segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Peças e acessórios do carro de bois completo
















Peças e acessórios do carro e das juntas dos bois 

  • ajoujo: tira de couro presa em argolas nos chifres dos bois emparelhados nas cangas para manter a distância entre eles;
  • arreia: suporte fixado ao cabeçalho sobre a qual se apoiam as tábuas da mesa;
  • azeiteira: recipiente de chifre para guardar azeite a ser usado como lubrificante do eixo;
  • brocha: tira de couro que serve para prender dois canzis sob o pescoço do boi;
  • cabeçalho: a longa trave que liga o corpo do carro à canga;
  • cambão: varão alongado, entre cangas para ligar juntas de bois;
  • cangas: peças colocadas sobre o pescoço de dois bois (juntas ou parelhas), que ligadas ao cabeçalho ou ao cambão, permitem o aproveitamento da força dos bois para a  tração do carro;
  • cantadeira: parte do eixo que fica em contato com a parte inferior do chumaço;
  • chumaço: peça de madeira semicircular entre os cocões para fazer o carro cantar;
  • candieiro: peão que vai a frente da junta de guia para direcionar a rota do carro;
  • canzil: peças que aos pares atravessam a canga para fixá-la ao pescoço de cada boi;
  • chavelha: Peça de madeira, em forma de cunha, que serve para a fixação do cabeçalho ou cambão à canga através do tamoeiro.
  • cheda: prancha lateral do leito do carro de bois na qual se metem os fueiros;
  • cocão, cocões: peças fixadas por baixo de cada cheda, aos pares, que servem para fixar o eixo, contendo os chumaços;
  • fueiro: estacas de madeira colocadas sobre as chedas para amparar as esteiras laterais ao carro;
  • meão: parte central da roda do carro, na qual se fixam, a cada lado, as cambotas;
  • eixo: peça entre as rodas que suporta o carro e permite o seu  deslocamento;
  • mesa: a superfície delimitada pelas chedas, onde se coloca a carga;
  • olho, óculos ou oca: orifício situado entre o meião e a cambota da roda, que tem por função ampliar o ringido dos cocões;
  • pigarro: suporte vertical semelhante ao canzil, colocada na ponta do cabeçalho para evitar que este apoie no chão;
  • roda: peças fixadas nas extremidades do eixo constituídas de três pranchas unidas por travas de madeira, as cambotas;
  • recavém ou requebém é a última peça na traseira da mesa.
  • tiradeira: peça de couro trançado, resistente, que serve para ligar os cambões entre si  ou o cambão ao cabeçalho;
  • tamoeiro: peça em tiras de couro trançadas, no centro da canga, para ligá-la ao cabeçalho ou cambão;
  • vara de ferrão: vara com argolas e ferrão utilizada pelo peão carreiro para tanger os bois.
             Adaptado do texto do Dicionário de Caetitenês, de André KoehneMuseu do carro de boi. 

                   Ângelo Rosa Ribeiro, com a contribuição de seu pai Francisco Rosa Ribeiro e de seu sogro Gabriel Luiz Ferreira. 


Contribuição da Comunidade de Assarai-MG

NOMES LIGADOS AO CARRO DE BOI E SEU USO
AGULHAMENTO OU ROSÁRIO - pequenos botões metálicos, arredondados ou pontiagudos, colocados circularmente nas rodas, para enfeite.
AJOUJO OU SOGA - cordão de couro cru colocado em argolas nos chifres dos bois de uma mesma parelha, para uni-los, e evitar que escapem em caso da quebra eventual de um canzil.
ALMOFADA DA RODA - parte central da roda, de forma quadrada, tendo uma espessura maior que o resto da roda. Tem em seu centro a amecha ou buraco da roda.
AMECHA OU BURACO DA RODA - buraco na parte central da roda que é prensado na ponta da espiga do eixo da roda. Tem secção quadrada e perfil cônico. A roda é travada no eixo por meio de duas cavilhas, também cônicas.
ARREIA - Respiga de madeira, de secção retangular e de perfil cônico, servindo para travar partes do carro, como na roda e na mesa.
ASSOALHO DO CARRO OU MESA - Base do carro onde é transportada a carga. É constituída pelas chedas, cabeçalho e tábuas do assoalho.
AZEITEIRO - chifre de boi com tampa feita de couro, onde é guardado o azeite de mamona, utilizado para lubrificar a cantadeira. O azeite é aplicado com um pincel que fica ao lado ou dentro do azeiteiro.
BRAÇADEIRA - peça de metal utilizada para travar as chedas e o cabeçalho, bem na frente da mesa.
BROCHA - peça feita de couro cru torcido utilizada para prender a cabeça do boi entre os canzis.
CABEÇALHO - peça central do carro e que une as partes constituintes da mesa. Vai da chaveta ao cadião, tendo em média de 4,5 a 5 metros de comprimento.
CADIÃO OU RECAVÉM - prancha transversal de madeira, situada na parte traseira do carro e que une as chedas.
CAMBOTA - peça semicircular de madeira. Cada roda tem duas cambotas e um meião.
CANDEEIRO - geralmente é um menino que vai a frente do carro induzindo o caminho certo. É um aprendiz de carreiro.
CANGA DE COICE - peça de madeira que serve para manter a parelha de bois unidas ao carro. Esta canga é utilizada pelos bois que vão junto ao cabeçalho e que são os responsáveis por suportar o peso nas descidas íngremes e manobras do carro.
CANGA DE GUIA - peça mais leve que é utilizada pelos bois encarregados de ir à frente, puxando os outros bois.
CANGA DE MEIO - canga leve utilizada nas parelhas que vão entre os bois de coice e de guia.
CANTADEIRA - parte do eixo de secção circular e que fica em contato com o chumaço. Esta dupla, presa entre os cocões, é responsável pelo canto melodioso do carro de boi.
CANZIL - peça de madeira de perfil curvo que é colocado na canga para prender a parelha de bois. Cada canga tem 4 canzis, dois para cada boi.
CANIÇO - tampa traseira feita de taquara que fecha a esteira ou canistro.
CARREIRO - pessoa que conduz o carro de boi carregando a guiada. Vai ao lado ou em cima do carro.
CARRO DE BOI - veículo simples para transporte de cargas agrícolas, mas que tem sua uma tecnologia de época, advinda de muitos séculos de utilização em todo o mundo. Os portugueses o trouxeram para o Brasil e espalhou-se por muitos Estados, principalmente Minas Gerais e Goiás. Seu tamanho varia de acordo com o peso a ser transportado. Costuma-se falar em carro para 4, 6 ou até 10 cargueiros de milho.
CAVILHA, CAVIA OU CABIA - pequena peça de secção circular ou triangular e que serve para travar peças de madeira que se unem nas várias partes do carro.
CHAPA DE PIÃO - aro metálico que circunda cada roda e que tem por função proteger a roda. Tem os piões, que são grandes pregos que atravessam o aro e a madeira. Com isto ajudam na tração do carro em lugares escorregadios.
CHAPA LISA - o mesmo aro metálico, só que sem os piões. O uso de um ou outro tipo varia de região para região.
CHAVETA OU CHAVEIA - peça de metal que prende a canga da parelha de coice através do tamoeiro ao cabeçalho, impedindo seu movimento para a frente.
CHEDA - peças laterais de madeira que compõem a mesa do carro. As de boa qualidade são feitas de pranchas tiradas de árvores naturalmente tortas, com a curvatura necessária para a confecção da cheda, dando-lhe com isto muito maior resistência, pois a veia da madeira acompanha a curvatura da cheda.
CHUMAÇO - peça de madeira semicircular de madeira mais mole que a cantadeira e que juntas fazem o carro cantar ou ringir.
COCÕEs - peças de madeira em número de duas em cada lado da mesa e que se ajustam ao eixo do carro (nas cantadeiras), para que o carro possa ter tração.
DEGOLO OITAVADO - o eixo do carro é oitavado e a parte que fica entre as duas emborgueiras tem um estreitamento, que é chamado de degolo do oitavado.
EIXO DO CARRO - peça muito importante da transmissão do carro. É unido às rodas. É uma peça única, normalmente feita de cabreúva e suas partes estão descritas no esquema número abaixo.
EMBORGUEIRA OU MORGUEIRA - peça oitavada que fica de cada lado da cantadeira, cerca de três centímetros mais alta. Com isto impossibilita a saída dos cocões de cima e também o deslizamento lateral.
ENCOSTO DO COCÃO - peça de ferro colocada ao lado dos cocões e que tem por finalidade impedir que com o esforço e peso do carro os cocões se abram, prejudicando o andar e segurança do carro.
ESPIGAS OU PONTA DO EIXO - são as duas extremidades do eixo onde as rodas são colocadas. Tem secção quadrada e perfil cônico para travar as rodas, que também tem amechas quadradas e cônicas.
ESTEIRA OU CANISTRO - esteira de bambu ou taquara com cerca de um metro de altura e que circunda a mesa do carro para o transporte de carga, como milho, etc. A altura varia de acordo com o tamanho do carro.
FUEIRO - peças de madeira roliça com dimensão aproximada de um metro e que são colocados verticalmente ao redor da mesa para amparar a esteira ou a carga transportada.
FURAS DAS CHEDAS - são os furos nas chedas onde são colocados os cocões.
FURAS DOS FUEIROS - são os furos nas chedas onde são colocados os fueiros.
GATO - peças de metal colocadas nas almofadas das rodas, transversalmente à veia da madeira para fortalecer a resistência da roda, enfraquecida pela presença da amecha.
GUIADA OU VARA DE FERRÃO – vara de madeira resistente com um ferrão e argolas na ponta, que o carreiro e o candeeiro utilizam para conduzir o carro. As argolas com o seu tilintar são suficientes para os bois entenderem as ordens, mas quando necessário levam umas ferroadas. Dizem que o bom carreiro não usa o ferrão pontiagudo, só o barulho das argolas.
INERVAÇÃO DE CANGA - recobrimento por couro cru feito em cangas fraturadas, enfraquecidas por trincas ou até por enfeite.
MEIA LUA - parte semicircular do cabeçalho que está em contato com o cadião.
MEIÃO - peça central da roda, de forma retangular e que junto com as duas cambotas, compõe a roda do carro.
OLHO, ÓCULOS OU OCA - orifício situado nos limites entre o meião e a cambota e que tem por função amplificar o ringir dos cocões. Varia de forma e posição na roda de região para região. Observe que a linha que passa pelas ocas de uma roda é necessariamente perpendicular à linha que passa pelas ocas das outra roda.
ORELHA - peça de madeira colocada na ponta do cabeçalho logo atrás da chaveta e que tem por função impedir o deslizamento da canga para trás.
PIÃO - prego metálico utilizado nos aros das rodas por alguns fabricantes de carro. Neste caso muitas vezes o aro não é soldado, sendo apenas superposto na emenda. Quem dá a resistência são piões.
PIGARRO - Suporte vertical, semelhante a um canzil que era colocado na parte dianteira do cabeçalho para que este não ficasse apoiado no chão quando os bois eram retirados do carro, ao fim do dia. Não é muito usado em Minas Gerais.
PINCEL - peça utilizada para espalhar o azeite de mamona na cantadeira. Fica junto ou dentro da azeiteira.
TIRADEIRA OU CAMBÃO - peça comprida de madeira, com secção quadrada e que serve para unir uma parelha a seguinte: na parte da frente tem a chaveta e na traseira uma rabada, que é um trançado de couro para prender uma parelha à seguinte.
TAMOEIRO - peça de couro cru, colocado no centro da canga e que tem por função prender a canga à chaveta da tiradeira ou cabeçalho.
GUIADA OU VARA DE FERRÃO – vara de madeira resistente com um ferrão e argolas na ponta, que o carreiro e o candeeiro utilizam para conduzir o carro. As argolas com o seu tilintar são suficientes para os bois entenderem as ordens, mas quando necessário levam umas ferroadas. Dizem que o bom carreiro não usa o ferrão pontiagudo, só o barulho das argolas.
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8 comentários:

  1. Oi! Por acaso vc sabe como se chama aquela peça de couro, tipo viseira, que colocam nos bois ou cavalos que limita sua visão à frente? Alguns dizem que é para evitar que se assustem.

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  2. Na minha região chama "tapa olho".

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  3. "Tapa olho" é nome da peça do arreio.

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  4. E A PECA FEITA DE PALHA PARA A CARGA FEITA DE TAQUARA DE BAMBU TRANCAD

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