quarta-feira, 5 de junho de 2013

Quirinópolis terá AME - ambulatório médico de especialidades

Marconi e Odair investem na implantação dos Ambulatórios Médicos de Especialidades - AMEs


 
             Para cumprir seu grande compromisso com a saúde o prefeito de Quirinópolis Odair Resende disponibilizou e doou ao estado uma área, ao lado da reservada para a futura instalação do CREDEQ, na Via Perimetral, setor Sul da cidade, para a instalação de uma unidade do Ambulatório Médico de Especialidades, AME, com a garantia do governo estadual de  que haverá mais autonomia na área de saúde para o município e região,  livrando os pacientes do incômodo de enfrentar longas horas em filas de espera na capital.

            A proposta do Governo do Estado é munir as cidades do interior que geram grande fluxo de pacientes em Goiânia com unidades de saúde que oferecem especialidades médicas variadas e aparelhagem de última geração para o diagnóstico e tratamento adequado. Os Ambulatórios Médicos serão a alternativa mais rápida, viável e confortável para se tratar os pacientes de pequena e média complexidades  com o atendimento inicial adequado. Com a implantação de 21 unidades do AME e dos consórcios intermunicipais haverá melhora na assistência  aos municípios do interior, onde o paciente está, acrescentando qualidade na prestação de serviços realizada pelo Sistema Único de Saúde - SUS.

             Os  Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) serão centros de diagnóstico e orientação terapêutica que reunirão em um só lugar cerca de 20 especialidades médicas, como cardiologia, urologia, nefrologia, oftalmologia e ortopedia, reumatologia entre outras, para atendimento aos pacientes encaminhados pela rede básica de saúde. Nos AMEs os pacientes terão diagnósticos com exames de média e alta complexidades  e se necessário sairão encaminhados com tratamento marcado em outra unidade de saúde. Para a administração destes centros especializados o governo propõe a formação de  Consórcios Intermunicipais de Saúde, os CIS, que poderão realizar investimentos para melhorar o atendimento na região, inclusive na aquisição de veículos para o transporte sanitário dos usuários  até os centros de atendimento.

             De imediato serão construídas 5 unidades, inclusive a de Quirinópolis, por ter o município se adiantado nas providências exigidas pelo governo para o início das obras. No terreno doado pela prefeitura, o Estado construirá a unidade ao custo estimado de R$ 15 milhões, que será mantida pelo consórcio intermunicipal de saúde formado pelos municípios vizinhos. O gerenciamento do AME ficará sob responsabilidade de uma organização social. A participação de cada município será regulada proporcionalmente a sua demanda. Para o custeio do consórcio o governo estadual deverá participar com 40% dos recursos, sendo o restante por conta dos municípios.  

    Por  Ângelo Rosa Ribeiro, de Quirinópolis-GO.  Foi professor da EV-UFG, deputado estadual por GO (2X), secretário estadual de agricultura GO (2X),  secretário estadual de planejamento, superintendente da SEMARH GO, chefe de gabinete da PGE-GO.  Atual residente e produtor rural em Quirinópolis-GO.  

Mais informações: (62) 3201-3811

Nenhum comentário:

Postar um comentário