segunda-feira, 29 de março de 2010

Quirinópolis - história e significado de sua bandeira

Salve a bandeira de Quirinópolis!

"Todos cantam sua terra,
também vou cantar a minha."

(Cassimiro de Abreu)




         A inscrição da bandeira anuncia que das terras de Quirinópolis brotam Leite e Mel tal como em Canaã, a "terra prometida" por Deus à Abraão. Isso equivaleria a dizer que por possuir solo fértil, grande disponibilidade de água e por ser abençoado,  o município teria condições ideais para farta produção de alimentos, produção de energia renovável, biocombustíveis e outras riquezas.

        De fato, tal como anunciado na bandeira, neste abençoado vale do rio Paranaíba um povo laborioso maneja  o solo para produzir de forma diversificada, gerando empregos, renda,  excedente exportável e se preocupa com a sustentabilidade para que haja progresso, bem estar coletivo e  garantia de sobrevivência  para as futuras gerações. Tudo isso, sob as cores verde e amarela do pavilhão e com a  permanente proteção de Deus. 

        Salve o município de Quirinópolis que como um astro estará sempre a brilhar, no querido Sudoeste Goiano!



O significado de LEITE E MEL
        

      Conforme o testemunho do ex-prefeito Hélio Leão, no mandato do qual foi criada a bandeira do município, em conversa que tivemos em sua residência, a inscrição “Leite e Mel” surgiu de inspiração bíblica.  Segundo a tradição, Deus chamou Abrão e ordenou-lhe que deixasse Ur, na Caldéia, no Sul da Mesopotâmia, e fosse com seu povo para Canaã (hoje Israel), uma terra de fartura, onde havia uvas, outras frutas e mel. Após a escravidão do Egito, conduzido por Moisés, o povo de Deus chegou a "terra prometida" (Ex 33:1-3).

O idealizador da bandeira quis eternizar, através dos referidos dizeres, que também desta terra "mana leite e mel”, quer dizer, Quirinópolis seria um local de abundância, rico em bênçãos, próspero e feliz. Leite seria figura de alimento vital, saudável, que proporciona o crescimento e garante a vida. Mel simboliza coisas gostosas, doces ao paladar.  Na combinação deste símbolos a interpretação de que Quirinópolis se constituiria em um espaço abençoado,  de muita fartura, de coisas agradáveis, onde havia  prosperidade e paz para seus habitantes.
                                  
                                                     Ângelo Rosa é antes de tudo quirinopolino.

3 comentários:

  1. Bom dia Angelo Rosa. Gostei muito do seu blog. Estou pesquisando a respeito da bandeira de Quirinopolis para contribuir com um artigo no lIvro da prof. Felicidade, e gostaria muito de saber o porquê dos dizeres leite e mel na época em que foi aprovada a lei que instituiu a bandeira quirinopolina. Voce poderia me ajudar? Abraços, Angela Acosta Giovanini de Moura.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Doutora Ângela. Agradeço pela sua atenção ao meu modesto blog. Conforme me dissera o ex-prefeito Hélio Leão, em conversa sobre a bandeira do município, a inscrição “leite e mel” surgiu de inspiração bíblica. Segundo a tradição, Deus chamou Abrão e ordenou-lhe que deixasse Ur, na Caldéia, no Sul da Mesopotâmia, e fosse com seu povo para Canaã (hoje Israel), uma terra de fartura, onde havia uvas, outras frutas e mel. Após a escravidão do Egito, conduzido por Moisés, o povo de Deus chegou a "terra prometida" (Ex 33:1-3).
    O idealizador da bandeira quis eternizar, através dos referidos dizeres, que também desta terra "mana leite e mel”, quer dizer, Quirinópolis é um local de abundância, rico em bênçãos, farto, tanto em alimento quanto em alegrias. Leite é figura de alimento vital, saudável, que dá o crescimento. Mel é figura de coisas gostosas, doces ao paladar.

    ResponderExcluir