quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Caso ITR 2023 em Quirinópolis - os resultados

 

      O aumento abrupto do valor da terra nua-VTN - no cálculo do ITR 2023, em até 100 %, no caso das  melhores terras,  causou espanto e muito  protesto por parte dos  proprietários rurais  de Quirinópolis.


     Na terça-feira, 10/09/23, após muita correria,  discussão e desinformação,  houve finalmente uma reunião das lideranças do movimento com o prefeito Anderson de Paula. 

    O acontecimento mostrou   a necessidade de maior conhecimento das questões da classe de modo geral, conscientização da mesma e organização dos propietários rurais para que  não sejam de novo surpreendidos.

    Embora a diretoria do Sindicato Rural de Quirinópolis -SPRQ - tenha se  empenhado de forma solidária, diante da mobilização reativa dos produtores,  a entidade de defesa de classe reconheceu que  possui pouca reprsentatividade. As razões disso  precisam ser debatidas e enfrentadas para que o SPR possa se reorganizar e não voltar ao descrédito que o levou à baixa adesão.

      A regulariadade do ITR é exigida para tudo que diz respeito a  propriedade rural. O imposto, além de representar forte reforço ao caixa da prefeitura, com vistas a uma melhor prestação de serviços rurais, o seu valor atualizado pode servir de parâmetro ou de referência  para uma eventual desapropriação de terras.

     Vale ressaltar, que a desapropriação  ainda não se apresenta como um grande problema  no Brasil. Todavia, não se  pode garantir que nao se tornará grave, como resultado das instabilidades instituticionas e políticas que  preocupam a toda nação.  Por isso, o ITR regularazido é importante, tão importnate quanto a participação dos proprietários  em uma associação, no caso um sindicato forte.

     O aumento do ITR assustou, mas serviu de lição.  O debate precisava acontecer  para divulgar a importância da defesa preventiva e efetiva dos interesses da classe produtora rural, como um todo.

      A prefeitura queria mais recursos, com base nos valores já cobrados por outros municípios da região.  O prefeito,  que também é agropecuarísta,  acabou protagonizando várias discussões  do maior da importância para a classe produtora,  e alegrou-se ao receber os proprietários rurais. Após sentir e reconhecer o drama dos proprietários, pediu  o urgente refazimento dos cálculos,  que certamente  resultará em  redução para  48%  do  valor do ITR 2023.

     O que é digno de nota no protesto -  o dinamismo e a  competência dos líderes do movimento, os quuais também demonstraram  sensibilidade e  compreensão, ao reconheceram a necessidade de uma recomposição significativa do ITR.  Deve-se destacar  o bom senso  da área técnica ao aceitar  rever seus cálculos. 

      No fim, sobressaiu-se o prefeito de Quirinópolis, que não se negou  a receber as lidernaças,   discutiu com elas o problema de forma técnica, franca e transparente. 

      E com humidade,  reconheceu a falha do executivo.  Por isso, foi bastante elogiado. 


          Ângelo Rosa Robeiro, 72 anos, quirinopolino, mádico-veterinário, ex-professor da EV-UFG, produtor ruaral em Quirinópolis-GO, ex-deputado estadual  (2) e ex-secretário estadual das pastas de agricultura (2)  e de planejamento. .







Nenhum comentário:

Postar um comentário