sábado, 8 de abril de 2017

UBS Chico Preto - uma merecida homenagem



            Foi inaugurado nesta terça-feira, 28/04/15, às 9:00 horas, a UBS Chico Preto, no Morumbi, em uma edificação com 550 m2, com dupla aptidão, que servirá como uma unidade de saúde para atendimento aos bairros vizinhos e como  PACS Rural. A solenidade contou com a presença do prefeito Odair Resende, primeira dama Fatima Menezes, presidente da Câmara Municipal Rodrigo Goulart, vereadores Gilson Azevedo, Divininho da Ambulância, Gregori Martins, Márcio de Oliveira, Marquinhos, Maria Conceição,  Marcos Cabral, Yvis e Sd. Edvaldo. Os secretários municipais Vitor Mesquita, Veroneida Rodrigues, Célio Rosa, Francisco Cabral, Anádio Rosa, Padre Oscar entre outros auxiliares. Representou o deputado federal Heuler Cruvinel o assessor Osvaldo. A família Chico Preto foi representada pela viúva Olina Alves Ribeiro, os filhos Ângelo Rosa e esposa Oneida Ferreira, Anádio Rosa Ribeiro e esposa Rosa Marcon, Arnaldo Bartolomeu e esposa Norma Quirino. Compareceram vários netos, sobrinhos e amigos do homenageado, além de servidores da prefeitura municipal.


            O nome UBS Chico Preto foi dado em homenagem ao ex-vereador e produtor rural Francisco Rosa Ribeiro, que atuou como um agente da área de saúde na época do desbravamento da região das Sete Lagoas, nos anos 50 e 60, quando em seu estabelecimento comercial recebia as pessoas que necessitavam de atendimentos, como curativos de feridas por objetos perfurantes, como ferramentas de trabalho ou pontas de madeira, para combater  infecções ou cuidar de diferentes doenças.

            Conforme declarou seu filho e representante da família homenageada,  o chefe de gabinete da procuradoria Geral do Estado, Ângelo Rosa,  o Chico Preto era procurado para atender crianças que portavam processos como infecções de garganta, ouvidos, umbigo e  verminoses. Descreveu as dificuldades do pai que às vezes tinha que tratar emergencialmente crianças com a difteria ou crup, uma doença que naquele tempo  atacava e provocava asfixia, pois produzia placas esbranquiçadas que tampavam a garganta das crianças e que não raras vezes era fatal. Para seu correto tratamento  o doente tinha que ser levado às pressas à Rio Verde, para tomar soro anti-crup e os devidos cuidados.   Na fazenda, utilizando-se de antibióticos, o Chico Preto conseguia resolver vários destes casos. Com o advento das vacinas este mal desapareceu.

           O Chico Preto era um homem simples e agradável. Atendia as pessoas com  muita atenção e carinho. Os trabalhadores rurais da época recorriam a ele para tratar de maleita, uma doença transmitida por mosquito, que causava febre remitente, por longos períodos. Para atender a população o Chico Preto dispunha de dois grandes baús, onde guardava mais de 50 produtos farmacêuticos, desde medicamentos para a febre, gripes, disenterias, verminoses, laxativos, fortificantes, vitaminas, até poderosos antibióticos que eram usados por vias oral e injetável. Ele próprio aplicava injeções intramusculares e venosas. 

             Outro serviço que Chico Preto prestava a população era o dentário, com dentistas práticos, que moravam na sua residência e atendiam em consultório, onde dispunham de gabinete e as ferramentas para o ofício. Faziam extrações, obturações e outros serviços. Várias dentaduras foram entregues a população, como resultado deste trabalho.

            
           Em sua fazenda manteve por longos anos uma escola, por onde passaram vários professores, por ele contratado, como foram os casos de João Freire, de Luzes - MG, os baianos Mário Marques de Almeida e João Barreto de Souza, além da professora Ivani Borges Costa, que lecionaram para mais de 100 alunos da região.

             Em 1962, com a eleição do seu amigo João Hércules, recebeu deste máquinas e autonomia para construir um longo trecho de estradas de 12 metros de largura,  do Tocozinho ao Córrego Grande, pelo meio de mata e cerradões e  para melhorias de todo o trecho até a Castelândia. Para esta missão contratou agrimensor e deu assistência aos tratoristas que derrubaram a  mata e abriram a estrada.

            Em 1963, o Chico Preto foi eleito vereador, cumprindo seu mandato sem nada receber, como era na época.

            A história do Chico Preto evidentemente não se resume nisso, mas por estas poucas citações já fica demonstrado que de fato a homenagem feita pelo Prefeito Odair Resende foi uma das mais justas e felizes entre todas feitas em suas administrações.


            Como finalizou suas palavras o ex-deputado Ângelo Rosa: o Chico Preto agora está na cidade, dando nome a uma UBS, que por certo dará muita atenção às pessoas que dela necessitarem para cuidar da saúde e torná-las mais felizes. Isso fará muito bem aos familiares do Chico Preto e, também, à administração do prefeito Odair Resende que por certo será bem avaliada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário