quarta-feira, 22 de julho de 2020

Clarões históricos: como surgiu o asfalto para Caçu


 Na esteira de Paranaiguara

          A ligação asfaltica para Paranaiguara, a bem da verdade,  tinha  sido pedida pelo ex-deputado Humberto Xavier ao goivernador Ari Valadão, que não tendo os recursos solicitou finaciamento externo, que ficou parado por longos anos.

         No início do governo de Iris Resende houve gestões para viabilizar esre emprestimo. Todavia, os recursos poderiam ser desviados por novos estudos técnicos. Foi um dura luta do deputado Ângelo Rosa e das lideranças de Paranaiguara para manter esta obra. Em audiencia em Jataí, algumas líderes de Paranaiguara, tenda a frente o ex-prefeito Cícero Gonçalves, adentraram ao gabinete do governador,  caminhando de joelhos, implorando para que Iris Resende não desviasse os recursos e executasse a obra.  Deste modo, sensibilizam o governador que em curto espaçõ de tempo iniciou as obras demandadas.

O Compromisso de Iris e a ajuda de Mauro Miranda

          O deputado Ângelo Rosa tinha o compromisso de Iris Resende para até o fim de seu governo viabilizar um eixo rodoviário asfaltado de Cachoeira Dourada até a divisa do Mato Grosso. Com a ajudo do diretor-geral do DERGO, Mauro Miranda, que conhecia este compromisso e tinha interesse nesta ligaçao, pois seu irmão era governador de Mato Grosso do Sul, o deputado conseguiu que o DERGO licitasse a obra.
     
         Na audiência de Jataí, o governdor suspendeu o inicio das obras, embora este trecho era o que de fato faltava para chegar a divisa do Mato Grosso, pois a ligação de caçu a Itajá estava em execução.

         Quirinópolis teve que esperar um pouco, mas o sonho nã morreu pois as obras de arte, pontes e bueiros, foram preparados e executados, sem demora.

A participação do deputado Sodino Vieira

         Passaram-se quatro anos, o governador Henrique Santillo sucedeu Iris e trouxe o asfalto de Inaciolândia par Gouvelândia e Quirinópolis, pois de Cachoeira Dourada a Inaciolândia Iris Rezende já tinha feito.

          O vice-governador Onofre Quinan, que sucedera Henrique Santillo, a pedido do deputado Angelo Rosa  colocou uma empreiteria para reiniciar as obras do asfalto apra Caçu, mas sem recursos finaceiros desistiu.  O governador Iris Rezende garantiu ao deputado Sodino Vieira que logo após sua posse retomaria sem demora a asfaltamento de Quirinópolis a Caçu, pois o assunto tinha histórico desgastante, o que de fato aconteceu, construindo em tempo exíguo os serviços da rodovia.

           Em menos de 12 anos toas as cidades das regiões Extremo Sul e Sudoeste de Goiás estaavam ligadas entre si. 
         

       

---------- Forwarded message ---------
De: angelo rosa ribeiro Ribeiro <angelorribeiro@gmail.com>
Date: qua., 22 de jul. de 2020 às 17:54
Subject: Fwd: Foto de Angelo Rosa Ribeiro
To: <mariadafelicidade@bol.com.br>






Livre de vírus. www.avast.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário