, em atenção sobretudo ao pedido do ex-deputado Ângelo Rosa, com apoio dos ex-deputados  Nerivaldo Costa e Nilo Resende, o asfalto chegou ao Tocozinho.

Com os esforços que agora são feitos, com a participação de prefeitos e lideranças de toda a região, espera-se o asfaltamento do trecho que é considerado um gargalo que impede a integração de vários municípíos, que margeiam o Rio dos Bois, e assim a  consolidação do corredor que liga  Indiara - Porteirão - Castelândia - Quirinópolis - São Simão,  da maior importância para o desenvolvimneto regional.

                  Por Angelo Rosa Ribeiro, quirinopolino, ex-deputado e ex-secretário de estado de agricultura  nos governos de Henrique Santillo e Naphtali Alves.




Nenhum comentário:

Postar um comentário