quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Quirinópolis - A importância do Porto de São Jerônimo.

 

   Porto de São Jernônimo, 1882 até 1951

À medida que se organizava como um cenro urbano, a Capelinha, que hoje é Quirinópolis, já mostrva o seu potncial, com  crescente número de habitantes e  de demandas  comerciais, sobretudo com o Triângulo Mineiro. Isso exigia a construção de outro porto, no Rio Paranaíba, à jusantte do Porto de Santa Rita - hoje Itumbiara. 
 Coube ao pioneiro Custódio Lemos do Prado, em 1882, tomar a iniciativa da construção do Porto São Jerônimo, por se localizar próximo a barra do Rio São Jerônimo, afluente do lado mineiro, na divisa com o distrito de Santa Vitória (MG).
 Para se chegar ao porto era preciso acompanhar  o Rio São Francisco pelo espigão e  pela sua margem direita até um ponto onde nele se construiu uma ponte, já nas suas proximidades do porto.
 Em 1855, pouco tempo depois de sua instalação, devido ao aumento do fluxo de pessoas e mercadorias, o Governo Provincial  o encampou e ali implantou uma recebedoria, na qual serviu o pioneiro Adolfo José D' Abadia, por inomeação de seu amigo, inteerventor Pedro Ludovico Teixeira.
As boiadas procedentes do extremo Sudoeste Goiano e de algumas regiões do Mato Grosso, que antes se dirigiam ao Santa Rita  passaram a utilizar o Porto de São Jerônimo para alcançar as cidades do Triângulo, em especial Uberaba e, de lá, ao Rio de Janeiro ou a região de Barretos (SP), locais de comercialização das mesmas.
O referido porto foi da maior importância para o  desenvolvimento de Quirinópolis. Sua construção incrementou o intercâmbio comercial com o Triângulo Mineiro, aumentou a arrecadação de impostos e facilitou a vinda de pessoas para a região, assim contribuiu para o crscimento da população da cidade.  
A construção do Porto  Novo ou do Gouveínha e o surgimento de nova rota de ligaçaõ com o Triangulo Mineiro,  em 1951,  forçou a sua desativação.
Por Angelo Rosa Ribeiro, quirinopolino, mádico veterinário, ex-professor da EV-UFG, ex-deputado estadual e ex-secretário estadual de agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário