sábado, 28 de agosto de 2021

HUMBERTO XAVIER - POLÍTICO E LIDERANÇA DO BEM

 


     Humberto Xavier nasceu em 29 de setembro de 1933, em Quirinópolis-GO.  Era filho de  Lázaro Xavier e Márcia Barbosa Xavier.  Casou-se com Yvone Ferreira Rodrigues Xavier, com quem  teve três filhos: Mônica, Mauro e Márcia. Foi professor estadual, servidor do fisco federal, prefeito do município (1970-1973), diretor administrativo da extinta  Caixego e deputado estadual (1975-1987), por três mandatos consecutivos. Veio a falecer  em 01 de maio de 2021, aos 87 anos, em Goiânia-GO,  devido a  complicações  de um AVC.   Seu corpo foi velado na sede da ALEGO, em Goiânia-GO, sob decreto de luto oficial, e em Quirinópolis, sua cidade natal. 

          Em 1969, Humberto Xavier foi lançado candidato a prefeito e protagonizou uma virada política histórica em Quirinópolis. O anúncio de sua decisão causou forte impacto no meio político tradicional. Ele não era visto como político, nem tinha filiação partidária. Era uma aposta na  renovação. Ao ser eleito, colocou a termo um longo período de domínio político ininterrupto do PSD, sob a batuta do coronel Jacinto Honório e de seus companheiros .

            Na disputa contra 5 concorrentes, Humberto teve o apoio simbólico do Movimento Revolucionário de 64, de quem recebeu o comando da Arena 2, sublegenda do partido criado para dar sustentação ao governo militar, que  comandava o pais.

        Como prefeito investiu sobretudo em educação, com bom atendimento a zona rural, onde construiu diversas escolas. Priorizou também a infraestrutura com destaque para o saneamento básico e o setor de transportes.  Dada aos suas valores pessoais. morais, éticos e sua visão diferenciada de gestão, consolidou a imagem de um administrador dinâmico, honrado e eficiente.  O seu governo, apesar de breve, foi bem avaliado pala população.

        A sua passagem pela prefeitura sedimentou sua eleição para deputado estadual, com o que  conquistou a condição de primeiro representante de Quirinópolis na Assembleia Legislativa de Goiás.

    No plano estadual, sua atuação rendeu diversos benefícios para o município e região. Graças ao seu trabalho parlamentar, em sintonia  com o ex-prefeito Onício Resende, foi possível viabilizar a obra do asfaltamento do trecho de Quirinópolis à Lagoa do Bauzinho - a primeira ligação para Goiânia. Graças ao seu trabalho, um armazém, de grande tonelagem, foi construído pela Casego. Foram instalados durante seus mandatos o Colégio Independência, o Colégio Dr Onério e a  Agência Rural, onde hoje funciona a Agrodefesa.  

     Humberto atuou como agente político e gestor sem deixar dúvidas quanto a sua honestidade. Muito experiente  e conciliador, tornou-se uma espécie de professor e conselheiro político para seus pares a amigos. 

    O passamento  de Humberto Xavier tem o significado da perda de um grande líder do bem, cujo  idealismo, obras e feitos se constituem em exemplos a serem seguidos, sobretudo, sob o contexto das novas exigências populares por ética, moralidade na prática política, capacidade de gestão, respeito  ao  bem público e, principalmente, respeito ao cidadão. 

                    Ângelo Rosa Ribeiro nasceu em Quirinópolis, foi professor da EV- UFG, deputado estadual (2x), secretário de agricultura de Goiás (2x), secretário de planejamento de Goiás,  assessor técnico da SEGPLAN GO, superintendente da SEMARH GO, chefe de gabinete da PGE-GO. Hoje è e produtor rural em Quirinópolis-GO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário