quinta-feira, 6 de março de 2014

Sodino Vieira - político notável e prefeito campeão de obras





                Era natural de Goiatuba - GO, onde nasceu em 17 de novembro de 1948. Morava em Bom Jesus de Goiás, de onde viera ainda menino para Quirinópolis com seus pais, o peão de boiadeiro  Juvenil Vieira de Carvalho, o Bichinho Vieira, e dona  Constantina Pereira Guimarães. Casou-se com Divina Genezi Silva Carvalho, com quem teve três filhos: Sandro, Michelli e  Stella. 

        Em Quirinópolis, iniciou seus estudos, mas a continuidade deles, dado as dificuldades financeiras de seus pais, dependia de seu trabalho. Em Goiânia, concluiu seu curso de Contabilidade  e foi no desempenhar deste ofício, em Quirinópolis, que reuniu as condições para se formar em Direito, pela Universidade Federal de Uberlândia.

                Sodino Vieira e sua família tinham ligações de parentesco e grande amizade com o chefe político e prefeito de Quirinópolis, Hélio Campos Leão, a quem assessorava nas lides com as obrigações burocráticas do Partido da Mobilização Democrática Brasileira, PMDB, de quem Sodino era fiel adepto. 

         Por algum tempo, dirigiu o Cine Olga, empresa de propriedade do prefeito Hélio Leão. Nesta época, foi convidado a ingressar na maçonaria, em Quirinópolis, instituição a que se dedicou por alguns anos.

     Foi no servir ao seu partido político, como secretário e como advogado, que ganhou notoriedade política. Muito dinâmico e aguerrido em suas convicções partidárias,  tornou-se  líder do PMDB local. Foi candidato a vereador e se elegeu, em 1976, quando fazia oposição ao governo do Partido da Frente Liberal - PFL. Em 1976, disputou uma vaga na Assembleia Legislativa, Alego, sem se eleger, mas obtendo uma votação consagradora, em Quirinópolis.

    Em 1982, firmou sua liderança local,  ao dispiutar e vencer as eleições municipais, em companhia do vereador Iromes Fernandes de Oliveira, na condição de candidato a vice-prefeito. Assumiu o cargo de prefeito de Quirinópolis, em 1983, ao derrotar líderes opositores como o ex-prefeito Nerivaldo Costa e Rafael Chaves.

Realizações do seu primeiro mandato

              Na prefeitura, Sodino iniciou sua administração reformando o plantel de máquinas existentes e  adquirindo novas para atender as demandas da zona rural do município, cuidar da limpeza pública e melhorar a infraestrutura urbana.  Avançou, remodelando  a Avenida Brasil, em toda sua extensão. Construiu milhares de metros  lineares de galerias de águas pluviais, esgotamento sanitário e asfaltou todas as ruas da cidade. Reestruturou avenidas com a construção de canteiros centrais, asfaltou o parque de exposições agropecuárias, construiu 700 metros lineares de canalização em concreto armado no córrego Cruzeiro; construiu a praça da Criança; aumentou a área do Cemitério local; construiu majestoso complexo cultural e educacional que hoje leva o seu nome, edificou as escolas municipais Maria Ignês e Márcio Ribeiro; construiu a praça da nova matriz católica; instalou o almoxarifado da avenida Leocádio  e adquiriu áreas para os loteamentos Flamboyant e Rio das Pedras.  Criou o festival  esperança de Quirinópolis (FESQUI).

               Com o apoio da representação do município no governo 
estadual, sobretudo em parceria com o deputado  
Ângelo Rosa Ribeiro,  conseguiu recursos para viabilizar várias obras como  a construção de  800 casas dos conjuntos habitacionais Rio Preto e Capelinha;  a construção do estádio Bichinho Vieira, com capacidade para 25.000 expectadores;  construção do colégio estadual JK e das escolas Corina Campos Leão  e Quintiliano Leão. Ainda no âmbito do estado, em parceria com o deputado Ãngelo Rosa Ribeiro, viabilizaram o asfaltamento dos trechos rodoviários, ligando Quirinópolis à Paranaiguara e Quirinópolis à Cachoeira Dourada. Na área da  Educação, Angelo Rosa e Sodino Vieira viabilizarm a  Faculdade de Educação Ciências e Letras, FECLQ, hoje UEG-GO, com quatro cursos: Geografia, História, Ciências  e Letras.  Junto  ao governo federal, com a parceria do depujtado federal Genásio de Barros foram obtidos recursos para a canalização do córrrego Cruzeiro e construção da Central de Abastecimento de Quirinópolis, CEAQUI.

            Em 22 de janeiro de 1984,  em parceria com o deputado Ângelo Rosa, que fez ampla divulgação em âmbito estadual,  realizou inédito evento pelas Diretas-Já, em Quirinópolis, com  a presença  de 24 dos seus pares  deputados estaduais, Neste evento, o governador Iris Resende abraçou pela primeira vez publicamente  a causa. Estiveram presentes o prefeito de Goiânia Nion Albernaz, 6 deputados federais, 3 senadores, 14 prefeitos municipais, com marcante presença da imprensa goiana. Desta forma,  Quirinópolis comemorou seu aniversário  e  se destacou com sua participação na histórica campanha pela redemocratização do país.

Curta passagem pela ALEGO

                Ao final de seu primeiro mandato,  disputou novamente uma vaga para a Assembléia Legislativa - Alego, desta vez elegendo-se e assumindo o mandato, em 1991. Como depuado,  deu continuidade, em parceria com Ângelo Rosa,  para o asfaltamento de Quiirnópolis a Caçu, que foi concluído neste período.  Em 1993, ao atender o chamamento do PMDB de Quirinópolis,  renunciou a vaga no parlamento estadual  para retornar a prefeitura, após disputar  e vencer  a eleição, em chapa com o advogado Rafael Chaves. 

Segundo mandato de prefeito e novas realizações

                Neste segundo período construiu a praça da feira coberta -CEAQUI; canalizou e urbanizou mais 308 metros  lineares do córrego Cruzeiro;  iluminou o Bairro Alvorada;  implantou redes pluviais e de esgotamento sanitário para  pavimentar com  asfalto  todos os bairros, que não contavam com o benefício; construiu a Ponte Alceu Teodoro, no rio Preto; construiu inédito aterro sanitário;  implantou o distrito agroindustrial;  construiu o abrigo do menor infrator; a Creche Marconzinho; adquiriu a área para a construção do conjunto Hélio Leão, onde em parceria com governo estadual construiu 150 casas;  construiu 55 casas no projeto Habitar Idoso; iniciou a construção da Fazenda-Escola, em área hoje cedida a Usina Nova Fronteira;  adquiriu 6 veículos para diversas repartições municipais, dois ônibus para o transporte escolar, sete caminhões tipo caçamba, duas pás carregadeiras, uma patrol, entre outras benefícios.

Passagem pelo TCM

                Por se encontrar acometido por um problema de saúde de natureza crônica que lhe causava muitas dores e restringia-lhe a mobilidade. Em nome das  lideranças de seu partido, o ex-deputado Ângelo Rosa,  em audiências com Iris Rezende, governador Agenor Resende  e Maguito Vileala, defendeu  o seu aproveitamento em um dos tribunais de contas estaduais.  Esta solicitação veio se concretizar no dia 19/07/1995, quando  renunciou ao cargo de prefeito para assumir uma vaga no Tribunal de Contas do Município, TCM, onde foi conselheiro e chegou a condição de presidente, de 1999 a 2000 Ao final do manbdato requereu  sua aposentadoria.

Fortes ligações com Iris Rezende

   Fora do TCM, Sodino dedicou-se ajudar o seu partido, em situações em que mais detinha conhecimento. Foi presidente da Fundação Ulisses Guimarães, em Goiás  e  um braço direito de Iris Rezende em vários momentos. Em  2010, coordenou a campanha do seu amigo ao governo estadual.

Desaparecimento precoce
             
   Em 24/11/2013, aos 65 anos,  veio a falecer, na UTI do Instituto Ortopédico de Goiânia, IOG,  vítima de problemas respiratórios, depois de uma cirurgia na coluna vertebral.  Foi sepultado no Cemitério Parque Memorial, em Goiânia. O enterro contou com centenas de populares de Quirinópolis, que se deslocaram para uma derradeira homenagem ao líder. 

Ali estavam presente os ex-governadores Iris Rezende e Maguito Vilela, deputados, conselheiros do TCM e vários de seus companheiros  do PMDB estadual.  Foi  decretado pelo Diretório Estadual do PMDB luto oficial de 3 dias.

 Desapareceu assim, de forma precoce,  um ex-prefeito realizador, um político arrojado e aguerrido. Se forem somadas os seus serviços e investimentos em obras,  em menos de dois mandatos, sem dúvida, foi  o prefeito Sodino Viera de Carvalho quem  mais realizou na história de Quirinópolis. 
 
O jornalista  Helton Lenine do Diário da Manhã, em editorial,  presta sua homenagem ao destacar que Goiás perdeu um homem público que fazia da política instrumento de transformação da vida das pessoas. 





 O prefeito Odair Resende, de Quirinópolis, decretou luto oficial e interpretando a vontade da população quirinopolina, encaminhou à Câmara Municipal mensagem denominando Palácio da Cultura Sodino Vieira de Carvalho a uma das suas principais obras na cidade.

Por Ângelo Rosa Ribeiro, natural de Quirinópolis-GO, foi professor da EV-UFG,  deputado estadual por 2 mandatos, secretário estadual de agricultura por 2 vezes, secretário estadual de planejamento, diretor de credito agroindustrial do BEG, presidente do PMDB de Quirinópolis, presidente do PSDB de Quirinópolis por 2 vezes,, superintendente da SEMARH-GO, chefe de gabinete da PGE-GO, atual residente e produtor rural em Quirinópolis-GO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário