quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Cristovam Veloso – um político ético e humanista



Cristovam Rios Veloso – ético e humanista

                De origem nordestina chegou a Quirinópolis em meados do século passado,  como  servidor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, um homem culto, de bom diálogo, que foi logo conquistando o respeito e a admiração da população local. Era o jovem Cristovam Rios Veloso, que conheceu e se casou com a professora Hélia Parreira Veloso, uma respeitada educadora, de vasta folha de serviços prestados a educação na cidade, com quem teve os filhos  Miriam, Mirna, Meire, Miron e Cristóvam Júnior.

                Cristovam era defensor de seus concidadãos nordestinos, que se constituíam em parcela expressiva da população local, em suas dificuldades e nos casos de discriminação, o que era comum contra estes imigrantes. Dedicava seu tempo também a causa de pequenos e médios produtores rurais, a quem muito ajudava em suas demandas, inclusive  diante de injustiças e exploração das instituições financeiras. Por esta forma de agir foi ganhando a confiança destes segmentos, que logo o incentivara a buscar a política, para ampliar o raio de sua atuação. 

           Em 1959, candidatou-se pela primeira vez a vereador pelo Partido Trabalhista Brasileiro, PTB, elegendo-se e, em 1961, tornou-se presidente da Câmara Municipal de Quirinópolis. Foi reeleito pelo PTB, em 1962. Em 1966, candidatou-se pela Aliança Renovadora Nacional, ARENA, e  pela terceira vez se reelegeu, tornando-se presidente da Câmara pela segunda vez, em 1969. Neste ano, disputou a eleição de prefeito em uma sub legenda da ARENA, contribuindo para a eleição de Humberto Xavier, seu colega de disputa. Em 1972, voltou a disputar a eleição de prefeito, pela ARENA, e do mesmo modo da eleição anterior, pela somatória dos votos, contribuiu  para a eleição do parceiro Nerivaldo Costa, à prefeitura. Em 1976, por ter um eleitorado fiel, foi de novo convencido a disputar a prefeitura e desta vez, pelo modelo em uso, colaborou para   eleger o prefeito Onício Resende, também pela ARENA.

                Seus filhos Miron Veloso e Cristovam Júnior, a exemplo do pai, participam da política partidária e se candidataram à vereador, elegendo-se em Quirinópolis e Morrinhos(GO), respectivamente.

Pela sua cultura humanista e vasta experiência como homem público, o senhor Cristovam Veloso se colocou entre as personalidades de destaque em Quirinópolis, nas últimas décadas.  Contribuiu para elevar o nível da política local, nas discussões do  legislativo  e nas campanhas eleitorais, que valorizou com seu equilíbrio e pensamento diferenciado. Deixou como legado o exemplo de um homem honrado, de natureza solidária, colaborativa e sua história de lutas em favor dos mais humildes e discriminados da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário