quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Pioneiros da agricultura mecanizada em Quirinópolis

Pioneiros da agricultura moderna


       No final da década de 50, a região das Sete Lagoas, no município de Quirinópolis,  vivia uma verdadeira transformação, com desmatamentos, cultivo de arrozais, implantação de pastagens e um grande aumento de sua população. 

       Este período foi precedido pela chegada de pioneiros, que vieram em grande parte de municípios da vizinha região do Triângulo Mineiro.  Entre eles, provavelmente, o primeiro a dedicar-se de forma organizada a agricultura de mercado foi Jordelino Luiz Ferreira – o Dino, que em 1957, abriu grandes áreas de cerrados, com a inédita utilização de tratores, sendo pioneiro no plantio de arroz mecanizado na região. Seu conterrâneo Dário Novais o seguiu nesta iniciativa. O parente  e conterrâneo Gabriel Luiz Ferreira adquiriu uma considerável área de terras no Paredão, em 1952, quando trouxe um pequeno, mas inédito trator de esteira, que causou grande  curiosidade entre os moradores do lugar. Com esta já antiga máquina  iniciou os desmatamentos, em 1959. Em 1960, ainda de Tupaciguara, vieram José Sandre - o Bepe e sua família, que adquiriram considerável área de terras próximo ao Córrego do Lajeado. O senhor Bepe e filhos desmataram grande parte de suas terras, adquiriram tratores pequenos e iniciaram a prestação de serviços de mecanização agrícola. Foi nesta época que através dos irmãos Valdivino e Bolivar Martins da Silva foi introduzida a primeira batedeira mecânica de arroz, acabando com a secular prática da batida manual deste cereal. Os irmãos Aristides, José e Lídio da família Pascoal também vieram para a região do Córrego Lajeado, onde, à partir de 1963, deram importante contribuição para o incremento da agricultura, ao conseguirem alta produtividade na cultura do arroz, plantando a seguir milho e soja. No caso da soja, é importante considerar os experimentos demonstrativos de Francisco Junqueira  e de Antenor Fernandes, ressaltando-se que o último se tornou um dos maiores produtores da oleaginosa no município. Oscarino Martins da Silva, o maior proprietário de terras da região, naqueles tempos, deu início à fase de arrendamentos, para o plantio de arroz, seguido de formação de pastagens e tornou-se o maior pecuarista da região. Hoje seus filhos, genros e netos dão continuidade ao seu trabalho.

         Em 1966, veio para Quirinópolis, procedente de Araguari-MG, Onício Resende, para impulsionar definitivamente a agricultura e a prestação de serviços mecanizados no município, utilizando-se de grande e diversificado número de máquinas para desmatamento, preparação de solos, plantio e colheita. Trouxe centenas de famílias de agricultores  braçais, entre elas, gente mineira e, em maior número, de origem nordestina. Tornou-se o empresário de referência desta área, construindo aqui o primeiro grande armazém, com secador e toda estrutura de armazenagem.

          
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário