segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Aquicultura - a vez das tilápias






Marconi preocupa-se com produtores de tilápias

          Para cobrar resultado da intervenção do governador Marconi Perillo  no Ministério da Pesca e Aquicultura estive nesta segunda-feira, dia 21/09, com a Superintendente de Meio Ambiente de Goiás, Jacqueline Vieira, responsável pela execução da política ambiental em Goiás.

           O governador interviu para superar um impasse entre IBAMA e SECIMA, órgãos ambientais do governo federal e de Goiás, no licenciamento para criadores de tilápias nos lagos goianos, em reunião com Hélder Barbalho, ministro da pesca, no início deste mês de setembro de 2015.

           Segundo Jacqueline, A SECIMA aguarda uma resposta definitiva do IBAMA para que as licenças voltem a ser liberadas e animar de vez o setor que cresce em Goiás.

           A atividade é praticada sobretudo nos lagos Serra da Mesa e Cana Brava, mas se difunde por todo o estado. Espera-se a regularização para que os aquicultores possam ter acesso a créditos previstos no Plano Safra do governo federal para a área da piscicultura brasileira, hoje estimados em R$ 2 bilhões.

         A criação de tilápias está normatizada na bacia hidrográfica Araguaia/Tocantins,. desde 2003, através da instrução normativa 027, complementar à instrução 145 do Ibama. Apesar de burocracia para regularização das licenças, esta liberada para bacia do rio Paranaíba.

          O governador Marconi Perillo declarou-se preocupado em buscar uma solução legal para o assunto."O fato – segundo o governador – é que a produção de tilápia em Serra da Mesa e Cana Brava vai gerar milhares de empregos e renda para as famílias. Por isso queremos encontrar uma solução técnica o mais rápido possível".

          O ministro Hélder Barbalho garantiu aprofundar a questão em parecer definitivo: "porque reconhecemos ser o Estado de Goiás prioritário para o Brasil na aquicultura", declarou o ministro.
A reunião do governador Marconi Perillo com o ministro da Pesca e Aquicultura contou ainda com as presenças do secretário Vilmar Rocha, do superintendente da Pesca e Aquicultura de Goiás, Valdeci Mendonça e representantes do Ibama.


Nenhum comentário:

Postar um comentário