segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Meus belos Ipês floridos

    




         Há no país um complexo de nove ou dez espécies do gênero Tabebuia,  palavra tupi que significa “árvore de casca grossa”. Os ipês posuem características mais ou menos semelhantes, com flores amarelas, brancas, rosas ou roxas. São popularmente conhecidos como ipê, ipé e  pau d' arco.     

           O ipê é uma árvore diferente da maioria das outras: quando suas flores nascem, as folhas caem dos galhos. Quando se vê um ipê florido, sabemos que a primavera está próxima — a maioria dos ipês floresce no final do inverno ou no começo da primavera. A imagem do ipê é bastante representativa do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.

              O Ipê Amarelo é considerado a mais bela árvore do cerrado e também a mais conhecida. Na foto do alto pode se ver um Ipê Amarelo do cerrado, típico, com sua floração nas secas. Não há região do país onde não exista pelo menos uma variedade de Ipê, mas estão ficando cada vez mais escassos no seu habitat natural.  Eles proporcionam um belo espetáculo, com sua floração em  arborização de ruas em muitas cidades brasileiras. São lindas árvores que embelezam e promovem um colorido no final do inverno. Existe uma crença popular de que após sua floração não ocorre  mais geadas.

          A madeira dos ipês é considerada de lei — quer dizer, é madeira de qualidade. Por ser dura e resistente, é empregada na construção civil e naval, em assoalhos, vigas, eixos de rodas e peças de marcenaria. Por ser muito procurada, as árvores de Ipês devem ser plantadas em grandes quantidades, por reflorestamento,  para poupar as existentes na natureza muito  procuradas  e evitar  o risco da extinção. 

           Suas flores são lindas e embelezam as ruas em que se encontram. As árvores florescem no inverno e na primavera. O ipê-roxo é o primeiro a florir: de junho a agosto nas regiões quentes, um pouco antes nos locais mais frios. O ipê-amarelo floresce entre agosto e setembro e o ipê-branco, de setembro a outubro.

              O ipê é a árvore-símbolo do Brasil.  Infelizmente, são  considerados vulneráveis quanto à ameaça de extinção na natureza.  As diversas espécies de ipês podem ser perpetuadas por sementes ou mudas.  Cada vez mais são adotada em quintais, sítios ou em reflorestamentos. Depois de  plantadas, em curto espaço de tempo estarão alegrando o seu meio ambiente.

             Adote um Ipê. Você estará contribuindo para salvar da extinção uma maravilha da natureza



Acesse o link do youtube abaixo e ouça:

Sinfonia de Ipês

http://www.youtube.com/watch?v=2Iy-qqwXeXU&sns=e 

Acesse o link do yuotube a seguir:


LIU E LEO - O IPE E O PRISIONEIRO.wmv - YouTube

Vídeo de meu ipe florido liu e leu▶ 3:42www.youtube.com/watch?v=AIVhEuZeo1M
17/04/2012 - Carregado por Marcelo Bissi
O Ipê e o Prisioneiro (ipê Florido) Liu e Léu
 Quando a muitos anos fui aprisionado nesta cela fria do ... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário