segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Semana da Pátria!!!


Semana da Pátria!!!

Construímos nossa ideia de pertencer a algum lugar pelo nascimento ou por circunstâncias. Somos quirinopolinos, goianos e, principalmente nesta semana, brasileiros, com muita honra  Na  Semana da Pátria cultivamos a nossa brasilidade, como filhos deste país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza.

 Se de alguma forma  pertencemos ao lugar de onde viemos,  esse lugar também nos pertence e por ele somos responsáveis. Nesta semana todos  nos tornamos iguais, da mesma forma filhos e encarregados deste solo. Somos todos, como nos lembra o Hino da Independência, filhos dessa pátria que é mãe, irmã, provedora e senhora. Veneramos nossa Bandeira, acatamos com humildade o penhor do nosso Hino. Honramos o Selo e as Armas Nacionais. Fazemos isso porque nos vemos felizes pela simples condição de ser brasileiros.
                 Mas essa gratificante condição nos coloca diante de direitos e deveres.  Os brasileiros sabem que têm responsabilidade não apenas com si próprio, mas com os seus filhos, seus vizinhos, seu próximo, seu irmão, com as futuras gerações e com a sustentabilidade da pátria e do planeta.  Depende do que fazemos e de quem somos hoje, a vida dos brasileiros que nos sucederão. É da nossa consciência cidadã que nasce a perspectiva de um amanhã diferenciado, melhor.

                     Trabalhar não basta, como amar não é suficiente, se não houver respeito, dedicação e confiança. Também não é apenas o orgulho que nos anima, que fará deste um país melhor. É a soma de todos os nossos saberes, de todas as nossas esperanças, de todas as nossas ações, que fará com que o Brasil tenha, enfim, um futuro com que sonhar.

                     Temos, além do mais, uma responsabilidade coletiva. A cada um é dado participar de modo intenso, veemente,  e decidir que modelo de país deseja, e trabalhar para que esse modelo seja implantado, com a consciência da igualdade que nos deve nortear, da liberdade que nos dá garantia e da fraternidade que nos torna mais humanos e pacíficos para a vida em comunidade.

                      Lembramos também dos muitos que deram sua vida pela Pátria e que hoje honramos de diversas maneiras. Que sirvam de exemplo e inspiração para as futuras gerações, assim como a nós vêm servindo.

                      A Semana da Pátria não pode ser vista apenas como uma oportunidade de reflexões sobre o seu significado romântico, mas de tomada de decisão,  por parte de cada um, de lutar contra a corrupção, a desigualdade social e a miséria. Porque o Brasil deve pertencer a todos os brasileiros, em condição de igualdade, com justiça social e dignidade para todos, pois queremos uma pátria verdadeira, não apenas um lugar onde milhões de pessoas  nasceram dentro das mesmas fronteiras.


                  Ângelo Rosa Ribeiro foi professor da EV-UFG, deputado estadual, secretário estadual de agricultura e secretário estadual de planejamento.

              

Nenhum comentário:

Postar um comentário