terça-feira, 6 de outubro de 2015

Os belos Jaracarandás de floradas azuis






        A árvore do jacarandá encontra-se espalhada pelo mundo inteiro. Há várias espécies dela, todas conhecidas pela mesma denominação no Brasil e na América Latina. Alguns exemplares podem alcançar vários metros de altura e possuem folhas que caem ao chegar a primavera, como outras árvores tropicais.

       O jacarandá pode florescer duas vezes por ano, na primavera e outono, produzindo flores predominantemente de cor azul violáceo em forma tubular. O fruto é uma cápsula plana e lenhosa, com sementes aladas, de fácil propagação. Os jacarandás podem ser vistos no cerrado goiano, com todas as suas características florais.

        Sua madeira possui agradável aroma, sendo muito apreciada pela indústria madereira, pela sua dureza e resistência, em especial para realizar laminados. São famosos os móveis de jacarandá. 

      Atualmente os jacarandás ganham evidência como árvore ornamental, por sua evidente beleza. A espécie mais comum é a Jacaranda mimosifolia, que é cultivada em praças, parques e jardins no mundo inteiro, em climas quentes ou temperados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário