segunda-feira, 10 de abril de 2017

Centro Cultural da Praça Cívica


Configura-se o Circuito Cultural da Praça Cívica de Goiânia

               Com o propósito de se constituir em centro de referência histórico e artístico-cultural de Goiás toma forma o projeto do Circuito Cultural Praça Cívica Dr Pedro Ludovico Teixeira.

            Trata-se de uma obra do maior significado para os goianos. Ensejaria a oportunidade de nos conhecermos melhor, valorizando nossas conquistas como uma civilização dos cerrados. As edificações da atual sede do governo seriam transformadas em um ponto cultural e fonte de orgulho dos goianos, de tal modo a despertar o sentimento de pertencimento e de autoestima de nossa gente. Seria um local para a construção compartilhada da arte e do conhecimento, bem como de pesquisas sobre o desenvolvimento da sociedade goiana em todos os seus aspectos.

                 Para este fim o governador Marconi Perillo, a secretária da educação e cultura, Raquel Teixeira, e a superintendente do patrimônio histórico e artístico, Tânia Mendonça, articulam-se no aprimoramento do projeto e buscam recursos do PAC Cidades junto ao governo federal.

             O conjunto de prédios ao redor da Praça Cívica que já são tombados em todas as esferas governamentais se tornará uma referência mundial da art decó. Não só eles, mas todo acervo do patrimônio cultural, artístico e tecnológico que ali será exposto e preservado atrairia estudantes de todos os níveis e lugares, o público em geral e turistas de toda a parte do mundo.

                De fato, não é o valor dos prédios e da sua utilização atual como sede de órgãos governamentais o que mais importa, mas é o significado histórico, artístico-cultural das edificações que deve ser ressaltado, preservado e que se complementará com a sua nova destinação revestida da ousadia e da visão contemporânea do atual governo.

                                               Ângelo Rosa Ribeiro, atual chefe de gabinete da PGE-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário