segunda-feira, 8 de novembro de 2021

GO-319 - o passo a passo, a história

Foto do Grupo Projeto GO-319

Nos tempos da Capelinha

    Desde o tempo em que Quirinópolis ainda era Capelinha, os pioneiros, como o próprio João Crisóstomo de Oliveira,  ou viajores por diversos fins que vinham e voltavam  de Minas Gerais ou do Sudeste do Brasil, tinham que passar pelo porto de  Santa Rita do Paranaíba, hoje Itumbiara, chegar ao rio dos Bois, atravessá-lo  pelas três pontes (2 km de Castelândia)  e, em seguida, derivar-se  pelo interior das  Sete Lagoas.

 O objetivo era alinhar estradas carreiras e trilhas de boiadas para  alcançar o vau dos Cassimiras, no rio São Francisco, ou outro à jusante, até chegar a Capelinha. Foi por este caminho aí  que chegou o primeiro veículo motorizado a Quirinópolis, em 1927.

Reconhecendo o perigos da travessia por vaus e as dificuldades de todos, o senhor José Salomão L da Silva, em 1928,  prontificou-se a doar aa aroeiras e foi atrás de doações dos fazendeiros da região para construir a primeira ponte sobre o rio - a ponte da cachoeira do São Francisco.

Foi assim que se consolidou o histórico e o atual traçado da GO-319.

Reconhecimento ao ex-prefeito João Hércules e ao senhor Francisco Rosa Ribeiro - Chico Preto.

Ao se candidatar a prefeito o senhor João Hércules chamou seu amigo Chico Preto e lhe pediu: Chico, você que é o nosso líder que conhece o povo da Sete Lagoas. Preciso que vá de casa em casa e tome conta de minha campanha. Ao que Chico disse: o principal problema aqui é abrir uma estrada pelo meio da mata, do Tocozinho até o córrego Grande e melhorar o trecho para a Castelândia. Posso prometer isso em seu nome? 

O candidato respondeu: pegue aqui na minha mão Chico, vamos ganhar a eleição e fazer a estrada. Com esta palavra recebida,  o senhor Chico foi primeiro buscar a anuência de seu padrinho Benedito Rosa de Morais, dono das matas que seriam cortadas pela estrada, sem ônus, senão o do benefício de todos.

Veio a eleição, João Hércules se elegeu e no quarto mês de sua gestão chamou o Chico Preto e disse: contrate um agrimensor - Dr Allan Fonseca - traga o projeto que eu vou te entregar um trator de esteiras e um tratorista, o Natão. Você  dê toda a assistência a  ele e a um auxiliar dele, até abrir a estrada. 

O Chico nem reclamou das despesas que viriam. Tratou de comprar uma camionete para dar o apoio solicitado.

Foram 90 dias de trabalho intenso,  mas rasgou-se a mata, em linha reta de 12 metros de largura e 15 km de extensão.  Ação contínua, o prefeito João Hercules  mandou patrolar  e abrira  pista com largura de 8 metros. Para concluir,  ampliou e melhorou o trecho aqs imediações da  Castelândia.

Mais história da GO-319

Passaram-se alguns anos, o leito amplo de estrada foi se encapoeirando. O então  prefeito Onicio Resende reabriu a estrada, recuperou suas dimensões originais,  com pista ampla  e fez melhoramentos até Castelândia. O deputado Odair Resende, em projeto de lei de sua autoria denominou de Onicio Resende a este trecho,  agora  como  GO-319.

Em 1997, o governador Naphtaly Alves convidou o ex-deputado Ângelo Rosa Ribeiro para o cargo de secretário de agricultura. O convidado, ao aceitar o cargo, pediu o asfaltamento do trecho Quirinópolis até o Rio São Francisco. Em seguida, o ex-deputado assumiu a secretária de planejamento e participou da alocação de recursos da venda de Cachoeira Dourada para o asfaltamento dos primeiros 5 km, até o referido rio. 

Por fim, em sua campanha à governador, Alcides Rodrigues fez o compromisso público de asfaltar até Castelândia, mas só conseguiu chegar até ao Tocozinho.

Expectativa atual

O que há de diferente no momento é que  há  reconhecimento geral de que é preciso resolver o gargalo existente.  No lugar de poucas lideranças políticas lutando, envolveu-se agora os próprios produtores e empresários, que estão de forma espontânea, idealista  e elogiável, custeando um novo projeto, diga-se, de alto custo, que a rigor seria uma obrigação do governo estadual.

Agora, a esperança é que as ações políticas do deputado  José Mário Schreiner,  do prefeito Anderson De Paula, somados ao crédito financeiro antecipado dado  pelos próprios contribuintes para o projeto que será doado a GOINFRA,  convençam o governador Ronaldo Caiado a dar fim neste antigo imbróglio e liberar de vez esta importante rodovia, que permitirá sair de Indiara á São Simão e vice-versa, com todos os benefícios sociais, econômicos e culturais da integração que ela propiciará.


    Por Ângelo Rosa Ribeiro, natural de Quirinópolis-GO, foi professor da EV-UFG, deputado estadual por 2 mandatos, secretário estadual de agricultura por 2 vezes, secretário estadual de planejamento, diretor de credito agroindustrial do BEG, presidente do PMDB de Quirinópolis, presidente do PSDB de Quirinópolis por 2 mandatos, superintendente da SEMARH-GO, chefe de gabinete da PGE-GO, hoje  produtor rural residente  em Quirinópolis-GO.





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