domingo, 11 de dezembro de 2011

O empreendedorismo do Dr. Francisco Junqueira

                                                    

O empreendedor Dr. Chico Junqueira




No final da década de 60, após adquirir a Fazenda Tamboril, na região de Gouvelândia, mudou-se para Quirinópolis o advogado Francisco de Paula Botelho Junqueira, trazendo consigo a sua esposa, filhos e um enorme desejo de contribuir para o desenvolvimento deste município.

 Dr. Francisco é natural de  Barretos SP, onde nasceu em 9 de outubro de 1933. Em 1962, casou-se com Áurea de Paula Souza Junqueira. Concluiu seus estudos pela  Faculdade do Lago de São Francisco, da Universidade de São Paulo – USP,

Ao chegar à região,  este dinâmico advogado logo se tornou um atuante líder agro-pecuarista, dando enorme contribuição à organização do setor produtivo no Sudoeste Goiano. Demonstrou seu espírito inovador, ao plantar, com o parceiro Antenor Fernandes, no ano agrícola de 1969/70, uma significativa área de soja, para efeito demonstrativo, iniciativa que o fez pioneiro no cultivo desta oleaginosa em Quirinópolis.

Ainda em 1969, foi informado por técnicos da extensão rural local que estava prestes a  caducar uma outorga do Ministério da Agricultura para a sindicalização do produtor rural. Ao atuar em defesa dos interesses da agropecuária, Dr. Chico chamou para si a responsabilidade de estruturar o Sindicato dos Produtores Rurais de Quirinópolis, fato que  agradou bastante a classe ruralista. Foi, em seguida, eleito primeiro presidente da entidade, em 1970. Neste mandato, com o apoio dos principais fazendeiros e líderes do setor, criou e estruturou o Parque Agropecuário de Quirinópolis.

Em 1972, estimulado pelo seus admiradores e animado pelo grande prestígio que já desfrutava, sobretudo, no meio ruralista, disputou a eleição para a prefeitura do município, em uma composição de oposição, mas não se elegeu.

      Continuou então com sua trajetória como empreendedor. Em 1974, quando era dirigente de uma das lojas maçônicas da cidade, criou a Fundação Pelicano, uma entidade de natureza filantrópica, que muito ajudou aos menos favorecidos da cidade. Em 1975, idealizou e liderou uma campanha pela organização de uma cooperativa de produtores rurais para a região do vale do rio Paranaíba, que culminou na fundação da Cooperativa Agrovale, uma das principais do Sudoeste Goiano, com sede em Quirinópolis,  em 28/05/76.

      Em 1983, voltou a pleitear a eleição para a prefeitura municipal. Com o resultado desfavorável da disputa, mudou-se para Goiânia para atender a um convite do governador Iris Rezende Machado, que em reconhecimento a sua capacidade o nomeou diretor financeiro e a seguir presidente da CASEGO – Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Goiás.

 Ligado ao associativismo por formação, convicção e ideal, ao retornar a Quirinópolis, em 1995, dedicou-se a organizar várias associações de produtores de leite e a construir uma central de recebimento do produto, que mais tarde se transformou em uma empresa, a Indústria e Comércio de Produtos Lácteos Quirinópolis - PROLAQUI, da qual se tornou sócio gerente, tendo como membros da diretoria todos os presidentes das associações, que ajudara a criar.

 Como político ousou buscar a prefeitura por duas ocasiões, não logrando êxito, porém deixou a todos os quirinopolinos a nítida impressão de que logo chegaria ao seu intento. Elegeu-se vereador em 1996, sendo presidente do legislativo municipal, por dois anos.

Em 1997, com o apoio de empresários da indústria e comércio local, de políticos, profissionais autônomos e outros, fundou a ADEQUI - Associação de Desenvolvimento de Quirinópolis, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico, cultural e esportivo do município.

Durante o período em que esteve em Quirinópolis, Dr. Francisco Junqueira trabalhou intensamente na advocacia e impressionava a todos, pela sua eloquência, cultura geral e saber jurídico.

        Na execução das obras da central de recebimento de leite, em 7 de junho de 2000, deslocou-se para Goiânia em busca de um transformador para a central em instalação. Ao retornar da viagem, envolveu-se em um acidente, quando o veículo que o conduzia, desequilibrado com o considerável peso do referido equipamento, desviou-se da rodovia GO-164 e caiu em um lago, nas proximidades de Santa Helena de Goiás. Muito ferido veio a falecer, pouco tempo depois do acidente.

O seu desaparecimento precoce deixou insuperável lacuna na comunidade quirinopolina, pela perda de um de seus mais valorosos membros, reconhecido pela sua vasta cultura, insuperável capacidade de trabalho e enorme força de liderança. Entre as personalidades que aqui viveram nenhuma delas, em qualquer fase do desenvolvimento do município, demonstrou tanta visão de futuro, capacidade de empreendimento e entusiasmo pela inovação, como o fizera Dr. Chico Junqueira.

Um comentário:

  1. Quirinopolis teve onicio Resende e sodino Vieira como os melhores prefeitos. Mas faltou o dr Francisco Junqueira

    ResponderExcluir