quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Tornado ou tromba d'agua em Quirinópolis?

 

          A foto acima é de uma  tromba d'água no Lago Serra da Mesa, em Goiás, em jan/23.


Na década de 30, como contava, o Chico Preto  foi visitar seu tio Jovino Rosa de Morais, que morava nas proximidades do Rio dos Bois.
 
Chovia muito, na ocasião - um enorme lago se formava, à perder de vistas,  com águas das várzeas, lagoas e  do rio.

 Uma violenta tempestade se formou sobre aquela imensidão e o fez pausar a viagem. Então, procurou abrigo na casa de um amigo, que também morava nas proximidades do rio.

Dali, observava tudo e assim descrevia o acontecido:

 A tempestade se fazia movida por um vento muito forte e dele surgiu um grande redemoinho, que avançava sobre as águas. No céu, via-se uma imagem semelhante a de um funil ou mesmo de uma tromba, girando forte, ao sugar águas de uma lagoa. Ali, entre as nuvens negras, aquele fenômeno   foi se distanciando e se desfez depois de algum tempo, com o cessar das chuvas.

 Passada a tempestade, o Chico continuou a viagem.  Pelo caminho havia árvores caídas, galhos quebrados e folhas, num rastro de destruição deixado pela ventania. O que mais chamava a sua atenção era a presença de peixes mortos, alguns ainda vivos, fora da lagoa e em plena mata. Por certo, foi aquele redemoinho que espalhou os peixes pelo mato, à montante da lagoa, imaginou.  

Para as pessoas amigas, ele dizia que nunca entendeu direito o que ali se passou. A tempestade e a imagem da tromba d'agua foram testemunhadas por vários moradores, mas poucos acreditavam na história dos peixes fora da lagoa. Por isso, não gostava de falar nesse assunto, porque o caso virou piada e era sempre motivo de risos. 

Tromba d'Agua ou um Tornado?

Muito depois, ao ver imagens de tornados, o Chico Preto se assustou e teve a impressão de que poderia ser  um tornado o que viu sobre o Rio dos Bois.
 Todavia, a imagem acima de uma tromba d'agua sobre o Lago de Serra da Mesa, em Goiás, pela semelhança,  parece explicar o que teria ocorrido no Rio dos Bois.

 Será que não foi um tornado?

Ângelo Rosa Ribeiro, 71 anos, quirinopolino, filho do Chico Preto, de quem ouviu este depoimento, em1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário