sábado, 27 de março de 2010

Hélio Leão moderniza Quirinópolis -


Hélio Campos Leão, em  31/01/1959.



                                           Hélio Leão e seu amor por Quirinópolis

            Hélio Campos Leão era filho de  Quintiliano Campos  Leão e  Corina Campos Leão. Casou-se  com Olga Lima e não teve filhos. 

         Em 1950,  Hélio Campos Leão foi prefeito de Quirinópolis pela primeira vez. Antes disso, foi vereador logo após a emancipação do município, quando ganhou a confiança do Coronel Jacinto Honório, grande benfeitor, protagonista mor da criação do município e seu principal chefe político. 

        Hélio Leão, que se  tornou o braço político do coronel Jacinto, foi eleito prefeito, em 1959,  pela segunda vez.  Em 1965, já conhecido como Major, elegeu-se prefeito, pela terceira vez, por vontade do povo e do coronel, evidentemente.


        O prefeito, em seu terceiro mandato, revelou-se um líder carismático e apaixonado pela sua cidade. Para lhe fazer justiça, nenhum  outro executivo foi tão apegado a sua comunidade. Dizia que não tivera filhos, por isso adotara Quirinópolis como sua filha, a quem devotava todo seu amor. Isso ele repetia por vezes com os olhos cheios de lágrimas, pois era muito emotivo, o que  não deixava qualquer dúvida sobre seu verdadeiro propósito.


     De fato, conforme apontamentos históricos, em suas administrações anteriores, deu enorme contribuição para o desenvolvimento local. Abriu ruas, loteamentos, estradas, construiu pontes, escolas e  buscou famílias em outros estados para promover o aumento da população local. Seus esforços resultaram em indiscutível expansão sócio-econômica e em  crescimento da cidade.

       Eleito para o terceiro mandato, estava decidido a modernizar a administração e embelezar a cidade. Para isso, logo no início de sua gestão  comprou uma área e doou ao BNH, para a construção de 180 casas, que resultou na Vila Promissão, o primeiro conjunto habitacional de Quirinópolis. Implantou o sistema telefônico automático e ligou a cidade ao resto do mundo. Ao inaugurar o telefone, ligou para seu xará Hélio Campos, presidente do Banco de Crédito Real de Minas Gerais S/A, em Belo Horizonte - MG, de quem obtivera a promessa de abertura da primeira agência bancária do município. Foi ao Rio de Janeiro e trouxe de lá a autorização para instalação do segundo banco na cidade - o Banco do Brasil S/A. Contratou profissionais para elaboração do projeto de implantação do serviço de água e esgoto da cidade e empenhou-se, pela sua realização. Deu considerável apoio para interiorizar a educação ao construir e instalar 13 escolas rurais. Doou as áreas para a implantação das Escolas Estaduais João XXIII e Castelo Branco. Fez o calçamento da Av. Brasil, no centro da cidade, com "bloquetes". Criou e equipou a banda municipal. Fez convênio e bancou o funcionamento do escritório da Associação de Crédito e Assistência Rural - ACAR-GOIÁS. Instalou a primeira torre de retransmissão e trouxe inéditos sinais de televisão para a cidade. Comprou um caminhão para a limpeza pública. Arborizou todas as ruas existentes. Construiu a estrada para o vizinho distrito de Riverlândia. Deu apoio a construção, pelo governo estadual, das pontes sobre o rio São Francisco e rio dos Bois. E ainda, provou aos seus adversários políticos, que lhe impuseram uma auditoria de contas, sob responsabilidade do governo estadual, que tudo estava em perfeita ordem.


           Agora faltava a obra que mais lhe motivava, que era reconstruir a histórica  Praça São Sebastião, hoje Coronel Jacinto Honório, instalando ali moderna fonte sonoro-luminosa, que não teria similar em Goiás. Deixando de lado o possível exagero, fato é que sua obra  encheu os olhos dos quirinopolinos. Nada podia superar em beleza o espetáculo proporcionado pela fonte sonoro-luminosa com seus fortes jatos d'água, lançados às alturas, sob imensa pressão e agradável efeito sonoro, que por si só já entoavam uma bela melodia, mas que ali apareciam sincronizados com luzes de diversas cores ao som de memoráveis orquestras. Era um show de rara beleza que encantava a populção.

 Naquela praça tudo tinha sido planejado para agradar a comunidade. Construiu-se novo coreto para solenidades especiais. Instalou-se espelhos d'água que foram povoados por belos cisnes. Implantou-se verdejantes jardins e canteiros, com lindas e exóticas floreiras.  O povo estava feliz e lotava a praça todos os dias. Nos finais de semana, além de  jovens para namorar, aparecia gente de todas as idades e de várias regiões, na busca do entretenimento. Com certeza, para o velho chefe,  inaugurar aquela praça de fato era como realizar a festa de apresentação da sua única filha, tomada por adoção e que preparara para a sociedade.


         As realizações do prefeito Hélio Leão de fato bem representavam o seu bem querer pela cidade. Ninguém tinha realizado tanto, até aquele momento, por Quirinópolis. Todavia, o tempo passava, o líder envelhecia e haveria mudanças na política local. Fechava-se um ciclo de poder. Ele não percebeu que agora a filha estava pronta  para seguir a sua vida, em um novo rumo. Talvez tenha sido este o seu maior erro. A paixão pela cidade o levou a novas disputas e a revezes no campo político. Perdeu inclusive uma disputa para o legislativo. O velho líder  alguns anos depois veio a falecer. Antes de morrer pedira a esposa que não permitisse que seu corpo fosse velado na Câmara Municipal.  Morreu contrariado, sem poder mais tomar para seus cuidados a sua adorada filha.


  Por  Ângelo Rosa Ribeiro, de Quirinópolis-GO.  Foi professor da EV-UFG, deputado estadual por GO (2X), secretário estadual de agricultura GO (2X),  secretário estadual de planejamento, superintendente da SEMARH GO, chefe de gabinete da PGE-GO.  Atual residente e produtor rural em Quirinópolis-GO.  

2 comentários:

  1. Eu fui funcionário da prefeitura na época do Sr. Hélio, foi um lider que inspirava confiança no povo de quirinópolis, seu erro foi não reconhecer que o seu tempo já havia passado.
    José Eymard Jcintho

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal, eu sou Patricia Sherman em Oklahoma EUA agora. Gostaria de compartilhar com você minha experiência em pedir US $ 185.000,00 para limpar meu saque bancário e iniciar um novo negócio. Tudo começou quando eu perdi minha casa e peguei minhas coisas por causa da política do banco e conheci algumas contas e algumas necessidades pessoais. Então fiquei desesperada e comecei a procurar fundos de todas as formas. Felizmente para mim, uma amiga minha, Linda me contou sobre uma empresa de crédito, fiquei intrigada com a fraude, mas fiquei intrigada com a minha situação e não tive escolha a não ser pedir conselhos de minha amiga sobre essa empresa. entrar em contato com eles realmente duvidou de mim por causa da minha experiência anterior com credores online, você sabia pouco disso? '' Elegantloanfirm@hotmail.com Esta empresa tem sido muito útil para mim e meu colega e hoje, graças a essa empresa de crédito, a orgulhosa dona de um trabalho e responsabilidades bem organizados, eles sorriram de volta para mim. Portanto, se você realmente precisa crescer ou iniciar seu próprio negócio, ou se realmente precisa emprestar dinheiro em qualquer dificuldade financeira, recomendamos que você encontre hoje uma oportunidade de desenvolvimento financeiro em sua empresa. {E-mail:} Elegantloanfirm@hotmail.com / número do whatsapp +393511617486 .... on-line para crédito e não vítima de fraude Obrigado.

    ResponderExcluir