quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Lagoa Santa (GO) – emancipação, história



Lagoa Santa de Goiás – emancipação 


              O povoado de Lagoa Santa surgiu entre os anos de 1880 e 1890. Os desbravadores em busca de terras férteis encontram uma lagoa de águas quentes, límpidas e com grande variedade de peixes. Foi o caso de Virgílio Ferraz, que com dois  acompanhantes  vieram de  Minas Gerais e começaram a usar as águas e a sentir sinais de melhora em seus corpos, daí a denominação de Lagoa Santa. Diante da descoberta o  desbravador, que se tornou pioneiro de Lagoa Santa,  mandou  buscar  sua esposa e os cinco filhos, constituindo-se na  primeira família moradora do lugar. Seus descendentes construíram uma pensão para abrigar os visitantes que chegavam de todas as partes do país, constituindo-se no primeiro empreendimento comercial  e turístico do povoado.


                Com o passar dos anos e com a melhor logística de acesso, em torno dos mananciais começaram a surgir hotéis, farmácias, diversas casas comerciais  e formou-se um povoado  às margens do Rio Aporé. 


                Sob legislatura da Câmara municipal de Itajá, em 1998,  o vereador Tito que representava o povoado de Lagoa Santa defendeu a criação de um distrito subordinado ao município de itajá  e cuidou de estabelecer seus limites territoriais  em entendimento com o prefeito Valdemar de Freitas Sampaio, que diante da questão ponderou sobre a perda  irreparável do patrimônio  de grande potencial turístico no futuro, mas sob apelo dos moradores do lugar concordou com a solicitação. O pedido de criação do distrito com a denominação de Thermas de Itajá  foi então repassado ao deputado Ângelo Rosa, que o transformou em lei estadual, sancionada pelo então Governador Henrique Santillo, consolidando o distrito, situação que prevaleceu até que o mesmo foi elevado  a categoria de município com o nome de Lagoa Santa, pela lei estadual n 13.134, de 21.07.1997, combinada com a lei 13.241, de 28.12.1998, que estabelece seus limites territoriais, ambas sancionadas pelo então Governador Maguito Vilela,  ocorrendo sua instalação em 01.01.2001. A comunidade lagosantense  comemora  a criação do município em 21 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário