sábado, 3 de agosto de 2013

Cerrados: Chuveirinho - beleza insólita do cerrado

Chuveirinho - uma bela flor do Cerrado

.
       Não há quem visite a Chapada dos Veadeiros, na região Nordeste de Goiás, que não se encante com a riqueza de sua flora nativa. Sendo uma região de Cerrado preservado impressiona sobretudo beleza de suas flores. Elas surgem em todos os lugares, na vegetação rasteira, nas plantas herbáceas, nos arbustos e nas árvores. Umas encantam pela delicadeza, outras pela exuberância. Mas todas recebem o olhar admirado de quem as vê.


Há registro de sua existência na Serra Confusão do Rio Preto, em Quirinópolis. Quem vê um (Paepalanthus) Chuveirinho ou Calandra dos Cerrados quer colher e levar para casa. É uma espécie nativa da região na forma de um sub-arbusto, inflorescência com flores secas, redondas, pequenas, de cor branca.
           É uma flor que mantém suas principais características, inclusive a beleza, depois de colhidas.


Chuveirinho, como luzes surreais acesas no cerrado, beleza insólita que nasce onde menos se espera

                  Devido a sua grande utilização pela população nativa para trabalhos de artesanato, a sua própria estrutura já é quase a de um "bouquet" de flores, floresce pronto, e como não é resultado de cultivo está quase em extinção no cerrado e sendo comercializadas como as autênticas flores do cerrado.




           A bela flor do cerrado conhecida como chuveirinho movimenta  parte da economia local, através da coleta para confecção de arranjos, feita com a planta seca no fim do inverno, sendo parte da sua produção destinada ao exterior. 

                        Ângelo Rosa Ribeiro,adaptação de Cerrados de Elma Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário