quarta-feira, 22 de junho de 2016

Inaugurado o primeiro CREDEQ em Goiás





Saiu o primeiro CREDEQ!

O governador esteve nesta quinta-feira, dia 23/06, às 08:OO, em Aparecida de Goiânia,  inaugurando um dos  cinco CREDEQs  em construção em todo o  Estado.

A vez de Quirinópolis

O Centro de Referência e Excelência em Dependência Química - Credeq, unidade de Quirinópolis, de mesma concepção arquitetônica do que foi inaugurado, encontra-se em  fase de edificação bem adiantada. As obras serão retomadas com a vinda do governador Marconi Perillo à Quirinópolis, no próximo dia 30 de junho, com previsão de serem concluídas no início  d 2017.  São mais de 10.000 m² de área construída, com custo estimado em R$ 26 milhões.

As fotos dizem tudo. É um projeto multifuncional, de concepção majestosa e da maior utilidade. Afinal, é confortante ter ao que buscar diante da apavorante descoberta de que o filho ou alguém da família se tornou vítima das drogas.

Como funcionará um CREDEQ?

As unidades  vão realizar atendimento ambulatorial e de internação de crianças, jovens e adultos dependentes químicos. Os três núcleos de atendimento são constituídos por  alas independentes,  totalizando 36 leitos para cada ala e, ao todo, 108 leitos. A ala infantil conta com acomodação para abrigar um responsável pelo menor.

Devido à natureza do tratamento, cada paciente requer um tempo específico de cuidados que pode durar de três meses a dois anos. Serão disponibilizados 96 leitos para internação e desintoxicação. expectativa inicial é de atender em Quirinópolis de 200 a 300 casos por mês.

Os pacientes serão encaminhados de forma espontânea para os tratamentos ambulatoriais. Já no que se refere a internações forçadas, o encaminhamento se dará por ordem judicial. Em seguida, o interno será inserido em um dos três núcleos de acordo com a sua faixa etária. A família acompanhará o tratamento no Credeq e também será tratada com psicólogos e psiquiatras, com a finalidade de se preparar para ajudar na recuperação do paciente.

O Centro de Referência contará, ao todo, com cerca de 360 profissionais. A área de lazer e esportes contará com piscinas, quadras poliesportivas, salas para arteterapia e ensino de música, além de horta comunitária. A presença de áreas verdes no projeto possibilita o maior contato dos pacientes com a natureza.

O Credeq será gerenciado pela Organização Social Luz da Vida, conforme chamamento público número 002/2014. A previsão é de que no décimo mês de funcionamento a unidade tenha 2.200 atendimentos ambulatoriais e 64 internações por mês.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário