sábado, 10 de junho de 2023

Quirinópolis resgata tradição agropecuária

Quirinópolis resgata tradição em alto estilo

                A história de um povo pode ser escrita pela sua cultura e tradições. A festa de exposição agropecuária, como manifestação  cultural, com seu elenco de atividades diversificadas, expressivas e afins, pode ser considerada parte da história do município, agora em sua 38º edição.

                No atual governo da cidade ocorreu a decisão de se realizar a tradicional festa da pecuária, incluindo-se nela a festa do peão,  que estava dissociada, numa contradição do que quase sempre ocorre em recinto de um parque agropecuário, em todo lugar que se realiza festas desta natureza. 

                O retorno da festa da exposição agropecuária para o parque João Gouveia resgatou a tradição agropecuária no município, que desta vez se realizou com grande brilho.  Uma programação extensa e variada foi preparada, com grandes shows, por dez dias consecutivos, com destaque para a apresentação da dupla  Fernando e Sorocaba, do chamado sertanejo universitário, que reuniu 30 mil espectadores, de toda a região Sudoeste, além dos visitantes de vários municípios da região Sul e do Triângulo Mineiro. 

                A exposição além de mostrar animais da criação regional,  apresentou rodeio de touros  classificatório  para o Prêmio Brasil, PBR, e provas de laço, com premiações que chegaram a casa dos 50 mil reais. Houve exposição de produtos do comércio local, parquinhos de diversões, muitas barracas com oferta de produtos diversos, inclusive alimentícios, entretenimento e demais atividades da rotina de eventos desta natureza.   Tudo isso com acesso livre para os que gostam deste tipo de festa, através de portões abertos e com entrada franca, patrocinado pela prefeitura, todos os dias. Fora do parque, pelas ruas da cidade, uma grande cavalgada, com mais de 2 mil cavaleiros de Quirinópolis e dos municípios vizinhos, com destaque para grupos organizados e uniformizados  de Itarumã e Cachoeira Alta, de forte tradição neste gênero. Ocorreu um novo recorde de presença de cavaleiros participantes. 

                O parque de exposições que esteve abandonado por vários anos pôde assim ser reaberto, após passar por várias intervenções da prefeitura municipal, que nele realizou modificações estruturais,  adaptações diversas e completa reforma para que ficasse  apto a receber um grande público, com mais espaço para circulação das pessoas, limpeza rigorosa das instalações e eficiente organização, que rendeu elogios e completa aprovação do público. Tudo isso em agradável clima, com pouco frio, o que permitiu a participação de pessoas de todas as idades.

                As lembranças deste evento agropecuário, que durou dez dias com grande sucesso junto ao público, que resgatou a história da agropecuária do município, serão agradáveis, fortes e duradouras. As notícias auspiciosas circularão por todo o ano, até chegar 2014, quando a Prefeitura e o Sindicato Rural prometem realizar uma nova e ainda melhor edição da festa de exposição, em grande estilo, como acabou de acontecer em Quirinópolis.






Nenhum comentário:

Postar um comentário