sábado, 27 de março de 2010

Surge a rodovia Tocozinho-Castelândia

João Hércules e Chico Preto abrem a rodovia Tocozinho-Castelândia
 
"Pelo meio da mata, a velha estrada remanescia,  
como sinuosa trilha de tropeiros e boiadeiros."


            No final da década de 50, a região das Sete Lagoas vivia uma verdadeira transformação, com desmatamentos, cultivo de arrozais, implantação de pastagens e um grande aumento de sua população. Iniciava-se a fase da modernização da agricultura da região, com práticas como uso de insumos e mecanização, através de agricultores que vieram de municípios mineiros vizinhos da região. Mas, não contava com a infraestrutura de transportes para o escoamento da sua crescente produção.

        Neste cenário de expansão da agricultura fazia-se necessário a melhoria das condições das estradas, especialmente no principal eixo de escoamento da produção. Desde o tempo do desbravamento, pelo meio da mata apenas a velha estrada remanescia, como sinuosa trilha de tropeiros e boiadeiros. De um modo geral as estradas eram tortuosas e precárias, cheias de buracos e atoleiros, pois foram abertas por pioneiros da região, sendo conservados pelos fazendeiros e raramente pela municipalidade.  

             Na região das Sete Lagoas, a venda do Chico Preto recebia regularmente fazendeiros e proprietários de veículos motorizados, que reclamavam da absoluta falta de condições de trânsito nas estradas do lugar, principalmente das saídas para Quirinópolis e para o povoado da Sul Goiana, hoje Castelândia. 

       Em 1961, haveria eleições para prefeito e vereadores. O senhor Francisco Rosa Ribeiro, Chico Preto, incentivado pelos seus amigos e familiares, entendeu que era necessário deixar de lado o comércio e dedicar-se um pouco mais a política na região. Era candidato a prefeito o seu particular amigo João Hércules, que lhe solicitou apoio, sob o compromisso de que iria melhorar as estradas.

      João Hércules, logo após sua posse, em 1962, reconheceu a ajuda do amigo e logo melhorou as condições do trecho de Quirinópolis ao pequeno povoado de Tocozinho. Com havia combinado antes da eleição, entregou máquinas e funcionários ao comando do seu apoiador Chico Preto, que por sua conta contratou o agrimensor Allan Fonsêca para projetar um novo trecho a partir do Tocozinho rumo ao Povoado da Linha ou da Sul Goiana, como era conhecida a hoje Castelândia. Contou com o apoio do seu padrinho Benedito Rosa de Morais, que possuía a maioria das terras, por onde a estrada haveria inicialmente adentrar, ao longo de 15 quilômetros de cerradões.

       Foram três meses de dedicação exclusiva do Chico Preto àquela causa para dar apoio logístico e assistência ao operador do trator de esteiras da municipalidade, o conhecido Natão, que morava em Quirinópolis. Para isso, com recursos próprios, adquiriu uma camioneta, com a qual ia e vinha continuamente, sem nenhuma ajuda de custo da municipalidade.  Após 85 dias de seu início surgiu, pelo espigão e no coração da mata, uma das maiores obras rodoviárias até então realizadas pela prefeitura municipal. Seu leito desmatado possuía 12 metros de largura. Em seguida, por meio de poucos reparos como ampliação de leito e correção de traçado da estrada antiga, a melhoria chegou até a divisa do município de Rio Verde, às imedições de Castelândia.

      Para a alegria de produtores e da população local um novo caminho assim surgia, em linha reta, sem atoleiros, que garantia o bom trânsito de automóveis e o escoamento da grande produção do lugar. Este trabalho rendeu prestígio ao Chico Preto e um mandato de vereador na eleição seguinte. 

         Após alguns anos, o prefeito Onício Resende decidiu aproveitar o traçado e todo o leito desmatado para  promoveu melhorias até Castelândia. O seu filho Odair Resende, como deputado estadual, acompanhou a inclusão da rodovia municipal no plano rodoviário estadual e a designou Rodovia Onício Resende. Hoje, a mesma tem a identificação de GO-319 e faz parte do plano rodoviário estadual, com vistas ao seu asfaltamento.


                 Ângelo Rosa Ribeiro, ex-deputado, ex-secretário estadual de agricultura e de planejamento.

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