quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Conheça a bela Árvore Formigueiro










         O Triplaris americana é uma árvore nativa do Brasil, que ocorre naturalmente em Mato Grosso do Sul e em São Paulo, onde prolifera em matas ciliares e terras úmidas. O nome Formigueiro ou Pau Formiga decorre do fato de possuir tronco oco, que serve de abrigo às formigas.

           Um exemplar desta espécie pode chegar a 20 metros de altura. É de rápido crescimento e  se adapta facilmente a terrenos úmidos, onde aos dois anos pode atingir três metros de altura. É considerada uma árvore dioica, ou seja, possui plantas femininas e masculinas que, se diferenciam nas cores da flor. É também considerada uma planta perenifólia, ou seja, mantém suas folhas em formato de elipse durante todo ano – as antigas não caem antes das novas já terem se desenvolvido.

         O Pau Formiga floresce de agosto a outubro. As plantas femininas apresentam flores de tom rosa intenso ao rosa alaranjado, sendo mais vistosas em relação à masculina, que são mais apagadas e acinzentadas.
  
            O Pau Formiga é ideal para projetos de reflorestamento de áreas degradadas. Propaga-se com facilidade por sementes em lugares umidos, como beira de córregos. As mudas respondem muito bem a adubação orgânica e química. Sua madeira é leve e pode ser utilizada em carvoaria. Em áreas urbanas, é interessante sua adição a canteiros centrais de avenidas devido ao tipo de copa que apresenta. Mas, sem dúvida, esta árvore, pelas suas características, sobressai-se como ornamental, tendo em vista a beleza de suas flores e sua folhagem perene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário