terça-feira, 24 de janeiro de 2023

COLÉGIO MILITAR PEDRO LUDOVICO E A HISTÓRIA DE QUIRINÓPOLIS



      Comemora-se,  em 22 de janeito, o aniversário  de Quirinópolis.

      Isso nos leva, é claro, à Pedro Ludovico Teixeira, que  como interventor federal em Goiás promoveu a emancipação  deste município,  pelo decreto-lei  estadual nº 8305, de 31/12/43.

       Seu filho, Mauro  Borges Teixeira, eleito governador,  havia concluído nova sede para o Colégio Estadual de Quirinópolis, na Rua Lázaro Xavier, na parte alta da cidade.

      Na época, imperava no país a  Revolução Militar de 31 de Março de 64, que decidiu punir o velho líder,  senador eleito Pedro Ludovico,  e o seu filho, Mauro Borges, com cassação de seus mandatos e suspensão de seus direitos políticos.

       Como aluno do citado colégio, assiti o desdobrar destes fatos.

       Em 1982,  fui eleito deputado estadual.  Entendi que era minha obrigação corrigir o engano e  fazer justiça aos benfeitores citados.

     Com o apoio dos nossos pares, na Alego, aprovamos proposta de lei designativa, que foi sancionada pelo governador Iris Rezende Machado, mudando o nome de Colégio Estadual 31 de Março para Colégio Estadual Pedro Ludovico. 

       A iniciativa foi bem aceita pela população, que passou a ter, na nomenclatura do colégio, um referencial da verdadeira história quirinópolina.

   

                                            Angelo Rosa Ribeiro,  71, quirinopolino, ex-deputado, ex-secretário de agricultura e ex-secretário de planejamento e Coordenação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário