quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Nerivaldo Costa, um notável líder de Quirinópolis

Um líder carismático e bem sucedido


 

Estudos: Escola Técnica de Comércio (2.º Grau)
Profissão:Contador e Fazendeiro
  Nascimento: 18 de maio de 1943, Quirinópolis, GO
Filiação: Izaura Alves da Costa
Cônjuge: MariaNazareth de Lima Costa
   Filhos: Maria Clarice, Ana Lúcia e Ana Carolina 


Nerivaldo Costa foi um político muito popular. Líder pelo seu carisma e pelo servir ao próximo. Era atencioso, solícito e amável com as pessoas. Nunca deixava de abraçar a todos que o procuravam. Dono de um largo sorriso,  ele irradiava alegria pelas repartições por onde passava. Era amigo dos principais líderes políticos goianos. Possuía expressivo curriculum por serviços prestados, ao ocupar cargos em todos os escalões do Governo de Goiás.  Pela sua relevante história, Nerivaldo sempre será lembrado como um dos mais notáveis quirinopolinos. 
.                                                                                                                                                                                          

                Embora lembrado como descendente do coronel Antônio Rodrigues Pereira, um pioneiro que chegou a possuir 16.000 alqueires de terras na região, onde hoje se encontra o município de Quirinópolis, Nerivaldo Costa veio de um berço muito humilde.  Era filho de Joaquim Rodrigues Pereira e Izaura Alves da Costa e foi criado ao lado da mãe, que lutava com dificuldades diante de poucos recursos para manter seus filhos. Ainda jovem foi acometido por grave doença pulmonar, tendo sido socorrido por uma ação solidária de amigos da família, que viabilizou sua ida para São Paulo, onde foi submetido a uma cirurgia radical, perdendo dois terços de sua área pulmonar.
                Adolescente, Nerivaldo Costa chamava a atenção da comunidade quirinopolina pelo seu carisma e facilidade em se comunicar, sendo considerado um garoto muito inteligente. Com a ajuda de amigos mudou-se para Goiânia, com objetivo de dar continuidade a seus estudos, onde se matriculou na Escola Técnica de Comércio. Diante de sua clara aptidão política, logo se apresentou para a disputa da presidência da entidade estudantil daquela instituição. Dono de boa oratória foi eleito e destacou-se como líder estudantil na capital goiana.
                De volta a Quirinópolis, aos 22 anos, foi estimulado a participar da eleição municipal de 1965, em parceria com o velho líder João Batista da Rocha. Embora sem o desfecho esperado,  o ensaio serviu para mostrar suas ideias e poder de articulação. Com a eleição de Humberto Xavier a prefeito, em 1969, o jovem Nerivaldo foi convidado a assumir Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal. Pela sua dedicação e pela forma de atender as demandas sociais despertou a atenção da comunidade quirinopolina.
                Em 1972, aos 29 anos de idade, candidatou-se a prefeito, pela ARENA, tendo como candidato a vice-prefeito Altair Martins Parreira. Vitorioso, tomou posse em 01 de fevereiro do ano seguinte. Como prefeito se preocupou com a infraestrutura urbana: instalou rede de esgoto nas principais ruas e avenidas da cidade; buscou parceria com o governo estadual para implantação dos serviços da SANEAGO; implantou o Departamento Municipal de Asfalto Urbano, dotando-o dos equipamentos necessários, com os quais asfaltou boa parte das vias públicas da cidade. Projetou e iniciou a construção do atual terminal rodoviário. Providenciou a implantação do sistema DDD e DDI de telefonia. Concluiu as obras do matadouro municipal.  Na zona rural instalou várias escolas, construiu pontes e cuidou das estradas.  Com o apoio do deputado Humberto Xavier viabilizou junto ao governo estadual o asfaltamento do trecho Lagoa do Bauzinho-Córrego do Castelo, da GO-164, para a ligação de Quirinópolis à Goiânia, assim como a construção de armazém graneleiro da CASEGO.  Junto ao governo federal, viabilizou a construção de um graneleiro da CIBRAZEM. Seu destaque administrativo foi a implantação da assistência social sistematizada, com recursos exclusivos da prefeitura. No distrito de Gouvelândia construiu 100 casas populares, posto de saúde, subprefeitura e a Escola Rubens Carneiro dos Santos.
                Ao deixar a prefeitura, em 1977, não dispunha de bens para adquirir um carro para seu uso pessoal. Os seus ex-auxiliares na prefeitura decidiram recolher contribuições entre si e de alguns amigos, para presentear-lhe com um veículo popular.
                Sua carreira política teve sequência através de convites para ocupar vários cargos na administração estadual. Foi diretor de Controle e Arrecadação do Instituto de Previdência Social de Goiás IPASGO e diretor administrativo da Goiás Hortigranjeira.  Ao retornar a Quirinópolis, em 1985, foi convidado a assumir a diretoria administrativa da Cooperativa AGROVALE. Em 1986, foi eleito deputado estadual.  Em 1988, tornou-se vice-prefeito de Quirinópolis, ao disputar a eleição na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Onício Resende.  Em 1990, foi reeleito para a Assembléia Legislativa. Chegou à vice-presidente desta Casa de Leis, em 1994. Com a ascensão do presidente Agenor Resende ao cargo de Governador de Goiás, devido ao afastamento do governador Iris Resende, candidato ao Senado, e do vice-governador Maguito Vilela, candidato a Governador, Nerivaldo Costa torna-se na linha de sucessão vice-governador de Goiás. Em 1994, assumiu o cargo de presidente regional do Partido Progressista Brasileiro, PPB, e nesta condição disputou a eleição como candidato a vice-governador, pela coligação PFL/PPB, encabeçada por Ronaldo Caiado, sem lograr o êxito desejado. Em 1996, disputou a eleição municipal, pela coligação PMDB/PDC, em chapa encabeçada pelo ex-deputado Ângelo Rosa, para prefeito, pleito que foi vencido por Odair Resende, pela diferença de 156 votos. À convite do governador Marconi, em seu primeiro governo, assumiu os cargos de secretário de Governo para Assuntos Parlamentares e superintendente de Administração e Finanças da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Habitação. Com a reeleição de Marconi, Nerivaldo Costa assumiu a diretoria administrativo-financeira do DETRAN. Em 2006, disputou novamente a eleição para prefeitura municipal de Quirinópolis, pelo Partido Progressista, PP, pleito que foi vencido por Gilmar Alves, do PMDB. No governo de Alcides Rodrigues foi nomeado diretor administrativo financeiro da CELG. Posteriormente assumiu a presidência do DETRAN.
                Em 2010, acumulava a condição de presidente do DETRAN e de principal articulador político do governo Alcides Rodrigues que estava a findar, quando foi acometido por grave crise respiratória que de forma crônica o atormentava, devido a sua limitação pulmonar.  Foi levado para tratamento intensivo no Hospital Anis Rassi. Liberado para a continuidade do tratamento em sua casa sobreveio uma parada cardíaca, vindo a falecer no dia 20/10/2010, minutos após ser atendido no Hospital São Salvador.
       

Um comentário:

  1. Gostaria de ver imagens das obras do ex-prefeito Nerivaldo Costa para o V livro da História de Quirinópolis "Mãos e Olhares Diferentes" dos quais sou organizadora e autora.

    ResponderExcluir