sábado, 28 de setembro de 2013

Geraldo da Silva Lemos - líder e benfeitor

Geraldo Lemos - morre um líder e benfeitor


Geraldo da Silva Lemos chegou a Quirinópolis, em meados do século passado. Trouxe consigo uma bagagem de muitas virtudes, como sua notável sensatez, fina educação e o caráter conciliador.  Ao longo dos anos se tornou uma figura de destaque, como líder agro-pecuarista e um político de muito valor em Quirinópolis. Ajudou de modo significativo na tarefa de estruturar este importante município, que naquela época era apenas uma promessa. 

              Ao exemplo de  seu irmão José Salomão da Silva Lemos, que  se elegeu vereador, em 1954, para a terceira legislatura,  Geraldo Lemos, em 1958, disputou uma vaga na Câmara Municipal, alcançando a  maioria absoluta dos votos. Naquela oportunidade apoiou a administração de Hélio Campos Leão, um de seus melhores amigos e grande benfeitor do município,  já em seu  segundo mandato. 

            Em 1965, no auge da ditadura militar,  a liberdade política e de expressão de idéias eram duramente cerceadas, censuradas e restringidas, em todo país. A perseguição era exercida contra quem contestasse o modelo político vigente. Muitos líderes populares se acovardavam, omitindo-se das atividades política e partidária. Lembro-me que nesta época foi dada a Geraldo Lemos a missão de disputar a prefeitura, em um partido que fazia forte oposição à ditadura militar. A campanha eleitoral foi realizada de forma contida, com a população amedrontada, ausente da praça pública e da discussão de assuntos políticos. Em boa parte dos  municípios goianos houve eleições com candidato único,  em apoio às ações do governo militar, mas em Quirinópolis, pela coragem de homens como Geraldo Lemos, houve resistência aos procedimentos antidemocráticos da época. 

           Como chefe de família, Geraldo Lemos, ao lado de Irene Scarulles, sua esposa,   preparou seus filhos para servir a comunidade. Maria Helena, de saudosa memória, foi educadora exemplar e era  uma criatura adorável.  Beatriz, professora e mulher valorosa.  Jair Lemos, uma pessoa amável,  de muitas qualidades, que faz falta a Quirinópolis. Por último, refiro-me ao Dr. Geraldo Lemos Scarulles, médico cardiologista e político de destaque, que vem  prestando relevantes serviços a Quirinópolis e a Goiás. 

              Por isso, ao tempo em que  se lamenta o passamento do senhor Geraldo Lemos, seus admiradores e amigos se consolam ao rememorar seus feitos e a contribuição que deu a cidade, que escolheu para viver. Deixou  exemplo dignificante e a herança valiosa,  de quem fez em cada dia o melhor que podia. Como um pioneiro e benfeitor será lembrado. Sua história de vida é um referencial de grande valor para todos nós.

Ângelo Rosa Ribeiro, ex-deputado estadual e ex-secretário estadual de agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário