quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A duplicação da BR-060

Em Socorro à BR-060

         São fatos auspiciosos para todos os goianos os movimentos reivindicatórios por parte do governo estadual e da sociedade goiana, para que o Governo Federal duplique a BR-160, começando pelo seu trecho mais movimentado, entre Goiânia e Abadia de Goiás. Sobretudo, no momento em que se prioriza a passagem da Ferrovia Norte-Sul, pelo Sudoeste Goiano.

         Mas os olhos da população sudoestina estão se voltando, neste momento, para uma iniciativa do governador Alcides Rodrigues. Trata-se da construção do novo eixo, a partir de Santa Helena de Goiás, até Arantina, em trecho já quase todo asfaltado, que daí, espera-se que chegue a Edéia e prossiga, até Aragoiânia, viabilizando um corredor da maior importância para Goiás.

         Ao priorizar este eixo, o governo de Goiás estará desafogando a BR-060, que hoje, encontra-se sobrecarregada. Em horários de pico, ela já não suporta o intenso tráfego e transforma-se na mais perigosa rodovia goiana, que ameaça e elimina vidas humanas.

         Com esta e outras obras do grande projeto rodoviário deste governo, as regiões produtoras dos vales dos rios Verdão, Turvo e dos Bois, onde expressiva parcela da produção goiana de grãos, carne, leite, álcool e açúcar se realizam, terão acesso ao Porto de São Simão, na Hidrovia Paraná-Paranaíba-Tietê. Após a conclusão de ligações já iniciadas, entre Quirinópolis e Castelândia e o trecho Porteirão-Edéia, estará viabilizado o novo corredor de transportes e de exportação, facilitando o escoamento de riquezas e o intercâmbio comercial de Goiás, com o mercado internacional.

Para as populações dos vários municípios da região, além dos benefícios já citados, significa dezenas de quilômetros de redução na jornada, de ida e vinda, para a capital do Estado e para outras regiões do país.

Não resta dúvida de que estas são iniciativas louváveis, por ensejarem diversos benefícios sociais a estabelecerem um novo perfil logístico para os transportes da região, pelas quais devem se unir todas as forças interessadas no desenvolvimento de Goiás.  

 Ângelo Rosa Ribeiro, ex-deputado, ex-secretário estadual de Agricultura, de Planejamento e atual presidente do PSDB de Quirinópolis.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário