quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Quirinópolis - Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Serra da Fortaleza



São unidades garantidoras de vida futura no planeta Terra


Unidade de Conservação (UC) é vida diversificada e em abundância 


É riqueza ambiental preservada como patrimônio nacional!


A Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Serra da Fortaleza surgiu em 2015. Foi planejada e implantada, através de uma parceria entre universidade, ongs da área ambientalista e a SEMA, orgão ambiental do município. O projeto foi aprovado em audiência pública, com a participação do MP local.  A UC assim instituída foi recepcionada e cadastrada pela Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Meio Ambiente, SECIMA, antiga SEMARH de  Goiás.


Em 2014, ocupava o cargo de superintendente de gestão, planejamento e finanças da SEMARH, órgão ambiental goiano - hoje SECIMA, o ex-deputado Ângelo Rosa (foto).  Nesta condição recebeu diversas vezes o prefeito de Quirinópolis, Odair Resende,  e o superintendente de meio ambiente do município, Sílvio Ricardo. Com eles discutiu a política de incentivos fiscais em favor da sustentabilidade ambiental e os aspectos técnicos e de legislação para a constituição de uma unidade de conservação (UC) em Quirinópolis.

 Para habilitar-se as exigências do cadastro da Secima, o prefeito Odair Resende se valeu do trabalho dos parceiros do segmento ambientalistas, dos avanços ambientais já conquistados pelo município e das ações que estavam andamento. Assim, superou a barreira dos 6 (seis) critérios exigidos pelo órgão ambiental goiano e aceitou o desafio de avançar na direção da sustentabilidade ambiental nas ações da gestão municipal. Quirinópolis preocupa-se com o meio ambiente. Além de ser uma cidade limpa, prioriza ações de  manejo ambiental e implanta a coleta seletiva do lixo urbano.


Em decorrência desta performance do município, a UC Refúgio de Vida Silvestre Serra Fortaleza foi  aprovada e cadastrada. Quirinópolis assim se habilitou a receber um percentual de acréscimo na sua receita mensal, que será definido pelo Conselho Deliberativo dos Índices de Participação dos Municípios (COÍNDICE/ICMS), da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), em reunião prevista para os próximos dias. Para tanto, o prefeito Odair Resende acaba de enviar ofício à secretária Ana Carla Abrão Costa, solicitando a inclusão do município na lista definitiva dos beneficiários do ICMS-Ecológico em 2016.

Agora que a referida UC se concretizou deve ser ressaltado os esforços do prefeito Odair Resende; secretário de administração, Vítor Mesquita, representante do município em Goiânia, Ronivon Ferreira; do superintendente de meio ambiente, Silvio Ricardo, com a colaboração do biólogo Vinícius e do professor Reille Rossi, um obstinado amante da causa ambientalista, que deve ser referenciado em nome de outros colaboradores.

          Para agilizar este processo junto a SECIMA, e ultimar providências junto a  administração  estadual, ressalte-se os valiosos préstimos do atual chefe de gabinete da Procuradoria Geral do Estado, Ângelo Rosa, com o apoio do superintendente de proteção ambiental e de unidades de conservação, José Leopoldo de Castro, dos técnicos em gestão ambiental e demais servidores da Secima.  Desta forma, destacando-se a participação dos servidores  Erick,  Rodrigo, Laura, Samantha entre outros, pela valorosa colaboração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário