sábado, 8 de abril de 2017

'Carne Forte",1988 - uma vitória da pecuária goiana


 
Foto histórica:  Em missão do governo Santillo - Audiência no Ministério da Agricultura, em Brasília-DF, para tratar de assuntos de interesse da agropecuária regional, em 1988. Da direita para esquerda: Paulo Roberto Ferreira, diretor técnico da Embrater; Dayton Jairo Garcia, presidente da Emater-Go; Ângelo Rosa Ribeiro, secretário de agricultura e abastecimento do Estado de Goiás; Iris Rezende Machado, ministro da agricultura; José Magno Pato, delegado federal da agricultura em Goiás e Jerônimo Heleno coelho, delegado federal da agricultura no Distrito Federal


Uma vitória da pecuária goiana

          Em 1988, por questões de ordem sanitária, houve suspensão total das exportações de carne bovina de Goiás para a Comunidade Europeia. Era preciso mudar a política, a gestão e as práticas de sanidade animal para recuperar a condição perdida.

       Foi nesta oportunidade  que o deputado estadual  Ângelo Rosa, representante de Quirinópolis,  médico-veterinário e professor licenciado da EV-UFG,  foi convidado pelo  governador Henrique  Antônio Santillo para assumir a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Goiás, SAGRIA, com a recomendação de priorizar o retorno do Estado ao mercado europeu e maximizar as exportações da carne bovina para o mercado mundial.

           Na foto, uma reunião dos parceiros do setor público estadual e federal, acertando detalhes para a luta contra a febre aftosa e outras zoonoses, cuja responsabilidade recaía sobre a secretaria de agricultura, que para isso contava com a estrutura e os recursos para as campanhas.

        Após um trabalho de preparação interna e de entendimentos interinstitucionais,  foi colocado  em execução um plano idealizado pela SAGRIA com a colaboração da EMATER e da Delegacia Federal da Agricultura, para controlar a zoonose em todo o território goiano. Com apoio de uma nova regulamentação sanitária foram instaladas barreiras de fiscalização estratégicas e interestaduais, intensificou-se a campanha pela vacinação em massa, a fiscalização  de  laticínios quanto ao recebimento de leite de rebanhos não vacinados, em fim  houve  mudanças de estrutura, dos procedimentos de controle e das práticas sanitárias para uma atuação rigorosa em todo o Estado. A campanha assustou os criadores e os segmentos envolvidos na cadeia produtiva da carne, mas depois de alguns meses foi possível  solicitar uma nova inspeção dos técnicos da área importadora e receber as visitas das equipes técnicas da comunidade europeia, que em companhia do secretário Ângelo Rosa  viajaram por todo o Estado .

Missão cumprida

         Ainda em 1988, poucos dias após a visita da missão técnica, o governo de Goiás pode comemorar a notícia recebida da Comunidade Europeia, dando conta da liberação das exportações de carne bovina para aquele exigente mercado.  A auspiciosa notícia foi comemorada pelo governador Santillo e reproduzida de forma retumbante pelas grandes veículos de comunicação de nosso Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário