terça-feira, 11 de março de 2014

Genoveva Ribeiro - uma educadora respeitada e amável





Dona Genoveva Ribeiro – uma grande educadora


                Claro que não há consenso sobre o nome da melhor professora ou professor ou sobre o mais querido mestre da história da educação desta cidade. São diversos os nomes de professores que poderiam ser destacados  entre  simpáticos, competentes, respeitados, amigos, cativantes ou incluídos entre os muitos  adjetivos existentes para caracterizar os que mais nos impressionaram pelas suas qualidades e virtudes.


                Lembro-me, por exemplo, de Genoveva Ribeiro Neves, primeira professora de Pedagogia e Didática da cidade e uma pioneira da educação em Quirinópolis. Era competente, simpática e elegante como mestre, e de uma educação invejável, virtude que certamente viera de um berço privilegiado. Por isso todos tinham por ela admiração e respeito. Ela foi professora e diretora na Escola Lauro Jacinto, onde lecionava Ciências e para onde, vez ou outra, levava seus alunos da antiga Escola Normal Estadual de Quirinópolis para um ensaio sobre como se portar e comunicar em uma sala de aula. Ali desenvolvia uma espécie de laboratório a ensinar aos futuros professores a correta abordagem às nossas crianças, as melhores técnicas de ensino, sempre com muito amor e dedicação, como se o que ela se  propunha a fazer fosse  o que de mais importante alguém pudesse realizar pela educação, pela nossa comunidade, pelo nosso futuro. E, de fato, era isso o que fazia. 

       Em 1966, lembro-me dela, como seu aluno de Didática, que tinha sido  escolhido para explicar sobre o aparelho circulatório para seus alunos de Ciências. Muito tímido, diante da tarefa, fui tomado de  forte emoção a ponto de esfriar e endurecer as mãos, especificamente a mão esquerda, que deveria fechar sobre o peito para mostrar aos alunos a posição e o tamanho de um coração  humano. Ao fim do meu ensaio, para este aluno em apuros, cheio de inibição e de dúvidas, veio o imediato e generoso elogio, que a tudo compensou.


        Com fundamento no justo reconhecimento pelo seu trabalho e pelo desejo de homenagear a todos os  abnegados mestres de nossa cidade, destaco o nome da professora Genoveva Ribeiro como merecedora desta honraria, qual seja a de emprestar o seu nome para homenagear  colegas que se esforçaram e se  destacaram através do  tempo e no decorrer da história em prol da  educação quirinopolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário