sábado, 30 de dezembro de 2023

Itapuranga- - Ascensão, consagração e trágico fim de um gestor idealista


Prefeito João Batista da Trindade Itapuranga-GO, 1985,  com o ex-dep Angelo Rosa Ribeiro.

    O prefeito João Batista da Trindade, o Batista,  lutou por ideal e foi protagonista de histórica transformação de Itapauranga, no contexto do Vale do São Patrício.

   Era um cerealista, com grande ligação com os pequenos e medios produtores, que predominavam e movimentavam a economia do município.

 Nossa presença 

   Em 1982,  sem conhecer Itapuranga,  chegamos ao Terminal Rodoviário local e perguntamos a um senhor ali presente se conhecia o pessoal do PMDB.  De pronto, respondeu - vou levar o senhor na casa de um  cerealista amigo que será nosso prefeito.

      Na nossa apresentação, soubemos que o  candidato a prefeito era o  empresário Tito Coelho Cerdoso, pessoa muito  popular na cidade.

    Sob comando do prefeito Warner Carlos Prestesr, decidiram fazer um esquentamento de campanha com estudantes  secundáristas, na casa do pré-candidato Tito Coelho, para a qual fomos  convidado.

     Na reuniao, anunciaram um professor da UFG-GO, Ângelo Rosa Ribeiro, que se  eleito iria trazer uma faculdade para Itapuranga. 

     Confesso que foi assustasor ouvir aquilo.  Ao falar,  prometemos  reforçar o pleito e trabalhar ao lado das lieranças locias para viabilizá-lo. Dai em diante,   viramosi o candidato da faculdade e o  assunto foi repetido em todaas reuniões na  campanha eleitoral. 

      Na eleição para deputado estadual,  obtivemos mais de 4 mil votos na região. 

    O Tito não conseguiu  seu  registro,  como candidato. O Trindade foi escolhido substituto e se elegeu prefeito.

    O eleito era bem visto pela família de  Iris Rezende e amigo do senador Henrique Santillo. 

   Logo, estávamos juntos na luta para cumprir as promessas de campanha.

    Nossa primeira vitória  foi a ordem de execução do asfalto  Itaberaí-Heitoraí-Iatapuranga - um feito extraordinaário que  levou à glória o prefeito João Batista.

       Na inauguração do asfalto, Iris  foi conduzido nos braços e ombros da multidão, do trevo da nova rodovia à praça central da cidade, e  alçado ao ponto mais alto do logradouro,   diante de milhares de itapuranguense que o ovacionavam.

     Tomado de grande emoção, Iris procurou-nos, como deputado, para saber o que deveria prometer em recompensa ao carinho daquela multidão, que aguardva seu pronunciamento.

      Foi aí que o espírito santo  nos fez lembrar da promessa impossível - respondi  ao  governador:  prometa uma faculdade que é o sonho das lideranças e da juventude da cidade.

A sugestão foi aprovada pela  primeira-dama, professora Edna Trindade,  que estava ao  meu lado. 

    Esperamos, apreensivos, a confirmação de Iris para nos juntatmos  à multidão e aplaudir a promessa que, de fato, fez o governador para Itapuranga e região.

      Junto com a ligação asfáltica  chegou  o asfaltamento e a urbanização da Av Agoncilio da Silva Moreira, veio a promessa da faculdade e ajuda para asfaltamento de praticamente de  todas as ruas e logradouros da  cidade.

 Com o prefeito, buscamos recursos para consolidar ao projeto FECLITA, ampliar o Hospital Municipal,  instalar a Agência do Banco do Estado de Goiás,  construir Ginásio de Esportes,  casas populares, Colégio Estadual de Itapuranga,  sede da Emater-GO, expansåo  de redes de água e esgoto e muitas outras obras e serviços.

 Para Guaraíta, Batista levou  o asfalto, a ponte da chegada,  serviço telefônico,  praça de esportes, rede de água potável e o ensino de segundo grau. A Vila Sao José e a Cibele foram  contempladas com praça de esportes,  melhorias na educação e urbanização.

      João Batista exerceu tambem liderança regional ao presidir a Associado dos Municípios do Vale do São Patrício.

    Sem dúvida, pode-se afirmar que ele foi o prefeito que mais realizou em toda a história de Itapuranga e nos orgulhamos de ter sido seu parceiro e braço de  apoio em todas as conquistas que alcançou em favor seu povo.

       O  João Batista da Trindade, após deixar a prefeitura, em trágico acidente de automével, veio a falecer, nas  imediações de Heitoraí, quando retornava de uma reunião na cidade de Goiás. 

       O acidente separou João Batista de Trindade  de  sua  esposa Ena Trindade e dos filhos Cícero, Edney e Adna Trindade, de seus amigos  e de sua Itapuranga.

     Todavia, aquela bela e dinâmica   família ficou na história ,  por protagonizar grandes e  significativas mudanças  no campo socioeconômico, educacional e cultural da região de  Itapuranga.

                                    Por Angelo Rosa Ribeiro, ex-deputado, representante de Itapuranga na Alego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário