sábado, 20 de julho de 2013

Quirinopolis aposta no Jovem do Futuro


Complexo Social  Jovem do Futuro
Pela valorização da vida

Atualizado em 20/07/2013.


 Em pé a primeira-dama Fátima Menezes.
 À sua frente o prefeito Odair Resende.


Por alguma razão ligada a infância e adolescência muitos jovens na atualidade apresentam um comportamento considerado anormal com sinais de perda da autoestima e desvalorização da vida. Com isso de norte a sul e de leste a oeste deste país ocorre o fenômeno da marginalização juvenil, que se traduz em desagregação da família, revolta contra  a sociedade e no aumento da  participação juvenil no mundo do crime, especialmente  no tráfico de drogas, ou no consumo massivo de produtos psicotrópicos ou entorpecentes pelos mais jovens, como que a fugir desiludidos da vida real. 


           Em face deste comportamento a criminalidade e o consumo das drogas entre os jovens deixou de ser um problema exclusivo das grandes metrópoles. Com certeza todas as cidades deste país ora convivem com esta dramática situação. Pesquisas recentes revelam que o envolvimento de um filho com drogas é o principal temor da família brasileira.

Sensível a questão da juventude local o prefeito Odair Resende instituiu o programa Complexo Social Jovem do Futuro, que é presidido pela primeira dama Fátima Menezes e tem como coordenador-geral o ex-pároco da cidade, o hoje secretário municipal de assuntos extraordinários Oscar de Lima Pires Junior. O programa tem como objetivo maior a prevenção da dependência  química e do uso de drogas em geral, em especial o crack, produto mais difundido entre os nossos jovens e de efeitos mais devastadores para o consumidor, sua família e a sociedade.

Com a iniciativa a prefeitura cria uma política social sistematizada e de caráter emergencial, com o envolvimento de todos os setores da administração, em especial as áreas afins, como saúde, educação, cultura, esportes, lazer, habitação, além de contar com a parceria de instituições como o  SENAC, SENAI, SENAT, SESC, SEBRAE, EMATER, polícias militar e civil, universidade, associação comercial e industrial, sindicatos, ONGs, segmentos religiosos e outros. Desta forma, com grande adesão dos jovens, de suas famílias e da população em geral, a prefeitura desenvolve verdadeiro mutirão de ações preventivas ao evitar a perda da autoestima, desvalorização da vida e o consumo de drogas entre os jovens na cidade. 

Para evitar a marginalização social de crianças e adolescentes do município,  o programa  cadastra  jovens de 7 a 17 anos de idade para ocupação do tempo disponível no contraturno escolar e oferece a eles um amplo leque de atividades desportivas, culturais, diversões, entretenimento, bem como cursos de  qualificação para a vida e para o trabalho, preparando-os para resistir ao assédio dos agentes do grave mal social contemporâneo. São consideradas prioritárias para o programa crianças de famílias de baixa renda e em vulnerabilidade social, que  passam a receber assistência médica, odontológica, psicológica e terão prioridade nos programas de habitação e renda social sob controle do município. O projeto prevê a instalação de um show room, para comercialização de produtos das oficinas de capacitação profissional e para apresentações de peças culturais que serão ali desenvolvidas. Com a contribuição de professores da UEG criou-se o cursinho pré-vestibular para atender a demanda de jovens de  familias de baixa renda. O projeto Jovem do Futuro será integralmente executado em três etapas, prevendo-se para 2013 a realização de 30% do planejado, 40% em 2014 e o restante em 2015.

Da observação dos primeiros resultados deste mutirão comunitário constata-se que ele já envolve mais de  1500 jovens cadastrados,  movimenta os espaços públicos existentes na cidade, lota ginásios, praças esportivas e  logradouros públicos, com  grande repercussão  em toda a cidade. Já se pode observar que as ações desenvolvidas com o incentivo e apoio de  toda a população, de fato,  promovem a valorização do jovem com elevação de sua autoestima. Estes efeitos benéficos se acentuam com o  prazer proporcionado pelas novas e sadias amizades conquistadas no convívio dos grupos nas práticas esportivas, nas atividades culturais, num curso profissionalizante, em uma palestra ou em um evento social. Percebe-se a atenção e alegria dos pais diante das oportunidades surgidas para eles e seus  filhos  valorizados pelas novas preocupações da administração municipal  na busca de um melhor caminho para as famílias quirinopolinas. 

         Os responsáveis pelo programa buscam informações e conhecimentos de autoridades e profissionais renomados que são convidados para proferir palestras e repassar suas experiências. Novas ações são desenvolvidas a partir do convencimento de que elas serão importantes para o fortalecimento do programa. A iniciativa é democrática e tem o mérito da inovação. O programa é uma aposta no jovem do futuro e procura envolver toda a comunidade, como deve acontecer, dada a complexidade do assunto. Por certo a bem sucedida experiência de Quirinópolis logo estará sendo exportada para outros municípios.






                                      Ângelo Rosa foi professor da EV-UFG, atual assessor técnico da SEGPLAN, ex-secretário estadual da agricultura e abastecimento, ex-secretário estadual do planejamento e coordenação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário